Desde que iniciou as entregas do ID.3 em 2020, a Volkswagen anunciou o objectivo de atingir as 500.000 unidades de veículos eléctricos desta família em 2023. O construtor alemão vem agora informar que superou essa fasquia um ano antes do previsto. “Estamos no rumo certo da electromobilidade”, destacou Imelda Labbé, membro da administração com o pelouro das Vendas, Marketing e Pós-Venda.

Para atingir esta meta de meio milhão de unidades vendidas, a marca alemã contou com a contribuição do ID.3, o seu primeiro modelo exclusivamente a bateria, baseado na plataforma MEB, bem como dos ID.4, ID.5 e ID.6, apesar deste último ser apenas comercializado na China. De recordar que, sempre sobre esta plataforma MEB, a Volkswagen está também a comercializar o ID. Buzz, prevendo ainda um ID.3 mais alto para apelar aos amantes dos SUV e, posteriormente, um modelo ainda mais pequeno e acessível, potencialmente o ID. 2, que será proposto por cerca de 25.000€.

VW com 20.000 clientes para o Buzz e dois eléctricos por 25.000€

Será já a contar com esse “pequeno” eléctrico, proposto por um preço muito mais acessível, que a Volkswagen estima que pelo menos 70% das suas vendas na Europa deverão ser de eléctricos a bateria em 2030. O gigante alemão avança depois que, em 2033, vai passar a fabricar exclusivamente modelos eléctricos alimentados por bateria no Velho Continente.

Para continuar a crescer, a Volkswagen conta poder começar a utilizar uma nova plataforma, denominada SSP (de Scalable Systems Platform) nos veículos de maiores dimensões. Os modelos sobre esta arquitectura serão os topo de gama do construtor alemão, em forma de berlina e carrinha, que podemos imaginar através do concept Aero B, que deverá posteriormente adoptar a designação ID. 7. Acredita-se que este modelo será oferecido na versão SUV (uma espécie de Touareg a bateria), além das já mencionadas berlina e carrinha, essencialmente os Passat eléctricos. A SSP deverá começar a ser utilizada a partir de 2026.

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