Märtha Louise, princesa da Noruega, renunciou aos seus deveres reais, anunciou num vídeo publicado na rede social Instagram, nesta terça-feira, 8 de novembro. A primogénita de Herald e Sonia da Noruega, noiva de Durek Verrett — guia espiritual de Hollywood, auto-proclamado xamã de sexta geração, que no livro Spirit Hacking declarou que o cancro era uma escolha — explicou que a decisão tinha por base “trazer calma à Casa Real”. Decisão, tomada em conjunto com a rainha, o rei e o resto da família real, foi “amigável”.

Na legenda da publicação, a princesa, que surge ao lado do noivo, detalha vários aspetos da decisão. “Vou deixar as minhas funções oficiais como patrona de várias organizações”, começa por escrever, acrescentando que continuará a separar o seu papel de princesa e o seu papel enquanto empresária, “abstendo-se” de usar o seu título em atividades comerciais.

Durek Verret, norte-americano de quem está noiva — e que no seu site Spirit Optimizer está a vender um medalhão de 220€, afirmando que este o ajudou a ultrapassar a Covid-19 —, “seguirá a tradição e não receberá título” quando se casarem: “Durek não vai representar a Casa Real, mas estará presente em ocasiões familiares, além de alguns eventos desportivos, como é tradição.”

A princesa frisa que o noivo “sempre quis apoiar a Família Real”, ressalvando que este tem, no entanto, “autonomia para dizer aquilo que pensa, como todos os outros”, pode ler-se. “Ambos acreditamos na escola da Medicina, mas também que a Medicina Alternativa pode ser um ótimo complemento”, termina a publicação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A princesa e o xamã: o casamento que agita a monarquia norueguesa

O Palácio confirmou que Märtha Louise está a renunciar ao seu papel e que “não vai voltar a representar a Casa Real.” No entanto, “de acordo com a vontade do rei”, a princesa manterá o seu título. “A princesa Märtha Louise quer contribuir para uma distinção mais clara entre as suas atividades e a ligação à família real. Por este motivo, a princesa renuncia aos seus deveres oficiais e não irá representar a família real”, diz o comunicado.

“O rei decidiu que a princesa vai manter o seu título, mas nem a princesa, nem o seu noivo, Durek Verrett, o poderão utilizar nas suas atividades comerciais. O rei e a rainha desejam agradecer à princesa Märtha Louise pelos importantes esforços que fez através do seu trabalho oficial ao longo de décadas”

Em 2022, Märtha Louise perdeu o título de “Sua Alteza Real”, quando decidiu trabalhar como vidente, afirmando ser capaz de falar com anjos.

Várias vezes demonstradas nas redes sociais, as crenças de Märtha Louise e de Verrett nas medicinas alternativas deixaram vários grupos de profissionais de saúde de pé atrás. De acordo com uma sondagem, publicada em setembro, 17% dos noruegueses estão desiludidos com família real. A princesa e o auto-proclamado “xamã” são uma das principais justificações.