Pensar em moda é pensar em passarelas, desfiles, roupa, luxo. Mas a moda é muito mais do que isto. É também tendência, estilo, criatividade. É liberdade e modernismo. E não, não remete apenas a roupa. A moda está também presente no setor automóvel. E prova disso é o novo DS 3. Não acredita? Nós explicamos o que está na moda.
O que é a moda?
Moda é muito mais do que uma peça de roupa. De um modo geral, podemos dizer que o termo se refere a um modo de expressão predominante, seja relativo a um costume, estilo de vida, discurso, forma de vestir, tipo de carro ou outro. Contudo, não podemos negar que falar de moda leva-nos, quase sempre, para a maneira de como nos vestimos. É esta forma de vestir que, ao longo da história, nos tem vindo a permitir expressar emoções ou solidariedade para com outras pessoas. A moda tem sido um indicador de classe social ou de status social, ou ainda um indicador de quão sintonizadas estão as pessoas com as tendências populares da época. Mas a moda, dentro do mesmo período, não é toda igual. Também ela varia consoante a idade, a geração, a ocupação profissional ou mesmo a geografia.
A moda no setor automóvel
Sedução, silhuetas únicas e elegância. São características que associamos à moda. Mas são também características do novo DS 3. É também da haute-couture da moda francesa que este automóvel vai beber a atenção aos pormenores: o seu interior é revestido por Couro Nappa, com costura “ponto-de-pérola”, e os acabamentos dos comandos do DS 3 são inspirados na alta relojoaria. Mas a relação do DS 3 com a moda vai muito além destes pequenos (mas grandes) pormenores: Paris, capital tão ligada à moda, é a cidade-berço do novo DS 3; a DS Automobiles é parceira de longa data da Fédération de la Haute Couture et de la Mode; foi na Paris Fashion Week que o DS 3 se apresentou ao mundo; e este automóvel foi desvendado por Andrea Brotschi, embaixadora da Paris Fashion Week, numa sessão fotográfica em que a modelo envergou um vestido preto com cauda longa, em perfeito contraste com o novo tom Vermelho Diva do novo DS 3 (já falaremos sobre ele). Além de tudo isto, tal como a moda, o DS 3 traz uma nova tendência, com inspirações de vanguarda, sucedendo ao DS Crossback. Afinal de contas, a moda está em constante mutação.
Um novo ícone da moda automóvel
Ousado e único. Assim é o novo DS 3, graças ao design que forma um equilíbrio entre linhas e volume. Em relação aos seus antecessores, o DS 3 destaca-se pela sua frente, com um novo dinamismo e uma sensação de robustez, mantendo o seu toque de elegância. Ainda que com o estilo da restante gama DS Automobiles, a grelha foi redesenhada, ampliada e melhorada com pontas de diamante em preto brilhante ou cromada. Além das inovações estilistas, os novos pára-choques e a nova grelha foram redesenhados de modo a otimizar o desempenho aerodinâmico do veículo. O novo DS 3 equilibra a ousadia estilística e o savoir-faire técnico, mantendo a barbatana típica de tubarão dos DS 3, os puxadores de porta embutidos e os rebordos exteriores invisíveis. Já as jantes apresentam um design completamente novo, com ganhos em eficiência. E as cores? O DS 3 está disponível em sete tons de carroçaria, opacos, metalizados e nacarados, incluindo duas novas cores nacaradas: Vermelho Diva, uma tonalidade tri-camada exclusiva para o novo DS 3; e Cinzento Lacquered Grey. Cinzento Platinum, Cinzento Artense, Preto Perla Nera, Branco Banquise e Cinzento Cristal Pearl completam a oferta, com a possibilidade de se fazerem combinações bitcon com duas variações de tejadilho — preto perla ou o novo cinzento carat. Tudo isto, sem esquecer o meio ambiente: apesar de disponível a gasolina e diesel, o novo DS 3 tem também uma versão 100% elétrica, integrando um novo motor de 115 kW (156 cavalos) e uma nova bateria de 54 kWh, que lhe permite alcançar os 402 quilómetros de autonomia, em ciclo combinado WLTP
Vai perder esta moda?