240kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

DECO

DECO

Deco quer soluções para fim de moratórias

De acordo com a Deco, "é necessário pensar em medidas" que respondam à situação das famílias que não recuperaram ainda rendimentos quando esta medida terminar.
Crédito

Deco critica falta de intervenção da Provedoria

A associação de defesa do consumidor Deco considera "incompreensível" a não intervenção da Provedoria de Justiça no alargamento da proibição da cobrança de comissões a todos os contratos de crédito.
DECO

Fatura de energia. Pedidos de ajuda à Deco subiram

O aumento está associado à subida do consumo de eletricidade, nomeadamente de equipamentos de aquecimento dado as famílias estarem mais em casa devido ao confinamento e às temperaturas mais baixas.
Coronavírus

Moratórias. Parceiros sociais pedem prolongamento

O período para particulares e empresas aderirem ao regime das moratórias bancárias - que permitem o adiamento temporário do pagamento das prestações - termina no final do corrente mês de março.
Água

Deco alerta clientes para cobranças prescritas

A Deco tem recebido "várias reclamações de consumidores" que verificaram que estão a ser cobrados consumos com mais de seis meses da Águas do Alto Minho.
DECO

Deco avança para tribunal contra Apple 

127
A ação judicial avançada pela Deco Proteste vem da atualização do sistema dos telemóveis (iPhones 6, 6 Plus, 6S e 6S Plus) que os tornava mais lentos e exige uma compensação aos consumidores.
União Europeia

Eletrodomésticos. Etiqueta energética sem classes 

A mudança abrange quatro dos 15 grupos de produtos atualmente abrangidos pela etiquetagem energética. Esta iniciativa enquadra-se no projeto europeu Label 2020.
DECO

Deco recorre à Provedora de Justiça 

A Deco Proteste explica que a legislação que entrou em vigor no início deste ano impede os bancos de cobrarem, por exemplo, comissões pelo processamento de prestações de crédito.
DECO

Deco recebeu 30.100 pedidos de ajuda em 2020

Os 30.100 pedidos de ajuda em 2020 por parte de famílias sobre-endividadas são motivados por desemprego, perda de rendimentos, precariedade laboral ou por negócio que correu mal.
Coronavírus

Deco. Computadores devem ser material escolar

202
O fiscalista da Associação de Defesa do Consumidor insiste na necessidade de que todos os materiais necessários para o ensino à distância sejam incluídos como despesa de educação no IRS.
DECO

Queixas das telecomunicações à Deco sobem 30%

Os consumidores recorreram mais 16% vezes à DECO em 2020 e no topo estão as que queixas contra as telecomunicações, que subiram 20%. Em terceiro ficaram as do turismo.
Coronavírus

Reino Unido. Deco quer reforço de informação

A decisão vem na sequência de um conjunto de passageiros vindos do Reino Unido terem ficado horas à espera de realizar o teste à Covid-19, na segunda-feira, no aeroporto de Faro.
DECO

Deco pede fim de "comissão abusiva"

A DECO considera que a proibição de cobrança da designada comissão de processamento da prestação nos créditos cria uma desigualdade entre todos os consumidores.
DECO

Deco alerta para pior qualidade de vida em lares

Dois estudos sobre custo e qualidade de vida dos idosos nos lares em território nacional, levam a Deco a apelar a uma revisão do modelo estrutural das instituições.
Coronavírus

6.700 passageiros esperam reembolso há meses

Na linha de apoio para o turista que criou em março, a Deco recebeu quase 6.700 queixas de pessoas que esperam o reembolso de voos cancelados. A maioria é da TAP, que admite pagamentos em atraso.
DECO

Deco. Proprietários podem estar a pagar IMI a mais

A Deco alertou que os proprietários podem estar a pagar IMI a mais. Para evitar essa situação, o contribuinte deve pedir uma nova avaliação da casa até 31 de dezembro.
DECO

Energia motiva 24 queixas por dia à Deco

O número de reclamações, este ano, relacionados com gastos dos consumidores para iluminar, cozinhar e aquecer as habitações, aumentou. Há mais 250 do que no mesmo período de 2019.
DECO

Deco quer fim desigual de comissão bancária

A Deco está a recolher assinaturas para pedir ao parlamento a proibição da comissão de processamento de prestação para todos os contratos, considerando uma "desigualdade gritante".
Coronavírus

Deco alerta para esforço financeiro das famílias

A taxa de esforço média das famílias sobre endividadas apoiadas pela Deco desde início da pandemia situava-se no final de setembro nos 80%, valor que a associação considera "muito preocupante".
DECO

Deco defende mundanças no acesso à tarifa social

A Deco emitiu esta quarta-feira um alerta a lembrar que o regime que impede a suspensão dos serviços essenciais termina no final deste mês e a defender mudanças no acesso às tarifas sociais.
Coronavírus

StayAway. Deco coloca reservas à instalação

159
A organização considera que "existe a possibilidade de uso não-declarado e indevido dos dados pessoais por parte da Google e da Apple". Instalação da aplicação é voluntária.
Crédito à Habitação

Habitação. Prestações descem em setembro

A prestação paga pelos clientes ao banco pelo crédito à habitação vai descer nos contratos com Euribor a três e seis meses, face às últimas revisões, segundo simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.
Proteção de Dados

Deco aconselha consumidores a reclamarem 

A Deco considera que os operadores de telecomunicações estão a violar a proteção de dados ao imporem como condição de acesso às gravações automáticas dos canais de televisão.
Resposta Pronta

Telescola. "Pais dão nota de 5,8 em 10", diz Deco

Estudo da Deco mostra insatisfação com modelo. Ana Almeida, responsável pelo inquérito, descreve as preocupações dos pais, mas destaca: "Não é uma situação perfeita, mas é melhor do que nada".
DECO

Famílias pouco satisfeitas com ensino à distância 

Apenas três em cada 10 pais inquiridos num estudo da Deco se manifestaram satisfeitos com o ensino à distância no 1.º ciclo e a maioria revelou que os filhos tiveram saudades da escola.
DECO

Deco recebeu 150 queixas sobre cobranças de EPI

A Deco recebeu cerca de 150 reclamações de consumidores relacionadas com a cobrança em unidades de saúde de equipamentos de proteção individual contra a Covid-19 e kits de desinfeção.
Coronavírus

Estudo: portugueses receiam espaços públicos

Mais de 75% dos inquiridos num estudo da Deco afirma que evita espaços públicos devido ao receio de contágio de Covid-19 e 68% afirma que as suas férias de verão foram prejudicadas com a pandemia.
Noticiário

8h. 75% das pessoas evitam zonas públicas por medo

Quase metade das pessoas inquiridas pela DECO anularam os programas de férias e projetos e investimentos. Supermercados foram os estabelecimentos que menos sofreram quebra na procura.
Burla

Burlões de créditos duplicaram em 2020

BdP detetou 21 entidades ilegais que têm como objetivo burlar famílias com problemas financeiros. Deco recebeu 7 mil pedidos de aconselhamento entre março e junho.
Publicidade

Deco denunciou 20 casos de publicidade enganosa

No primeiro semestre do ano, a Deco, que anunciou que vai monitorizar e publicar nas redes sociais a demora na resposta das entidades fiscalizadoras, fez 20 denúncias de publicidade enganosa.
DECO

Banca lucra 285 milhões com taxa sobre o débito

Alguns bancos cobram uma comissão quando os clientes pagam as prestações mensais dos créditos e a Deco diz que essa cobrança penaliza os consumidores que estão a cumprir o contrato que assinaram.
Sustentabilidade

Projeto da DECO candidato a prémio europeu 

A iniciativa "fatura amiga", lançada pela DECO, tem como objetivo ajudar os consumidores a ler, interpretar e descodificar as suas contas de energia, descobrindo como reduzir os custos.
Coronavírus

Queixas sobre vendas online sobem 250%

A Deco recebeu 3.500 reclamações relativas a compras online entre janeiro e maio. As mais frequentes estão relacionadas com dificuldades na contratação, entrega dos bens e segurança no pagamento.
DECO

Portugueses já perderam 3,9 mil milhões de euros

200
Cada família perdeu, em média, 944 euros, valor que multiplicado pelo número de agregados (perto de 4,2 milhões) traduz um prejuízo de 3,9 mil milhões de euros, quase o triplo do registado em março.
Coronavírus

Deco recebeu 3.600 pedidos de ajuda

As solicitações partiram de famílias que "vinham de uma situação mais ou menos normal, que estavam a trabalhar e que, de um momento para o outro, deixaram de ter rendimentos".
Coronavírus

Portugueses aceitam app para controlo da Covid-19

522
Inquérito da Deco revela que portugueses reconhecem os benefícios de uma aplicação para o rastreamento de infetados, estando dispostos a utilizá-la, mas privacidade de dados é a principal preocupação.
Coronavírus

Quase 60% da população sofre redução de rendimento

1023
Quase 60% da população ativa está a sofrer redução de rendimentos devido à perda de emprego ou à diminuição do trabalho durante a pandemia. Vaga atinge três vezes mais as mulheres.
Coronavírus

Seis em cada 10 pessoas admitem fricção familiar

Inquérito da Deco revela que 60% dos inquiridos que coabitam com outras pessoas afirmam ter passado "por algumas situações de fricção". Em causa está a partilha de tarefas e espaço durante todo o dia.
IRS

Deco preocupada com demora do reembolso do IRS

A associação de defesa do consumidor lamenta a demora com que este ano estão a ser processados os reembolsos do IRS, numa altura de constrangimentos financeiros de muitas famílias devido à pandemia.
Coronavírus

Deco contra suspensão dos serviços públicos

A Deco considera fundamentais para assegurar que os serviços essenciais continuem acessíveis durante e após a crise da Covid-19 e que o pagamento de faturas seja fracionado e sem penalizações.
Coronavírus

Preços. Deco recebeu cerca de 60 reclamações

Reclamações estão relacionadas com "preços muito altos de produtos, como álcool e máscaras, enlatados, mercearia, carne e peixe, entre outros bens alimentares".
Coronavírus

Hospitais privados: Deco pede que utentes reclamem

152
A Deco questionou hospitais privados sobre a cobrança de equipamentos de proteção dos profissionais de saúde aos utentes, alertando para a falta de "transparência relativamente aos preços".
DECO

Deco alerta para atuação lesiva sobre consumidores

A Deco explicou que as reclamações se prendem "com erros de leitura, cobrança de taxas de saneamento em zonas ainda não servidas pela rede pública e com o aumento exacerbado das tarifas da água".
Telecomunicações

Problemas de net? Pode tentar resolver em casa

Há recomendações para se evitar filmes HD ou 4K, mas continua tudo a funcionar, dizem operadoras. Com teletrabalho e escola, estamos mais atentos às falhas na internet, mas as queixas não aumentaram.
Coronavírus

Metade de quem tem sintomas não cumpre quarentena

204
Cerca de 50% dos portugueses que admitem ter tido pelo menos um dos sintomas associados à Covid-19 não cumpriram a medida de quarentena e 77% não contactou os serviços de saúde.
Desporto

Seguros, Deco contra exclusão no desporto amador

A Deco denunciou um caso em que o pagamento de compensação foi negado pela seguradora aos herdeiros de um homem que morreu atropelado durante um treino de ciclismo.
DECO

MB WAY: campanha da Deco com 34 mil reclamações

Campanha da Deco quer "pressionar" o Banco de Portugal a agir. Associação já recolheu mais de 34 mil reclamações contra a cobrança pela banca de comissões sobre transferências MB WAY.
Publicidade

Publicidade ilegal na internet e revistas

A Direção-Geral do Consumidor abriu 40 processos por publicidade ilegal em mensagens de texto, sites, revistas, e no Instagram. Foram ainda acompanhadas contas de criadores de conteúdo.
DECO

Comissões MBWay. Deco pede intervenção de partidos

A Deco pediu a intervenção do parlamento na cobrança de comissões bancárias pelo uso do serviço MB WAY, exigindo a limitação de custos associados a todas as formas de pagamento e transferências.
DECO

Deco. Telecomunicações lideram queixas

A Deco recebeu nos últimos 10 anos mais de quatro milhões de reclamações, com o setor das telecomunicações a liderar. As "reclamações relativas à energia e água continuam".
DECO

Sobre-endividamento das famílias mantém-se

Mais de 29.000 sobre-endividados pediram ajuda à Deco em 2019, tal como em 2018, mas agora a principal causa de endividamento está na deterioração das condições laborais, em vez do desemprego.
DECO

Deco quer tirar do mercado incensos cancerígenos 

1804
A Deco pediu à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) opara retirar do mercado diversos incensos devidos aos químicos perigosos que contêm, alguns deles carcinogénicos.
DECO

Deco. Três batons podem ser nocivos para a saúde

264
A Deco detetou vestígios de chumbo e componentes derivados de petróleo em quantidades superiores às consideradas seguras em três de sete batons testados. O resultado já foi comunicado ao Infarmed.
Investigação Organizações

Outros poderes. Como funciona a Deco por dentro

Tem quase 400 mil associados e uma das principais publicações em Portugal. Pode ditar o sucesso ou fracasso de um produto e já influenciou a mudança de leis. Como funciona e onde se financia a Deco.
ASAE

"Black Friday": 57 processos de contraordenação

A ASAE fiscalizou 387 operadores económicos, tanto em estabelecimentos físicos como através de pesquisa online, e instaurou 57 processos de contraordenação na sequência da "Black Friday".
Black Friday

Deco denuncia irregularidades na Black Friday

São sobretudo queixas sobre a ausência dos preços anteriores, ou percentagem de desconto, bem como reduções não reais nos preços. As queixas foram entregues à ASAE.
DECO

Quem tem "spreads" acima de 1,5% deve renegociar

A DECO Proteste recomenda que, com a descida recente dos spreads na banca, quem estiver a pagar mais de 1,5% deve procurar outras ofertas no mercado para tentar renegociar a taxa.
Plástico

DECO. Denúncias sobre excesso de plástico 

A DECO registou no âmbito da iniciativa "#plasticoamais" 835 denúncias de embalagens com excesso de plástico. A associação já marcou 10 reuniões com marcas para reivindicar estas queixas.
DECO

Deco contesta coima por e-mails não solicitados

106
Em causa está uma coima de 107 mil euros por envio de "e-mails" não solicitados, com fins de marketing direto ou de publicidade, que teve como origem a queixa de um particular.
Compras

Há quase 1.500 reclamações sobre comércio online

São dados da Deco Proteste que confirmam que quase 1.500 reclamações foram feitas relativamente a "condições acordadas" (40%), reservas de viagens (20%) e investimentos online (10%).
Transporte Ferroviário

Linha do Oeste. DECO critica qualidade do serviço

"A Linha do Oeste continua sujeita a atrasos, cancelamentos e supressão de comboios, provocada pela falta de material circulante e falta de meios humanos", referiu a DECO, após visitar a linha.
Carta de condução

Carta de condução: preço pode ir dos 375 aos 920€

Tirar a carta de condução sem chumbar pode custar entre os 375 e os 920 euros conclui estudo da Deco Proteste. Isto sem incluir o atestado médico e o material didático.
DECO

Deco alerta para testes genéticos da internet

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor aconselha as pessoas a procurar ajuda de um médico para que possam "compreender o significado e as implicações dos resultados”.
DECO

Crédito concedido sem ter em conta taxa de esforço

A organização de defesa do consumidor considera que apesar das famílias terem mais rendimento disponível, não estão a conseguir suportar as despesas relativas ao crédito.
Banca

Cadernetas não vão levantar dinheiro nos bancos

As cadernetas bancárias vão deixar de ser utilizadas para fazer levantamentos bancários. A diretiva europeia entra em vigor a 14 de setembro. Deco critica falta de informação dos bancos afetados.
CTT

CTT. Tempo de espera é maior causa de insatisfação

Quase dois em cada 10 inquiridos estão insatisfeitos com o serviço prestado pelos CTT. O tempo de espera foi o critério que mais influenciou a satisfação. Clientes esperam, em média, 18 minutos.
Comércio Online

Queixas sobre compras online crescem 70%

133
Envio dos produtos errados e problemas nas trocas ou devoluções representam maioria das reclamações. Lojas e cadeias não se responsabilizam por eventuais problemas. Já houve 903 queixas este ano.
Exposição solar

Protetores solares. Estamos mesmo protegidos? /premium

Deco e Infarmed testaram o mesmo creme e chegaram a resultados diferentes. Dermatologistas dizem que os testes são irrealistas, porque ninguém usa o que devia. O mais importante é mesmo a aplicação.
Surf

"Negócio descontrolado" do surf exige intervenção

634
A Deco Proteste foi responsável por estudar um negócio que "cresceu de modo informal" e já atinge 400 milhões de euros ao ano. O artigo pede a definição e uniformização de regras de funcionamento.
Alimentação

Apenas 3% máquinas de venda automática têm fruta

Foram analisadas 135 máquinas em todo o país. Todas tinham doces e apenas uma em cada três disponibilizava opções saudáveis. Deco diz que é preciso mudar disponibilidade alimentar destas máquinas.
DECO

MB Way. Deco exige posição a Banco de Portugal

A associação diz que as mesmas comissões cobradas pelos bancos aos comerciantes nos pagamentos com cartões deviam ser aplicadas na aplicação MB Way. Deco exige "inequívoca posição".
DECO

Trotinetas. DECO quer mais fiscalização

DECO já alertou para “falhas bastante graves” que encontrou. Associação para a defesa do consumidor quer regulamentar o número de trotinetas e responsabilizar operadores pela reposição dos veículos.
DECO

90 milhões de euros desperdiçados por ano em água

As perdas deverão chegar anualmente a “mais de 180 milhões de metros cúbicos de água, o que corresponde a deitar fora cerca de 90 milhões de euros”, refere a DECO.
Poluição

DECO com espaço para denunciar excesso de plástico

853
No Dia Mundial do Ambiente, que se assinala esta quarta-feira, a DECO passa a ter disponível um endereço de e-mail para receber imagens e denúncias de uso desnecessário de plástico.
DECO

Satisfação com centros de saúde diminui

Este é o primeiro ano em que os valores de satisfação com os centros de saúde não sobem em relação aos inquéritos anteriores, sobretudo devido ao aumento dos tempos de espera para consultas.
DECO

Deco alerta: há "slime" perigoso à venda

Usado para dar a consistência gelatinosa, elástica e resistente ao slime, o boro é uma substância sem cor nem cheiro que, acima de determinados valores, está classificada na Europa como tóxica.
Telecomunicações

12 mil queixas sobre telecomunicações à Deco 

Há 12 anos que é o mais reclamado em Portugal. Dia Mundial das Telecomunicações assinala-se esta sexta-feira. Fidelização, custos, falta de transparência e qualidade dos serviços entre as queixas.
BES

BES. Supremo dá razão à Deco contra ex-gestores 

237
O Supremo deu razão a um recurso da Deco ordenando que o tribunal cível prossiga os autos de uma ação popular em nome dos pequenos acionistas do BES contra ex-administrados da instituição bancária.
BPI

MBway. Clientes do BPI reclamam comissões à DECO

103
A DECO registou, em menos de dois dias, mil reclamações devido ao impacto da cobrança de comissões do BPI para os utilizadores do MBway, que aumentou de 16 cêntimos para 1,20 euros.
DECO

Deco acusa bancos de falta de divulgação de dados

A Deco Proteste considera insuficiente o trabalho que os bancos portugueses têm feito para divulgar contas de serviço mínimos bancários. Falta de publicidade e informação estão na origem das críticas.
DECO

Deco. Produtos de marca própria têm menos promoção

O estudo da Deco conclui que os produtos de marca própria têm descontos baixos por já terem preços inferiores aos concorrentes. A análise foi feita a 11 mil produtos de supermercados.
DECO

Deco. Mais de 4 mil queixas nos transportes aéreos

Os atrasos e cancelamentos de voos e os problemas com bagagens e bilhetes são as principais reclamações. No primeiro trimestre de 2019, a associação para a defesa do consumidor recebeu 647 queixas.
IMI

Pode estar a pagar IMI a mais, avisa a DECO

A DECO alerta os proprietários que podem "estar a pagar IMI a mais". As finanças não utilizam um processo de atualização automática e têm que ser os contribuintes a apresentarem o pedido.
Consumidores

DECO chumba cadeira de bebé da Chicco

662
A associação de defesa do consumidor testou e reprovou o novo modelo para cadeiras de bebé da Chicco, que custa 259,90 euros. A marca já se comprometeu a corrigir o problema de segurança.
DECO

Famílias com casas penhoradas pedem ajuda à Deco

Os pedidos de ajuda de pessoas que ficam sem a casa são diários, diz a Deco. E, em muitos casos, existe até "uma grande desproporção" entre o valor em dívida e o valor patrimonial do imóvel penhorado.
DECO

Deco. 7 em cada 10 famílias vivem com dificuldades

364
Segundo o estudo da Deco, apenas 23% se sentem confortáveis para suportar as suas despesas e 7% consideram viver em nível de pobreza. De acordo com o barómetro, 59% admite cortar na saúde oral.
DECO

Deco: Carne picada do talho é perigosa

218
A associação de defesa do consumidor recomenda que se mande picar a carne no momento. Carne à venda nos talhos pode ter bactérias e ingredientes adicionais.
DECO

Deco quer 'alimentos saudáveis' com menos IVA 

A Deco solicita "uma tributação justa" para uma alimentação equilibrada e saudável e pretende aumentar a lista dos alimentos saudáveis com a taxa reduzida.
Saúde

DECO. 60% das queixas de saúde são sobre o privado

368
As queixas no setor da saúde recebidas na Deco incidem essencialmente no tempo de espera na urgência, no atendimento nos estabelecimentos de saúde e também na qualidade do serviço prestado.
DECO

Conflitos mediados pela Deco aumentam para 23 mil

O setor das comunicações é líder nas queixas recebidas. A associação recebeu 34.956 reclamações relacionadas com o período de fidelização, a faturação ou práticas comerciais desleais neste setor.
Caixa Geral de Depósitos

CGD lidera queixas financeiras à DECO em 2018

A maioria das queixas recebidas relacionam-se com comissões bancárias ou aplicações financeiras. A associação diz que o banco público "tem como cliente população mais vulnerável, como reformados".
DECO

Batons com ingredientes acima dos limites

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor analisou 19 produtos e deu-se conta de que 13 deles continham ingredientes em quantidades acima dos limites de segurança.
Hospitais

Deco recolhe opinião sobre hospitais

Com 1.723 entrevistas válidas, a Deco recolheu informação sobre 42 hospitais de todo o país, incluindo ilhas, cinco dos quais privados. Os portugueses desejam "esperas mais curtas e menos ruído".
DECO

DECO aconselha devolução de secadores "perigosos"

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor aconselhou esta sexta-feira a devolução dos secadores Becken BPHD 2663 e Selecline 871466/RW807B e a fazer o respetivo pedido de reembolso.
DECO

Energia. Galp e Goldenergy com mais queixas

As maiores razões de queixa dos portugueses são relativas a irregularidades de faturação, falta de informação e informação incorreta. Contudo, grande parte dos inquiridos permanece fiel às empresas.
DECO

DECO alerta para imóveis que pagam taxas a mais

O alerta da DECO para "o facto de milhares de portugueses pagarem mais IMI do que devem" tem vindo a ser feito desde 2012.
Facebook

DECO processa Facebook por uso indevido de dados

190
A associação portuguesa de defesa do consumidor vai exigir compensações que podem chegar aos 2 mil euros por utilizador. A queixa já terá dado entrada no sistema jurídico.
DECO

Diferença de preço dos medicamentos diminuiu

O estudo da Deco/Proteste, que será publicado na edição de dezembro da Teste Saúde, analisou os preços de 25 medicamentos para as dores, tosse, alergias, obstrução nasal e gripe.
Ryanair

Ryanair. Cobrança por check in antecipado é ilegal

A eventual cobrança pela Ryanair de 4 euros aos passageiros com voos marcados para hoje e quinta-feira que tiveram de fazer 'check in' antecipado "é ilegal", alerta a Deco.
DECO

DECO: alojamento local requer seguro inexistente

Novas regras para alojamento local obrigam proprietários a contratarem um seguro multirriscos de responsabilidade civil mas "não existe nenhum seguro com essa classificação" em Portugal
DECO

Cerca de 26 mil famílias pediram ajuda à Deco

O número de pedidos de ajuda à Deco por parte de famílias sobre-endividadas aumentou entre janeiro e outubro deste ano para 26.180. O problema afeta cada vez mais pessoas divorciadas e viúvas.
DECO

"Não há incentivo à poupança em Portugal"

115
Associação de defesa dos consumidores vai pedir ao Governo e aos partidos a redução da taxa liberatória de imposto sobre os produtos de aforro, que é uma das mais elevadas do espaço europeu.
Orçamento do Estado

Deco diz que proposta de redução do IVA é injusta

A Deco considera que a proposta de Orçamento do Estado para 2019 defrauda as expectativas dos consumidores e é injusta no que se refere à redução do IVA na fatura de energia das famílias portuguesas.
DECO

Energia. DECO quer reposição da taxa de IVA de 6% 

A DECO defendeu a reposição da taxa do IVA em 6% para toda a energia, vincando que a taxa intermédia de 13% "não é suficiente" para compensar "todos os sacrifícios" dos consumidores.
Ryanair

DECO faz queixa ao regulador por causa da Ryanair

A DECO fez queixa à Autoridade Nacional da Aviação Civil contra a companhia aérea Ryanair por "prática comercial desleal" devido à venda de voos após o pré-aviso de greve.
DECO

Sites essenciais sem livro de reclamações digital

Mais de metade dos 392 'sites' de prestadores de serviços de água, eletricidade, gás e comunicações analisados pela Deco não facultava ao consumidor o livro de reclamações eletrónico.
DECO

Deco entrega petição contra comissões bancárias

Em causa estão as comissões da manutenção de conta à ordem e de processamento da prestação do crédito à habitação. A Deco diz não corresponder a qualquer serviço prestado pelo banco aos seus clientes.
DECO

DECO. Frigideira de cobre é feita de alumínio

3815
A associação de defesa do consumidor testou a famosa Master Copper e descobriu que a frigideira de cobre é, afinal, feita de alumínio. A DECO vai agora ajudar os que foram lesados pelo chef Sánchez.
DECO

Supermercados Jumbo têm os preços mais baixos

1120
Avaliação da DECO Proteste conclui que Jumbo pratica os preços mais baratos, sobretudo no centro do país, seguida por Continente e Pingo Doce. Intermarché, Minipreço e Lidl são os mais caros.
Saúde

Deco pede novas condições nos seguros de saúde

A Deco vai lançar petição para exigir o fim "dos seguros de saúde discriminatórios", pretendendo que o Parlamento Europeu defina novas condições para criar um setor "mais favorável e justo".
Facebook

Facebook. DECO avança com ação em tribunal

A Deco anunciou que vai avançar com uma ação em tribunal contra o Facebook para garantir que os portugueses com conta naquela rede social sejam indemnizados pelo uso indevido de dados.
DECO

Portugueses gastam 70 euros por mês em transportes

Portugueses continuam a preferir o carro aos transportes públicos porque, segundo a maioria dos inquiridos, estes não estão adequados às necessidades. Gastam em média 70 euros por mês em transportes.
Sinistralidade Rodoviária

Acidente por buraco na via pode dar indemnização

111
Acidentes por buracos na estrada ou situações de má conservação do piso, que podem ser imputadas às autarquias ou outras entidades, dão direito a uma possível indemnização do condutor, diz a Deco.
Internet

Deco Proteste reuniu-se com Facebook

A Deco esteve presente numa reunião com o Facebook esta quarta-feira, em Bruxelas, na qual os responsáveis da rede social se disponibilizaram para encontrar compromissos de proteção dos dados.
Telecomunicações

Faturas. Altice diz que Deco fez "grande equívoco"

105
A Altice Portugal acusa Deco promoveu "um grave equívoco, faltando à verdade" sobre a questão da cobrança de faturas em papel, penalizando de "forma grave e injustificada" a reputação da dona da Meo.
DECO

Deco. Cobrança de faturas pela Meo é ilegal 

469
A Deco alerta para a ilegalidade da cobrança de faturas, depois de receber reclamações relativas à intenção de a Meo passar a cobrar um euro por cada fatura em papel. É um direito do consumidor.
DECO

Deco questiona Facebook sobre dados de portugueses

No seguimento das notícias sobre os dados pessoais que o Facebook utilizou, a Deco enviou uma carta onde pede esclarecimentos à empresa sobre os dados dos portugueses e de mais quatro países.
Telecomunicações

Deco quer recuperar 60 milhões em tribunal 

A Deco quer recuperar o dinheiro cobrado ilegalmente aos clientes das operadoras Altice/Meo, NOS e NOWO, que, em 2016, aumentaram os preços dos serviços sem os avisar.
DECO

Jumbo é a cadeia com os preços mais baixos

242
Um estudo da DECO Proteste mostra que o Jumbo é a cadeia que pratica preços mais baixos em Portugal continental. Na Madeira lidera o Pingo Doce e nos Açores o Continente Modelo.
Comissão Europeia

Garantias de dois anos podem passar a um

288
A proposta da Comissão Europeia põe em causa os dois anos de garantia. A iniciativa prevê que seja o consumidor, um ano após a compra, a provar que o defeito no produto que comprou é de origem.
Sismo

Deco defende criação de um fundo sísmico

A associação de defesa do consumidor defende a criação de um fundo sísmico face ao "risco real e eminente". A Deco recomenda a confirmação da cobertura por parte dos seguros a fenómenos sísmicos.
DECO

Deco contra comissões bancárias injustificadas

110
A Deco decidiu relançar a petição para exigir o fim das comissões bancárias quando não há serviço prestado após a primeira recolha de assinaturas ter terminado na quarta-feira.
Banca

Comissões bancárias. 17 mil assinaram petição

Mais de 17 mil pessoas assinaram a petição da Deco que exige o fim das comissões bancárias quando não há serviço prestado. A petição pode ser assinada até ao final do dia desta quarta-feira.
DECO

Escolher redes de pagamento não tem custo

100
A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor esclareceu que usar as redes Multibanco, Visa Electron, Maestro, Visa, Mastercard e American Express não tem custos para o consumidor.
DECO

Deco. Telecomunicações lideram queixas

Mais de 400 mil consumidores recorreram à Deco em 2017. Telecomunicações são o setor mais reclamado, com 42.339 queixas, a maioria por oferta de serviços não solicitados e subida ilegal de preços.
DECO

400 mil consumidores recorreram à DECO em 2017

Mais de 400 mil consumidores recorreram à DECO em 2017. As telecomunicações voltaram a ser o setor onde incidiu a maioria das reclamações.
DECO

Deco. Quatro queixas por dia sobre comércio online

Ao longo de 2017, foram 1.642 as reclamações sobre compras feita pela internet recebidas pela Deco, numa média de quatro queixas por dia. No Portal da Queixa o número é bem mais dilatado: 8.538.
DECO

EDP. Renda do contador pode custar até mais 35% 

910
EDP Comercial informou que aumentos no preço da luz não vão ultrapassar 2,5% em 2018. Já os custos diários associados aos contadores têm outras contas: podem aumentar até 35%, avisa a Deco.
Energia

Certificação energética continua com falhas

A certificação energética das habitações portuguesas continua a ser feita de forma deficiente, com nove processos, em 16, a apresentarem falhas, num estudo elaborado pelo Deco Proteste.
DECO

DECO quer rever situação das comissões bancárias

A DECO criou uma petição para exigir o fim das comissões bancárias nos casos em que não há serviço prestado, como a manutenção das contas à ordem e o pagamento dos créditos habitação.
DECO

Pedidos de ajuda de famílias sobreendividadas

A Deco recebeu pedidos de ajuda de 26.080 famílias sobreendividadas até 25 de outubro. Este número corresponde a mais 50 pedidos face ao período homólogo de 2016.
Seguros

Segurados portugueses são passivos, descreve DECO

Os portugueses revelam ser pouco informados sobre os seguros que contratam, a grande maioria mantém-se fiel à sua seguradora durante largos anos e poucos leem com detalhe o contrato assinado.
DECO

DECO quer retirar do mercado creme anticelulite

O ingrediente encontrado é um desregulador endócrino. A DECO aconselhou aos consumidores que não utilizem o produto e já pediu a retirada do mercado.
Saúde Pública

Há 14 batons hidratantes perigosos no mercado

12668
Dos 20 batons testados pela DECO, 14 continham substâncias "potencialmente perigosas para a saúde". Conheça as marcas e os componentes que deve evitar.
Ryanair

DECO recebe 300 queixas contra Ryanair

A DECO recebeu mais de 300 queixas de passageiros portugueses afetados pelo cancelamento de voos pela companhia aérea irlandesa Ryanair para setembro e outubro.
Deficiência

Metade dos deficientes sem problema reconhecido

292
Mais de metade dos 2.854 cidadãos com limitações físicas questionados pela DECO não tem o problema oficialmente reconhecido e muitos dizem ter falta dinheiro para adaptar a casa.
Transportes Públicos

DECO quer algarvios a usar transportes públicos

344
A ideia é perceber porque é que a utilização de transportes públicos naquela região é tão reduzida. Um estudante que viva em Albufeira e estude em Faro, por exemplo, tem que adquirir dois passes.
DECO

Deco ajuda a rescindir contratos de fidelização

A associação de defesa do consumidor Deco lançou uma ação para ajudar os clientes dos operadores de telecomunicações que queiram rescindir os contratos de fidelização, após os "aumentos ilegais".
MEO

Deco considera ilegal a campanha da Meo

1503
A Meo tem enviado SMS a clientes a atribuir 2GB adicionais de internet até 31 de agosto. Depois os clientes têm de pagar 3,98 euros por mês, se não cancelarem a oferta não solicitada.
Lisboa

Mista de marisco a 250€, bacalhau a 120€. Ilegal?

7596
Uma mista de marisco para duas pessoas a 250€, contas que chegam a centenas de euros. As queixas contra o restaurante Made in Correeiros, em Lisboa, sucedem-se. Mas é difícil provar ilegalidade.
Telecomunicações

Operadoras cobraram 50 milhões de euros a mais

285
As alterações nos contratos das operadoras levou a que fossem cobrados 50 milhões de euros a mais aos clientes. As contas são feitas pela DECO, que exige reembolso dos clientes.
DECO

Hospitais com alimentos proibidos nas máquinas

Refrigerantes, folhados doces, bolachas de chocolate. 36 das 61 máquinas de venda automática de hospitais e centros de saúde analisadas pela Deco em maio continham alimentos proibidos por lei.
Alimentação

Portugueses comem doces a mais e legumes a menos

Muitos doces e pouca fruta e legumes. É esta a conclusão do estudo da DECO que analisou os hábitos alimentares dos portugueses. Mais de um terço aponta razões económicas para o desleixo alimentar.
DECO

DECO. Livro de reclamações online retira direitos

O livro de reclamações eletrónico para os serviços públicos essenciais, como água ou luz, retira direitos aos consumidores, baixando coimas e alargando prazos de resposta, denunciou a Deco.
DECO

Deco defende compensação para quem faz reciclagem

245
A DECO defende que quem separa o lixo devia ser compensado nos custos dos resíduos e critica as disparidades na cobrança da água entre os vários municípios.
DECO

Jerónimo Martins com maior disparidade salarial

A Deco avaliou a Jerónimo Martins como a empresa nacional onde existem maiores disparidades salarias, seguida da EPA, que tem o gestor mais bem pago do país, António Mexia.
DECO

DECO defende lei fiscal ajustada às famílias

A DECO defendeu esta sexta-feira que a lei fiscal deve ser "ajustada às novas realidades de famílias" e de forma a que "simplifique a vida ao contribuinte".
DECO

DECO. Direitos no aeroporto não foram acautelados

A Deco considerou, esta quinta feira, que "não foram acautelados os direitos dos passageiros" na quarta-feira, o que "é inaceitável", e pediu reuniões com a ANA e com a ANAC.
DECO

Endividamento. Há menos famílias a pedir ajuda

Mais de sete mil famílias sobreendividadas pediram no primeiro trimestre ajuda à Deco, menos 84 famílias do que em igual período de 2016, mas apenas 630 tiveram as dívidas reestruturadas.
Banca

Deco. Juros do crédito à habitação são ilegais

A Deco ameaçou esta quinta-feira recorrer aos tribunais para travar os limites da banca à descida dos juros do crédito à habitação, que defende serem ilegais e prejudiciais aos clientes bancários.
DECO

Deco denuncia aumento no custo do envio de cartas

A Deco denunciou esta terça-feira que o preço do envio de correio normal nacional até 20 gramas já subiu mais de 50% nos últimos quatro anos.
Gás Natural

Quatro empresas de gás acusadas de cobrar a mais

582
A Deco acusou a EDP Comercial, a Galp, Goldenergy e Lisboagás de cobrarem desde janeiro pelo menos dez milhões de euros aos clientes de gás natural pela taxa de ocupação do subsolo.
DECO

Famílias com dificuldades gastam 67% em crédito

As famílias que recorrem à proteção financeira Deco recebem em média 1.070 euros mensais, gastando dois terços do seu rendimento em créditos.
DECO

Deco disponibiliza aplicação que ajuda a no IRS

A Deco disponibiliza na sua página da Internet a aplicação gratuita "IRS Sem Custo" para ajudar os consumidores no preenchimento da declaração de rendimentos e esclarecimento de dúvidas.
DECO

Deco alerta consumidores para vendas porta a porta

"Vendas à minha porta Não" é o tema da campanha que a associação de defesa do consumidor lança e que visa alertar os consumidores para práticas desleais.
DECO

Deco com 3000 reclamações de transportes públicos

A plataforma da associação Deco para queixas sobre transportes públicos registou quase três mil reclamações durante um ano, a maioria das quais relativas aos atrasos dos transportes rodoviários.
DECO

Deco alerta para comissões nas contas à ordem

Os custos das contas à ordem estão cada vez mais altos, alerta a Deco, num estudo em que concluiu que as tradicionais isenções desapareceram mesmo nas contas-ordenado de grandes bancos.
DECO

Deco quer tirar do mercado pinturas para crianças

A associação da defesa do consumidor Deco revelou que há pinturas faciais para crianças, que se encontram à venda, com ingredientes desaconselhados para a saúde.
DECO

Deco recebeu 460 mil queixas em 2016

As telecomunicações e a energia voltaram a ser os setores que mais motivaram reclamações dos consumidores à Deco, que recebeu um total de 460 mil queixas, abaixo das 700 recebidas em 2015.
Dívidas

Deco. Mais famílias endividadas pediram ajuda

Quase 30 mil famílias sobreendividadas pediram no ano passado ajuda ao Gabinete de Apoio ao Sobre-endividado da Deco, mais 474 do que em 2015. Menos de 3.000 reestruturam dívidas.
A página está a demorar muito tempo.