440kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

DECO

DECO

Deco quer mais apoio para cabaz alimentar

A Deco pediu ao Governo que o apoio concedido às famílias para cabaz alimentar aumentasse dos atuais 60 euros e fosse estendido para uma quantia mensal para as famílias mais numerosas.
Noticiário

9h. Deco quer prolongar apoio alimentar

A Deco quer prolongar e alargar o apoio ao cabaz alimentar; Estudo mostra que os jovens estão entre os mais penalizados nos últimos dois anos de pandemia em Portugal.
Noticiário

10h. PSD. 8.600 pagam quotas

A pouco mais de duas semanas das eleições diretas do PSD, houve uma verdadeira corrida dos militantes para colocar as quotas em dia. Na última semana, foram mais de 8.600 quotas pagas.
Noticiário

9h. Guerra na Ucrânia discutida em Bruxelas 

Os ministros da Defesa da União Europeia reúnem-se em Bruxelas esta terça-feira para discutirem a guerra na Ucrânia. Portugal vai estar representado por Helena Carreiras, ministra da Defesa,
Noticiário

9h. Ucrânia: Mais de 200 crianças mortas na guerra

Volodymyr Zelensky está em Zaporíjia. É a a primeira vez que o presidente ucraniano sai oficialmente de Kiev durante a guerra. Em Portugal falta de oficiais de justiça ameaça colapsar tribunais.
Petróleo

AIE revê em baixa procura de petróleo este ano

Os confinamentos impostos na China, devido ao aparecimento de surtos de Covid-19, explicam uma grande parte desta revisão. O país absorveu menos 730.000 barris por dia do que o previsto.
DECO

7 mil famílias sobreendividadas pedem apoio à Deco

"As famílias têm de ser mais responsáveis na forma como gerem o seu dinheiro", defendeu coordenadora. Pedidos refletem já "o medo" decorrente do aumento de preços dos bens essenciais.
DECO

DECO lamenta ausência de Secretaria de Estado

A DECO exige que as discussões estratégicas sobre os direitos sociais dos cidadãos e a implementação do Plano de Recuperação e Resiliência coloquem os consumidores no centro das decisões políticas.
DECO

Municípios sem preparação para alterações do clima

A Deco considera ser fundamental que cada autarquia defina um plano de adaptação às alterações climáticas e alerta que "apenas 81 concelhos estão preparados" para responder a este fenómeno.
DECO

Deco: NOS cobra 0,80€ pelo pagamento de faturas

A Deco avisa ter recebido reclamações de consumidores a quem a NOS cobrou um valor extra de 80 cêntimos pelo pagamento presencial das suas faturas, uma prática que é considerada "ilegítima".
DECO

Paços de Ferreira: Deco critica tarifário da água 

Em Paços de Ferreira, os consumidores que não usem mensalmente até um metro cúbico de água pagam uma tarifa fixa. Vários utilizadores que têm consumos nulos desperdiçam água propositadamente.
Noticiário

16h. Clientes da Vodafone queixam-se à DECO

O principal conselho passar por documentar todas as falhas do serviço. Ainda neste jornal, o arquivamento do inquérito à morte da criança de 6 anos no Hospital Santa Maria.
Crime Informático

Vodafone tem de pagar? Pode haver vazio legal

Deco, associação de defesa dos direitos dos consumidores, alerta que se se provar que foi ciberataque a Vodafone pode não ter de compensar os clientes. Mas vai aconselhando comunicação de anomalias.
DECO

Deco quer deduzir todo o material escolar no IRS

Deco diz que a despesa com material básico "está longe de ser modesta, chegando aos 200 euros" e pede a redução do IVA dos 23% para os 6% para todos os artigos escolares.
Crédito

Deco exige alteração de lei de créditos aos bancos

Associação de Defesa do Consumidor critica lei que proíbe comissões por processamento de crédito, por deixar de fora contratos pré-existentes.
DECO

Trofa tem a fatura de água mais cara do país

DECO alertou para "discrepâncias acentuadas" no preço da água. Os concelhos da Trofa, Santo Tirso e Vila do Conde são os três mais caros do país, com valores superiores a 480 euros/ano.
Desemprego

Taxa de desemprego na zona euro recua para 7,2%

De acordo com o serviço de estatísticas europeu, em novembro de 2021 havia 13.984 milhões de pessoas desempregadas na União Europeia. Em Portugal a taxa de desemprego foi de 6,3% em novembro de 2021.
Crédito

Prestação paga ao banco desce este mês

Simulação da Deco prevê redução da prestação do crédito à habitação pedido ao banco. Os valores foram calculados tendo em conta as médias da Euribor no mês de dezembro.
Vegetarianismo

Opções vegetarianas chegam a custar mais do dobro

Estudo da Deco Proteste mostra que a maioria dos produtos vegetarianos apresenta um aumento de custo que vai dos 11 aos 104%.
Noticiário

11h. Milhares de alunos sem poder ir às aulas

A denúncia dos Dirigentes Escolares, baixos salários na educação faz com que escolas sintam falta de professores. As dúvidas da DECO em torno do programa AUTOVoucher. E ainda, as novidades da COP26.
Companhias Aéreas

Queixas sobre companhias aéreas aumentam 40% 

Atrasos, cancelamentos, perdas de bagagem e overbooking foram algumas das queixas mais comuns apresentadas à Deco Proteste, contra as companhias aéreas.
País

Portugueses estão a confiar mais nas instituições

Em Portugal, o ensino público surge destacado no índice de confiança, com a nota mais alta: 6,9 numa escala de um a 10. Pelo contrário, com uma avaliação de quatro pontos está o sistema judiciário.
DECO

965 queixas de vendas forçadas na Madeira

Foram apresentadas 965 queixas de vendas forçadas de bens ou serviços na Madeira este ano, até ao mês de agosto. Principais vítimas são consumidores idosos, mais suscetíveis a burlas e fraudes.
Resposta Pronta

Fim das moratórias. "Há famílias desesperadas"

Maioria das moratórias de crédito de habitação chegam ao fim. Natália Nunes, coordenadora do gabinete de Proteção Financeira da DECO, está insatisfeita com soluções e dá conselhos às famílias.
Obesidade

Publicidade alimentar para crianças preocupa DECO

A exigência deriva da poderosa influência da publicidade alimentar na alimentação das crianças e da epidemia de obesidade infantojuvenil. "É tempo da União Europeia se organizar e agir rigorosamente."
Autárquicas 2021

Autárquicas: Deco fornece Agenda do Consumidor

As prioridades definidas pela Deco são a sustentabilidade, a transformação digital, a habitação e a proteção de consumidores vulneráveis. Documento foi disponibilizado aos candidatos às Autárquicas.
DECO

Dispositivos conectados têm falhas de segurança

A Deco Proteste afirma que 10 dos 16 dispositivos domésticos com ligação à internet apresentam falhas de segurança "muito graves" e "criticas", através do projeto "Casa Vulnerável".
Leis

Letras pequeninas em contratos proibidas 

Letras com tamanho inferior a 11 ou a 2,5 milímetros e espaçamento entre linhas inferior a 1,15 em cláusulas passarão a estar proibidas. A nova lei prevê que seja criado um sistema de controlo.
Escolas

Deco quer todo o material escolar deduzido em IRS

Atualmente apenas o material escolar com IVA a 6% pode ser deduzido nos impostos, referindo que a média de gastos anual com material escolar obrigatório é de 200 euros.
Resposta Pronta

Deco. "É redutor só poder deduzir IVA dos manuais"

A Associação de Defesa do Consumidor quer que todo o material escolar possa ser deduzido no IRS e diz que há "alguma abertura" dos partidos com assento parlamentar nesse sentido.
Explicador

Moratórias. DECO pede transição, bancos sem alarme

Jurista da DECO admite que prolongar o prazo "não é a solução", mas pede medidas para que "famílias recuperem rendimentos". Associação Portuguesa de Bancos desvaloriza impacto do fim das moratórias.
DECO

Aumento do prazo de garantia não garante direitos 

O aumento do prazo de garantia para três anos "provavelmente não significará grandes alterações para os consumidores", pois "dificilmente conseguirão exercer os seus direitos", disse jurista da Deco.
País

PiscaPisca e DECO Proteste juntos em parceria

A parceria traçada tem como objetivo disponibilizar o apoio jurídico e informativo da Deco Proteste na compra de carros na plataforma.
Noticiário

8h. Luz e água. Atenção aos avisos de corte 

É o fim de uma das medidas de apoio para fazer face à pandemia. Proibição de corte de serviços essenciais termina esta quarta-feira. Consumidores obrigados a regularizar pagamentos em atraso.
Consumidores

Associações querem alterar lei do consumidor

As quatro associações querem, segundo a Deco, alterar a Lei de Defesa do Consumidor para garantir uma melhor conceção dos produtos, que atenda ao impacte no ambiente com vista à transição ecológica.
DECO

Deco quer alargar garantia de bens móveis

A Deco reclama que a garantia atribuída aos bens móveis passe de dois para um mínimo de cinco anos, que pode ser alargado à medida que forem criados requisitos para uma maior durabilidade mínima.
Parlamento

Entidades serão ouvidas sobre direitos de autor 

As várias entidades vão ser ouvidas sobre a diretiva europeia sobre direitos de autor e direitos conexos no Mercado Único Digital, aprovada pela União Europeia em abril de 2019.
DECO

Deco: proposta do Governo é "mau cheia de nada"

Para a Deco, a lei das Comunicações Eletrónicas, que prevê a adoção de medidas necessárias para acesso do serviço universal e começou a ser debatida no parlamento, e uma "mão cheia de nada".
Lixo

Deco alerta para custos na separação de tarifas

A partir de julho os municípios vão ser obrigados a taxar à parte os resíduos sólidos urbanos e a associação de defesa do consumidor tem "reservas" sobre o funcionamento do sistema.
DECO

Deco quer soluções para fim de moratórias

De acordo com a Deco, "é necessário pensar em medidas" que respondam à situação das famílias que não recuperaram ainda rendimentos quando esta medida terminar.
Crédito

Deco critica falta de intervenção da Provedoria

A associação de defesa do consumidor Deco considera "incompreensível" a não intervenção da Provedoria de Justiça no alargamento da proibição da cobrança de comissões a todos os contratos de crédito.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.