A Coreia do Norte disparou um míssil balístico intercontinental em direção ao Mar do Japão, informou o Exército da Coreia do Sul. De acordo com a agência de notícias sul-coreana Yonhap, o lançamento foi detetado pelas 7h40 desta quinta-feira (hora local), na área de Pyongyang.

O míssil intercontinental, que sobrevoou o Japão e a costa japonesa antes de cair no oceano Pacífico pelas 8h10 desta quinta-feira (hora local), levou, segundo o The Japan Times, à emissão de um raro alerta de emergência por três prefeituras japonesas. O governo japonês pediu aos cidadãos que se refugiem nas suas casas perante qualquer incidente suspeito.

Os militares sul-coreanos identificaram ainda dois mísseis de curto alcance, disparados a partir de Kaechon, na província de Pyongan do Sul, pelas 8h39 locais.

Estes disparos acontecem um dia depois de a Coreia do Norte ter lançado mais de 20 mísseis, o número mais elevado num só dia. Um deles atravessou a fronteira marítima com a Coreia do Sul, caindo a cerca de 60 quilómetros da costa sul-coreana, o que não acontecia desde o fim do conflito entre as duas Coreias, em 1953.

A Coreia do Sul emitiu vários alertas aéreos e respondeu com o lançamento de mísseis, referiu a Reuters.

Artigo atualizado às 00h33

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR