O partido do antigo primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu deverá vencer as eleições legislativas realizadas no país esta terça-feira, de acordo com os dados provisórios divulgados pelas autoridades israelitas numa altura em que já estão contados 85% dos votos.

De acordo com as contas feitas pelo jornal The Times of Israel, os resultados provisórios mostram que o bloco de partidos de direita e religiosos que apoia Netanyahu somará 65 lugares no parlamento de 120 assentos, o suficiente para formar um governo.

O bloco anti-Netanyahu, liderado pelo atual chefe de governo em exercício, Yair Lapid, deverá ficar com 50 assentos, de acordo com os números provisórios.

Israel. Netanyahu pode esta terça-feira voltar ao poder embora acusado de corrupção

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A aliança de extrema-direita de Bezalel Smotrich e Itamar Ben Gvir ficou em terceiro luga, quase ao lado da formação centro-direita de Benny Gantz. Ao contrário de eleições anteriores, os partidos árabes israelitas dispersaram-se por três listas: Raam (islamista moderado), Hadash-Taal (laico) e Balad (nacionalista).

O partido Raam de Mansour Abbas, que tinha apoiado a coligação de Yair Lapid, ganhou cinco lugares, de acordo com as sondagens, que dão quatro assentos a Hadash-Taal e nenhum a Balad.

Estas foram as quintas eleições legislativas em três anos e meio em Israel, um país politicamente dividido que luta para construir ou manter coligações.