DECO

Poluição

DECO com espaço para denunciar excesso de plástico

853
No Dia Mundial do Ambiente, que se assinala esta quarta-feira, a DECO passa a ter disponível um endereço de e-mail para receber imagens e denúncias de uso desnecessário de plástico.
DECO

Satisfação com centros de saúde diminui

Este é o primeiro ano em que os valores de satisfação com os centros de saúde não sobem em relação aos inquéritos anteriores, sobretudo devido ao aumento dos tempos de espera para consultas.
DECO

Deco alerta: há "slime" perigoso à venda

Usado para dar a consistência gelatinosa, elástica e resistente ao slime, o boro é uma substância sem cor nem cheiro que, acima de determinados valores, está classificada na Europa como tóxica.
Telecomunicações

12 mil queixas sobre telecomunicações à Deco 

Há 12 anos que é o mais reclamado em Portugal. Dia Mundial das Telecomunicações assinala-se esta sexta-feira. Fidelização, custos, falta de transparência e qualidade dos serviços entre as queixas.
BES

BES. Supremo dá razão à Deco contra ex-gestores 

237
O Supremo deu razão a um recurso da Deco ordenando que o tribunal cível prossiga os autos de uma ação popular em nome dos pequenos acionistas do BES contra ex-administrados da instituição bancária.
BPI

MBway. Clientes do BPI reclamam comissões à DECO

103
A DECO registou, em menos de dois dias, mil reclamações devido ao impacto da cobrança de comissões do BPI para os utilizadores do MBway, que aumentou de 16 cêntimos para 1,20 euros.
DECO

Deco acusa bancos de falta de divulgação de dados

A Deco Proteste considera insuficiente o trabalho que os bancos portugueses têm feito para divulgar contas de serviço mínimos bancários. Falta de publicidade e informação estão na origem das críticas.
DECO

Deco. Produtos de marca própria têm menos promoção

O estudo da Deco conclui que os produtos de marca própria têm descontos baixos por já terem preços inferiores aos concorrentes. A análise foi feita a 11 mil produtos de supermercados.
DECO

Deco. Mais de 4 mil queixas nos transportes aéreos

Os atrasos e cancelamentos de voos e os problemas com bagagens e bilhetes são as principais reclamações. No primeiro trimestre de 2019, a associação para a defesa do consumidor recebeu 647 queixas.
IMI

Pode estar a pagar IMI a mais, avisa a DECO

A DECO alerta os proprietários que podem "estar a pagar IMI a mais". As finanças não utilizam um processo de atualização automática e têm que ser os contribuintes a apresentarem o pedido.
Consumidores

DECO chumba cadeira de bebé da Chicco

662
A associação de defesa do consumidor testou e reprovou o novo modelo para cadeiras de bebé da Chicco, que custa 259,90 euros. A marca já se comprometeu a corrigir o problema de segurança.
DECO

Famílias com casas penhoradas pedem ajuda à Deco

Os pedidos de ajuda de pessoas que ficam sem a casa são diários, diz a Deco. E, em muitos casos, existe até "uma grande desproporção" entre o valor em dívida e o valor patrimonial do imóvel penhorado.
DECO

Deco. 7 em cada 10 famílias vivem com dificuldades

364
Segundo o estudo da Deco, apenas 23% se sentem confortáveis para suportar as suas despesas e 7% consideram viver em nível de pobreza. De acordo com o barómetro, 59% admite cortar na saúde oral.
DECO

Deco: Carne picada do talho é perigosa

218
A associação de defesa do consumidor recomenda que se mande picar a carne no momento. Carne à venda nos talhos pode ter bactérias e ingredientes adicionais.
DECO

Deco quer 'alimentos saudáveis' com menos IVA 

A Deco solicita "uma tributação justa" para uma alimentação equilibrada e saudável e pretende aumentar a lista dos alimentos saudáveis com a taxa reduzida.
Saúde

DECO. 60% das queixas de saúde são sobre o privado

368
As queixas no setor da saúde recebidas na Deco incidem essencialmente no tempo de espera na urgência, no atendimento nos estabelecimentos de saúde e também na qualidade do serviço prestado.
DECO

Conflitos mediados pela Deco aumentam para 23 mil

O setor das comunicações é líder nas queixas recebidas. A associação recebeu 34.956 reclamações relacionadas com o período de fidelização, a faturação ou práticas comerciais desleais neste setor.
Caixa Geral de Depósitos

CGD lidera queixas financeiras à DECO em 2018

A maioria das queixas recebidas relacionam-se com comissões bancárias ou aplicações financeiras. A associação diz que o banco público "tem como cliente população mais vulnerável, como reformados".
DECO

Batons com ingredientes acima dos limites

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor analisou 19 produtos e deu-se conta de que 13 deles continham ingredientes em quantidades acima dos limites de segurança.
Hospitais

Deco recolhe opinião sobre hospitais

Com 1.723 entrevistas válidas, a Deco recolheu informação sobre 42 hospitais de todo o país, incluindo ilhas, cinco dos quais privados. Os portugueses desejam "esperas mais curtas e menos ruído".
DECO

DECO aconselha devolução de secadores "perigosos"

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor aconselhou esta sexta-feira a devolução dos secadores Becken BPHD 2663 e Selecline 871466/RW807B e a fazer o respetivo pedido de reembolso.
DECO

Energia. Galp e Goldenergy com mais queixas

As maiores razões de queixa dos portugueses são relativas a irregularidades de faturação, falta de informação e informação incorreta. Contudo, grande parte dos inquiridos permanece fiel às empresas.
DECO

DECO alerta para imóveis que pagam taxas a mais

O alerta da DECO para "o facto de milhares de portugueses pagarem mais IMI do que devem" tem vindo a ser feito desde 2012.
Facebook

DECO processa Facebook por uso indevido de dados

190
A associação portuguesa de defesa do consumidor vai exigir compensações que podem chegar aos 2 mil euros por utilizador. A queixa já terá dado entrada no sistema jurídico.
DECO

Diferença de preço dos medicamentos diminuiu

O estudo da Deco/Proteste, que será publicado na edição de dezembro da Teste Saúde, analisou os preços de 25 medicamentos para as dores, tosse, alergias, obstrução nasal e gripe.
Ryanair

Ryanair. Cobrança por check in antecipado é ilegal

A eventual cobrança pela Ryanair de 4 euros aos passageiros com voos marcados para hoje e quinta-feira que tiveram de fazer 'check in' antecipado "é ilegal", alerta a Deco.
DECO

DECO: alojamento local requer seguro inexistente

Novas regras para alojamento local obrigam proprietários a contratarem um seguro multirriscos de responsabilidade civil mas "não existe nenhum seguro com essa classificação" em Portugal
DECO

Cerca de 26 mil famílias pediram ajuda à Deco

O número de pedidos de ajuda à Deco por parte de famílias sobre-endividadas aumentou entre janeiro e outubro deste ano para 26.180. O problema afeta cada vez mais pessoas divorciadas e viúvas.
DECO

"Não há incentivo à poupança em Portugal"

115
Associação de defesa dos consumidores vai pedir ao Governo e aos partidos a redução da taxa liberatória de imposto sobre os produtos de aforro, que é uma das mais elevadas do espaço europeu.
Orçamento do Estado

Deco diz que proposta de redução do IVA é injusta

A Deco considera que a proposta de Orçamento do Estado para 2019 defrauda as expectativas dos consumidores e é injusta no que se refere à redução do IVA na fatura de energia das famílias portuguesas.
DECO

Energia. DECO quer reposição da taxa de IVA de 6% 

A DECO defendeu a reposição da taxa do IVA em 6% para toda a energia, vincando que a taxa intermédia de 13% "não é suficiente" para compensar "todos os sacrifícios" dos consumidores.
Ryanair

DECO faz queixa ao regulador por causa da Ryanair

A DECO fez queixa à Autoridade Nacional da Aviação Civil contra a companhia aérea Ryanair por "prática comercial desleal" devido à venda de voos após o pré-aviso de greve.
DECO

Sites essenciais sem livro de reclamações digital

Mais de metade dos 392 'sites' de prestadores de serviços de água, eletricidade, gás e comunicações analisados pela Deco não facultava ao consumidor o livro de reclamações eletrónico.
DECO

Deco entrega petição contra comissões bancárias

Em causa estão as comissões da manutenção de conta à ordem e de processamento da prestação do crédito à habitação. A Deco diz não corresponder a qualquer serviço prestado pelo banco aos seus clientes.
DECO

DECO. Frigideira de cobre é feita de alumínio

3.815
A associação de defesa do consumidor testou a famosa Master Copper e descobriu que a frigideira de cobre é, afinal, feita de alumínio. A DECO vai agora ajudar os que foram lesados pelo chef Sánchez.
DECO

Supermercados Jumbo têm os preços mais baixos

1.120
Avaliação da DECO Proteste conclui que Jumbo pratica os preços mais baratos, sobretudo no centro do país, seguida por Continente e Pingo Doce. Intermarché, Minipreço e Lidl são os mais caros.
Saúde

Deco pede novas condições nos seguros de saúde

A Deco vai lançar petição para exigir o fim "dos seguros de saúde discriminatórios", pretendendo que o Parlamento Europeu defina novas condições para criar um setor "mais favorável e justo".
Facebook

Facebook. DECO avança com ação em tribunal

A Deco anunciou que vai avançar com uma ação em tribunal contra o Facebook para garantir que os portugueses com conta naquela rede social sejam indemnizados pelo uso indevido de dados.
DECO

Portugueses gastam 70 euros por mês em transportes

Portugueses continuam a preferir o carro aos transportes públicos porque, segundo a maioria dos inquiridos, estes não estão adequados às necessidades. Gastam em média 70 euros por mês em transportes.
Sinistralidade Rodoviária

Acidente por buraco na via pode dar indemnização

111
Acidentes por buracos na estrada ou situações de má conservação do piso, que podem ser imputadas às autarquias ou outras entidades, dão direito a uma possível indemnização do condutor, diz a Deco.
Internet

Deco Proteste reuniu-se com Facebook

A Deco esteve presente numa reunião com o Facebook esta quarta-feira, em Bruxelas, na qual os responsáveis da rede social se disponibilizaram para encontrar compromissos de proteção dos dados.
Telecomunicações

Faturas. Altice diz que Deco fez "grande equívoco"

105
A Altice Portugal acusa Deco promoveu "um grave equívoco, faltando à verdade" sobre a questão da cobrança de faturas em papel, penalizando de "forma grave e injustificada" a reputação da dona da Meo.
DECO

Deco. Cobrança de faturas pela Meo é ilegal 

469
A Deco alerta para a ilegalidade da cobrança de faturas, depois de receber reclamações relativas à intenção de a Meo passar a cobrar um euro por cada fatura em papel. É um direito do consumidor.
DECO

Deco questiona Facebook sobre dados de portugueses

No seguimento das notícias sobre os dados pessoais que o Facebook utilizou, a Deco enviou uma carta onde pede esclarecimentos à empresa sobre os dados dos portugueses e de mais quatro países.
Telecomunicações

Deco quer recuperar 60 milhões em tribunal 

A Deco quer recuperar o dinheiro cobrado ilegalmente aos clientes das operadoras Altice/Meo, NOS e NOWO, que, em 2016, aumentaram os preços dos serviços sem os avisar.
DECO

Jumbo é a cadeia com os preços mais baixos

242
Um estudo da DECO Proteste mostra que o Jumbo é a cadeia que pratica preços mais baixos em Portugal continental. Na Madeira lidera o Pingo Doce e nos Açores o Continente Modelo.
Comissão Europeia

Garantias de dois anos podem passar a um

288
A proposta da Comissão Europeia põe em causa os dois anos de garantia. A iniciativa prevê que seja o consumidor, um ano após a compra, a provar que o defeito no produto que comprou é de origem.
Sismo

Deco defende criação de um fundo sísmico

A associação de defesa do consumidor defende a criação de um fundo sísmico face ao "risco real e eminente". A Deco recomenda a confirmação da cobertura por parte dos seguros a fenómenos sísmicos.
DECO

Deco contra comissões bancárias injustificadas

110
A Deco decidiu relançar a petição para exigir o fim das comissões bancárias quando não há serviço prestado após a primeira recolha de assinaturas ter terminado na quarta-feira.
Banca

Comissões bancárias. 17 mil assinaram petição

Mais de 17 mil pessoas assinaram a petição da Deco que exige o fim das comissões bancárias quando não há serviço prestado. A petição pode ser assinada até ao final do dia desta quarta-feira.
DECO

Escolher redes de pagamento não tem custo

100
A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor esclareceu que usar as redes Multibanco, Visa Electron, Maestro, Visa, Mastercard e American Express não tem custos para o consumidor.
DECO

Deco. Telecomunicações lideram queixas

Mais de 400 mil consumidores recorreram à Deco em 2017. Telecomunicações são o setor mais reclamado, com 42.339 queixas, a maioria por oferta de serviços não solicitados e subida ilegal de preços.
DECO

400 mil consumidores recorreram à DECO em 2017

Mais de 400 mil consumidores recorreram à DECO em 2017. As telecomunicações voltaram a ser o setor onde incidiu a maioria das reclamações.
DECO

Deco. Quatro queixas por dia sobre comércio online

Ao longo de 2017, foram 1.642 as reclamações sobre compras feita pela internet recebidas pela Deco, numa média de quatro queixas por dia. No Portal da Queixa o número é bem mais dilatado: 8.538.
DECO

EDP. Renda do contador pode custar até mais 35% 

910
EDP Comercial informou que aumentos no preço da luz não vão ultrapassar 2,5% em 2018. Já os custos diários associados aos contadores têm outras contas: podem aumentar até 35%, avisa a Deco.
Energia

Certificação energética continua com falhas

A certificação energética das habitações portuguesas continua a ser feita de forma deficiente, com nove processos, em 16, a apresentarem falhas, num estudo elaborado pelo Deco Proteste.
DECO

DECO quer rever situação das comissões bancárias

A DECO criou uma petição para exigir o fim das comissões bancárias nos casos em que não há serviço prestado, como a manutenção das contas à ordem e o pagamento dos créditos habitação.
DECO

Pedidos de ajuda de famílias sobreendividadas

A Deco recebeu pedidos de ajuda de 26.080 famílias sobreendividadas até 25 de outubro. Este número corresponde a mais 50 pedidos face ao período homólogo de 2016.
Seguros

Segurados portugueses são passivos, descreve DECO

Os portugueses revelam ser pouco informados sobre os seguros que contratam, a grande maioria mantém-se fiel à sua seguradora durante largos anos e poucos leem com detalhe o contrato assinado.
DECO

DECO quer retirar do mercado creme anticelulite

O ingrediente encontrado é um desregulador endócrino. A DECO aconselhou aos consumidores que não utilizem o produto e já pediu a retirada do mercado.
Saúde Pública

Há 14 batons hidratantes perigosos no mercado

12.668
Dos 20 batons testados pela DECO, 14 continham substâncias "potencialmente perigosas para a saúde". Conheça as marcas e os componentes que deve evitar.
Ryanair

DECO recebe 300 queixas contra Ryanair

A DECO recebeu mais de 300 queixas de passageiros portugueses afetados pelo cancelamento de voos pela companhia aérea irlandesa Ryanair para setembro e outubro.
Deficiência

Metade dos deficientes sem problema reconhecido

292
Mais de metade dos 2.854 cidadãos com limitações físicas questionados pela DECO não tem o problema oficialmente reconhecido e muitos dizem ter falta dinheiro para adaptar a casa.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)