O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos França, representará o Brasil na próxima cimeira do G20, na Indonésia, em substituição do Presidente, Jair Bolsonaro, que não comparecerá, confirmaram esta terça-feira fontes oficiais.

Jair Bolsonaro planeava viajar para Bali após as eleições de 30 de outubro, mas, segundo porta-vozes do Governo brasileiro, citados pela agência Efe, o chefe de Estado recusou-se a participar após ser derrotado nas urnas por Luiz Inácio Lula da Silva.

Quieto, abatido e a hesitar ceder o poder. O silêncio ensurdecedor das últimas 24 horas de Bolsonaro

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A próxima cimeira dos líderes das principais economias mundiais realiza-se em Bali, em 15 e 16 de novembro, e seria a despedida de Bolsonaro dos grandes eventos internacionais, já que terá que entregar a Presidência para Lula da Silva em 1 de janeiro de 2023.

Jair Bolsonaro, o primeiro Presidente eleito no Brasil apoiado pela extrema-direita, assumiu o poder em 1 de janeiro de 2019 e nesse ano participou na cimeira do G20, realizada no Japão.

O chefe de Estado também participou presencialmente na cimeira de 2021, em Roma, e participou na cimeira do G20 de 2020, realizada remotamente devido à pandemia do novo coronavírus.