Jean-Philippe Imparato é o homem ao leme da Alfa Romeo e em conversa com a imprensa fez saber que a sua marca vai lançar um superdesportivo sucessor do saudoso 8C. Só que o novo modelo será ainda mais potente e ousado, sendo concebido não sobre uma base já utilizada por outra das marcas do Grupo Stellantis, como o Maserati MC20, mas sim recorrendo a um chassi concebido e desenvolvido pela própria Alfa Romeo. De acordo com o CEO do construtor italiano, o modelo receberá luz verde para avançar nos próximos meses, para ser anunciado até Março de 2023.

Segundo Imparato, o superdesportivo será fabricado em números reduzidos e dispendioso, sendo que o responsável pelo fabricante deixou no ar a hipótese de ser híbrido plug-in (PHEV) ou 100% eléctrico. Será sim, conforme admitiu, icónico e facilmente reconhecível como um verdadeiro Alfa Romeo. O novo supercarro será ainda uma resposta aos desejos dos muitos fãs da marca, que há muito pediam o regresso de um modelo emblemático e especial, de que ficaram “órfãos” desde que o 8C desapareceu em 2010.

Mas se Imparato se recusou a avançar mais detalhes sobre o novo superdesportivo, durante a entrevista que deu à publicação britânica Autocar, sempre foi recordando que a Alfa Romeo se comprometeu a lançar um carro novo por ano, o que ajudará este construtor a regressar aos tempos áureos de outrora, agora que finalmente voltou aos lucros em 2021. O CEO afirmou ainda que, depois de 2025, todos os modelos principais da marca serão eléctricos, para dois anos depois, em 2027, apenas estarem à venda modelos a bateria nos stands da marca.

Ainda antes de iniciar o período em que vai produzir exclusivamente modelos eléctricos, a Alfa Romeo terá de cumprir os limites de CO2 impostos pela União Europeia, o que significa reforçar a oferta de mecânicas híbridas plug-in. O primeiro a usufruir deste tipo de mecânicas é o Tonale, mas todos os modelos da marca montarão soluções PHEV, o que permitirá reduzir em 40% as emissões de dióxido de carbono da Alfa Romeo, de acordo com Imparato.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR