O ex-primeiro-ministro israelita que mais tempo esteve no poder, Benjamin Netanyahu, e os seus aliados de direita obtiveram nas legislativas de 1 de novembro a maioria absoluta no Knesset (parlamento), anunciou esta quinta-feira a comissão eleitoral.
Com 32 mandatos para o Likud do ex-chefe de Governo Netanyahu, 18 para os partidos ultraortodoxos e 14 para uma aliança de extrema-direita, o bloco de direita conquistou nas eleições legislativas 64 assentos parlamentares, segundo a comissão eleitoral de Israel.
Em contrapartida, o bloco do primeiro-ministro cessante, Yaïr Lapid, centrista, obteve 51 mandatos no Knesset. Lapid felicitou Benjamin Netanyahu pela vitória, indicou um comunicado do gabinete do chefe do Governo.
Segundo o documento, Lapid deu já instruções ao gabinete para começar a preparar uma transição organizada de poder. “O Estado de Israel vem antes de qualquer consideração política. Desejo sucesso a Netanyahu, pelo bem do povo de Israel e do estado de Israel”, afirmou o primeiro-ministro cessante.
*Notícia atualizada às 19h 40 com novas informações sobre as legislativas de 1 de novembro em Israel