A data prevista para a chegada ao mercado do primeiro modelo da Tesla capaz de prescindir do condutor tem vindo a derrapar. Não só a tecnologia do Autopilot não parece estar suficientemente madura, como as aprovações para ser possível circular sem restrições na via pública, com o veículo entregue a uma máquina e não a um ser humano, estão ainda longe de se tornar realidade. Mesmo nos países com legislação mais permissiva.

Depois da primeira versão do Autopilot, surgiu o Enhanced Autopilot 2.0 em 2016, o que encheu os responsáveis da Tesla de esperança, com Musk a avançar que esperava ter o sistema que prescindisse do condutor quatro anos mais tarde. Mas esta tecnologia é complexa e todos os que tentam dominar, mesmo gigantes como a Google, através da sua divisão Waymo, não conseguem evitar derrapagens nos prazos, o que desaconselha o poder político a comprometer-se com as ambicionadas autorizações para circular livremente rodeados de automóveis convencionais.

A chegada do Full Self-Driving (FSD), a versão mais recente e sofisticada do Autopilot e aquela a que a marca quer entregar a condução, era esperada estar desenvolvida em 2022, o levou Musk a anunciar que deveria ter modelos autorizados para circular sem condutor até final do ano. O CEO da Tesla vem agora admitir que tal não irá acontecer e que o FSD não está pronto a substituir o homem. De acordo com o Automotive News, Musk espera disponibilizar uma nova versão do FSD, com melhorias substanciais face à actual até final de 2022, que torne possível ir para o trabalho, visitar um amigo ou ir às compras sem tocar no volante. Contudo, não terá aprovação para circular nessas condições.

A certificação para circular sem um responsável ao volante depende da homologação do FSD pela National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), a entidade que regulamenta e verifica a eficiência dos sistemas autónomos a utilizar nos EUA, o que dificilmente acontecerá nos próximos tempos. À Tesla resta esperar que a próxima versão do FSD consiga finalmente tranquilizar os técnicos da NHTSA.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR