O antigo presidente dos Estados Unidos da América Donald Trump estará já a posicionar-se com o intuito de ser o candidato do Partido Republicano às eleições presidenciais de 2024 — a ponto de poder mesmo anunciar uma candidatura já neste mês de outubro.

A informação é avançada pela Reuters, que cita “três conselheiros próximos de Trump” que falaram à agência noticiosa sob condição de anonimato. Segundo estas três fontes, o antigo presidente dos EUA — que planeará uma terceira candidatura, depois de ter vencido em 2016 e perdido as eleições em 2020 para o Partido Democrata e para Joe Biden — já estará mesmo a ligar a aliados próximos.

Se este for o adeus de Trump, o que será do Partido Republicano? Provavelmente, o trumpismo

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um “conselheiro sénior” da equipa próxima de Trump adiantou mesmo: “Creio que ele quer candidatar-se e anunciá-lo antes do Dia de Ação de Graças [24 de novembro] dá-lhe uma grande vantagem em relação aos seus oponentes — ele sabe-o”. Nenhuma das fontes próximas de Trump descarta, porém, que uma decisão sobre uma candidatura em 2024 possa ser adiada para um calendário posterior.

Este calendário de novembro, porém, pode alavancar o entusiasmo dos republicanos relativamente à reconquista da Casa Branca, na medida em que as eleições intercalares previstas para a próxima terça-feira podem resultar em vitórias do partido de Trump.

Nesse sentido, esse entusiasmo pode ser aproveitado por Trump para começar a criar uma plataforma de lançamento de campanha, gerando mais intervenções públicas — é isso mesmo que sugere uma “fonte conhecedora dos planos de Trump”, que avança também que o antigo presidente já começou a sondar “potenciais elementos para a sua equipa”.

Donald Trump oficialmente chamado a depor perante comissão de investigação ao ataque ao Capitólio

Como nota a agência Reuters, as sondagens mais credíveis recentemente publicadas apontam para um controlo provável da Câmara dos Representantes dos EUA pelo Partido Republicano, que tem também “uma hipótese de vir a controlar o Senado”.

Se as perspetivas republicanas mais otimistas se confirmarem, o partido teria poder para servir de bloqueio à administração de Biden ao longo dos próximos dois anos.

Donald Trump regressou a Washington para falar sobre um país que “está a caminhar para o inferno” e deixa em aberto candidatura em 2024