771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

DECO

Inteligência Artificial

IA. DECO aconselha a optar por sites fidedignos

DECO recomenda aos utilizadores que confirmem a veracidade das informações, já que são cada vez mais frequentes os casos de cibercriminalidade com recurso à inteligência artificial.
DECO

Deco quer maior proteção aos consumidores  

A associação Deco anunciou, no Dia Mundial do Consumidor, que é necessário prestar atenção à "resolução de problemas que prejudicam os direitos e interesses dos consumidores em setores prioritários".
Animais

Portugueses querem bem-estar de animais de criação

Portugueses consideram não estarem informados, ou estarem mal informados, sobre legislação existente sobre bem-estar animal e querem novas leis para garantir o bem-estar dos animais de criação.
Noticiário

11h. IRS. Prazo de validação termina amanhã

Contribuintes têm até amanhã para validar as faturas no Portal das Finanças, no portal e-Fatura. DECO proteste avisa que a não validação pode ter um impacto no bolso dos portugueses.
Economia

Dia 27 falamos sobre Benefícios Fiscais

Com o apoio da Yunit Consulting, o Observador transmite em direto a mesa-redonda “Benefícios Fiscais: Como podem ajudar o seu negócio”. Não perca dia 27 de fevereiro às 12h.
DECO

Deco apoiou 8 milhões de consumidores em 50 anos

As principais áreas de reclamações foram a das telecomunicações, a compra e venda de bens de consumo, serviços financeiros, a energia e água. A Deco recuperou nos últimos 5 anos 30 milhões de euros.
Água

Deco: mais municípios com tarifas sociais

Apesar do aumento em 2023, estudo da Deco revelou que muitos municípios ainda não têm tarifa social para água, saneamento e resíduos sólidos. Despesas não devem exceder 15% do rendimento das famílias.
Fraude

Caso Afinsa. Deco recupera 13 milhões para lesados

Passados 17 anos do caso Afinsa, esquema de venda de selos, entre final dos anos 90 e 2006, após batalha judicial, Deco conseguiu cerca de 13 milhões que serão reembolsados a todos os lesados.
DECO

Luz. Deco pede à ERSE que esclareça aumentos

Os consumidores “notaram esse aumento” na eletricidade “e querem compreender de onde é que vem”, afirmou a Deco. Em causa está a subida de preços que tem origem nas tarifas de acesso às redes.
IVA

IVA Zero. Preço de 14 produtos subiu acima dos 6%

Aumento médio dos 41 produtos foi de 5,29% e custo médio do cabaz passou de 141,97 euros para 149,48. Preços que mais cresceram foram do iogurte líquido, do óleo alimentar e do atum posta em azeite.
Fact Check

Inflação desce, mas preços estão mais altos?

É errado apontar que inflação mais baixa resulta em preços mais baixos. Com uma taxa de inflação mais baixa, os preços continuam a subir, mas de forma mais lenta.
Transportes

Deco propõe acesso a informação online sobre TVDE 

A Deco propõe que o consumidor passe a ter acesso, no site do Instituto da Mobilidade e dos Transportes e através da introdução da matrícula, a informação sobre TVDE, tanto da Uber como da Bolt.
Crédito à Habitação

Fixação da prestação pode agravar valor pago

Uma simulação feita pela Deco/Proteste indica que a fixação da prestação por dois anos num crédito à habitação de 150 mil euros pode agravar o valor de pagamento mais de 3.000 do total do empréstimo.
DECO

Deco recebeu 20 mil pedidos de ajuda de pessoas

"Não sabemos o que é que 2024 nos vai trazer", disse a responsável da Deco, destacando a importância do fundo de emergência "para evitar ruturas" e "situações de desequilíbrio orçamental".
O Investidor Inteligente

PPR, com António Ribeiro da DECO PROTESTE

Neste episódio Emília Vieira e António Ribeiro da DECO PROTESTE falam sobre PPR's. O que são, para que servem e quais os principais mitos associados a este produto, que é o melhor envelope fiscal para
Resposta Pronta

IVA Zero. "Balanço não é positivo"

A DECO Proteste refere "tendência de aumento do preço dos produtos", o que impede que a medida seja eficaz. Rita Rodrigues expressa preocupação com a evolução dos preços nos próximos tempos.
Transportes Públicos

Deco quer compensar titulares de passe pela greve

A Deco lançou uma campanha que pretende defender "os direitos e interesses económicos dos consumidores" ao exigir a compensação aos titulares de passe pelos dias de greve.
Explicador

Combustíveis/Preços. Estado deve atuar?

Pedro Silva, especialista em Energia da DECO Proteste, pede "recomposição da fiscalidade". António Comprido, líder da Apetro, diz que esta é a "única forma" e garante que "há espaço para descer ISP".
Causa Própria

Novas cobranças dos restaurantes fazem sentido?

Daniel Serra (PRO.VAR) defende os restaurantes: "extras justificam-se pela perda de lucro". Magda Canas (DECO Proteste) defende os consumidores: "restaurantes estão mal, consumidores não estão melhor"
Noticiário

9h. Costa. IVA 0? Devolver propinas? "Não chega"

António Costa anuncia prolongamento do IVA 0 e devolução de propinas. Estudantes e consumidores dizem que "não chega". Guterres quer "garantias mútuas" para retomar acordo de cereais no Mar Negro.
Euribor

Euribor sobe a 6 e 12 meses e desce a três meses

A taxa média da da Euribor subiu a 12 meses para 4,070% (mais 0,025 pontos) e a seis mesma para 3,944% (mais 0,009 pontos). A três meses desceu para 3,771%, (menos 0,017 pontos).
Habitação e Urbanismo

Veto. Deco apela a pacto de regime

A Deco vê no veto ao Mais Habitação uma oportunidade para a introdução de medidas de proteção dos consumidores e sugere pacto de regime que evite medidas que sirvam como "manta de retalhos".
Resposta Pronta

DECO. "O aumento é justificado? Fica a dúvida"

Rita Rodrigues, porta-voz da Deco Proteste, antecipa que a tendência de ligeira queda do cabaz IVA zero pode manter-se apesar de notícias como o acordo dos cereais.
Noticiário

18h.Funcionários públicos sem acesso a apoio extra

A Segurança Social não pagou o apoio trimestral de 90 euros a todos os funcionários públicos elegíveis que descontam para a Caixa Geral de Aposentações. Ainda neste jornal, a DECO deixa recomendações.
DECO

Deco Proteste recebeu mais de 43.900 reclamações 

Uma em cada quatro reclamações dizem respeito a situações relacionadas com o condomínio e arrendamento, fiscalidade ou a segurança social mas bens de consumo também têm um elevado número de queixas.
Noticiário

10h. Inflação recua para 3,4% em junho

Estimativa rápida do INE dá conta de que a taxa de inflação homóloga em Portugal baixou em junho, pelo oitavo mês consecutivo. DECO avisa que apoios do Governo não chegam.
Noticiário

9h. DECO alerta para situação "insustentável"

BCE sobe taxas de juro. Inflação continua em altas. DECO alerta para situação "insustentável" das famílias. Confrontos em França resultam em mais de 600 detidos e quase 250 polícias feridos.
Medicamentos

Farmácias vendem medicamentos mais caros

Os medicamentos não sujeitos a receita médica deixaram de ser vendidos exclusivamente nas farmácias, por isso o preço deixou de ser fixado pelo Estado, o que provocou discrepâncias nos preços.
DECO

Deco denuncia redes sociais por criptoativos 

As redes sociais "são responsáveis por permitirem que anúncios enganosos de criptoativos se multipliquem nas suas plataformas" através da publicidade e dos influenciadores, atraindo os consumidores.
Explicador

Certificados de aforro. O Governo fez bem?

O economista António Nogueira Leite diz que a medida "explica-se com a necessidade de gestão da dívida pública". Já para António Ribeiro, analista financeiro da DECO "é um mau sinal para a poupança".
Noticiário

13h. Aforro. PR pede esforço à banca

O Presidente da República pede um esforço à banca para tornar mais atraentes os juros dos depósitos. Deco Proteste diz que aumento do prazo dos certificados de aforro é disfarce.
Noticiário

21h. Habitação: atraso e confusão nas bonificações

A DECO Proteste alerta a Rádio Observador para as dúvidas que a medida está a suscitar e adverte que muitas famílias fragilizadas ainda não beneficiaram do apoio.
IVA

Cabaz do IVA zero da Deco sobe pela primeira vez

Cabaz dos 41 bens essenciais da Deco Proteste aumentou no espaço de uma semana, mas continua abaixo do pré IVA zero. Há cinco produtos que ficaram mais caros desde que medida entrou em vigor.
Explicador

Como é que os bancos podem ajudar as famílias?

Nuno Rico, economista da Deco Proteste, denúncia "dificuldades na negociação dos créditos". Jornalista do Observador Edgar Caetano explica que a Banca atua no contexto europeu e num quadro regulatório
Economia

Deco sugere certificados de aforro

Deco Proteste alertou os clientes bancários para estarem atentos às condições dos depósitos, sugerindo ainda a opção dos certificados de aforro por serem mais vantajosos.
Fact Check

Carros elétricos alvo de penalização do seguro?

Artigo publicado num site tecnológico alerta para "receios das seguradoras" relacionados com baterias elétricas. DECO Proteste desmente e garante: "Os elétricos não pagam mais pelo seguro."
DECO

Deco registou recorde de pedidos de ajuda em 2022

Em 2022, a Deco recebeu mais de 31.500 pedidos de ajuda, uma subida de 5%, registando num novo recorde. Em causa esteve o aumento do custo de vida "sobretudo da alimentação e da prestação da casa".
Noticiário

9h. Nunca tantas famílias pediram ajuda à DECO

DECO revela que no ano passado, o número de famílias a pedir ajuda foi o maior de sempre. Os diretores escolares fazem um apelo à calma, depois das mensagens com alegadas ameaças a escolas.
Resposta Pronta

"Consumidor está atento porque tem dificuldades"

A porta-voz da DECO Proteste afirma que "cada cêntimo conta para o consumidor". Rita Rodrigues explica que a medida IVA Zero vai ser fiscalizada pela DECO ao longo do dia.
Inflação

Inflação. Consumidores mais atentos aos preços

Há agora mais atenção do consumidor quanto à diferença dos preços afixados e cobrados nas caixas e à reduflação (diminuição do tamanho dos produtos, mas o preço fica inalterado).

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos