A plataforma de streaming HBO Max Portugal divulgou esta segunda-feira imagens das gravações da série “House of the Dragon”, prequela de “A Guerra dos Tronos”, feitas em Portugal.

Num vídeo intitulado “Casa de Muitas Nações: Portugal”, que ultrapassa os cinco minutos de duração, é possível ver imagens das gravações feitas em território nacional e ouvir relatos de alguns dos atores, técnicos e produtores da série, incluindo elementos portugueses da equipa que participou nas rodagens.

Ao longo dos cinco minutos do vídeo, surgem em grande destaque as filmagens em Monsanto, com opiniões tão elogiosas dos atores e criadores da série quanto “fomos um bocado por capricho e ficámos de queixo caído”, “é um país lindo e ótimo para filmagens” e “Monsanto era lindo. Havia imensos penedos de granito. Dava para ver a vista”. Ainda sobre Monsanto, é explicado como esta aldeia histórica se tornou a “Pedra do Dragão” da série:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quando vimos Monsanto, numa montanha, encontrámos a nossa Pedra do Dragão. Na série original, Pedra do Dragão era uma encosta no norte de Espanha. Lá só se viu uma faceta da ilha, a praia, mas precisávamos do resto da ilha, precisávamos de todo um mundo. Foi o que encontrámos no cume daquela montanha íngreme em Portugal.”

A produtora Sofia Noronha e a “Velocidade Furiosa” em Portugal: “Fomos uma espécie de frota militar com gente do circo”

Da parte da equipa portuguesa que trabalhou nas filmagens, ouvem-se declarações como “viemos a um país que nunca teve uma série desta dimensão, viemos a uma aldeia que nunca viu nada a esta escala e a um local muito inacessível. Isto é um grande acontecimento para Portugal, para toda a nossa indústria e para toda a equipa local”.

Do lado dos criadores e responsáveis da série, os elogios são retribuídos: “Portugal é um país que há algum tempo tentamos promover. Tem muitas oportunidades, muitos locais, excelentes técnicos e uma grande indústria”. São ainda feitas revelações, como o facto da Força Aérea ter colaborado no transporte de material para as filmagens: “Com a ajuda do Presidente e do município inteiro, a Força Aérea viu uma oportunidade para mostrar que fazem estes serviços, que estão envolvidos em outras operações”. Assim, “os helicópteros passaram dois dias a levar o equipamento mais pesado”.

“House of the Dragon”: a prequela que chega sem medo de rugir tem efeitos visuais espetaculares e as traições do costume