As autoridades detiveram o suspeito de ter atacado a tiro duas escolas em Aracruz, no estado brasileiro do Espírito Santo, provocando pelo menos três mortos e deixou 11 pessoas feridas, referiram os media locais. Segundo o Estadão, trata-se de um jovem de 16 anos, filho de um polícia militar, que estudou até junho na primeira escola que atacou.
O suspeito, que vestia roupas camufladas e um colete, usou para o ataque uma pistola que pertence à Polícia Militar e um revólver. Tinha consigo três carregadores e na roupa que vestia havia uma suástica.
O anúncio da detenção foi feito pelo governador de Espírito Santo, Renato Casagrande, no Twitter. O governador disse que ia decretar luto oficial de três dias “em sinal de pesar pelas perdas irreparáveis”. “Continuaremos apurando as motivações e, em breve, teremos novos esclarecimentos”, declarou.
Nossas equipes de segurança alcançaram o autor do atentado que, covardemente, atacou duas escolas em Aracruz pela manhã. Decretei luto oficial de três dias em sinal de pesar pelas perdas irreparáveis. Continuaremos apurando as motivações e, em breve, teremos novos esclarecimentos
— Renato Casagrande 40 (@Casagrande_ES) November 25, 2022
Os disparos foram perpetrados na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Primo Bitti e na escola particular Centro Educacional Praia de Coqueiral, segundo o governador. “Com sentimento de pesar e muita tristeza, estou acompanhando de perto a apuração da invasão nas escolas Primo Bitti e Darwin, em Aracruz”, disse Renato Casagrande, esclarecendo depois que o segundo tiroteio aconteceu no Centro Educacional Praia de Coqueiral e não em Darwin.
“Todas as nossas forças de segurança estão empenhadas. Determinei o deslocamento dos secretários de Segurança e Educação para acompanhar os trabalhos”, escreveu no Twitter.
Com sentimento de pesar e muita tristeza, estou acompanhando de perto a apuração da invasão nas Escolas Primo Bitti e Darwin, em Aracruz. Todas as nossas forças de segurança estão empenhadas. Determinei o deslocamento dos Sec. de Segurança e Educação para acompanhar os trabalhos.
— Renato Casagrande 40 (@Casagrande_ES) November 25, 2022
#ERRATA O atentado em Aracruz ocorreu na Escola Primo Bitti e no Centro Educacional Praia de Coqueiral (antigo Darwin), não tendo relação com o Darwin.
— Renato Casagrande 40 (@Casagrande_ES) November 25, 2022
Atacante arrombou cadeado para ter acesso à primeira escola. Cinco feridos estão em estado grave
O atirador entrou primeiro na escola Primo Bitti, pelas 9h30 (12h30 em Lisboa) com uma arma e fez vários disparos. O atirador terá invadido a sala dos professores e matado duas pessoas, as professoras Cybelle Passos Bezerra Lara, de 45 anos, e Maria da Penha Pereira de Melo Banhos, de 48.
Segundo adiantou durante durante a tarde desta sexta-feira o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, o coronel Márcio Celante, responsável por acompanhar as ocorrências em escolas, com base em “informações preliminares, obtidas por imagens”, o suspeito “arrombou um cadeado para ter acesso à primeira escola. Próximo ao acesso do portão, estava a sala dos professores. Teve acesso direto à sala, no momento do intervalo, e assim surpreendeu e vitimou os professores”.
O atirador seguiu depois num carro de cor dourada, que tinha a matrícula tapada, para a escola particular Centro Educacional Praia de Coqueiral, localizada na mesma região do primeiro ataque, refere o Estadão. Ao chegar à segunda escola, dirigiu-se ao segundo andar, entrou numa sala de aula e começou a disparar indiscriminadamente contra os alunos. Três pessoas foram baleadas e uma aluna de 12 anos morreu.
Segundo adiantou a Secretaria de Saúde do Espírito Santo, as vítimas foram levadas para quatro hospitais em Espírito Santo. Seis permanecem internada, cinco das quais em estado grave. Tratam-se de três professoras e de duas crianças, refere o Globo.
Lula lamenta ataque e envia apoio e solidariedade aos familiares das vítimas
O Presidente eleito do Brasil disse no Twitter que foi “com tristeza que soube do ataque às escolas de Aracruz”, enviando o seu apoio e solidariedade “aos familiares das vítimas dessa tragédia absurda”. Lula da Silva enviou também o seu apoio ao governador Renato Casagrande “na apuração do caso e amparo para as comunidades das duas escolas atingidas”.
Com tristeza soube do ataque as escolas de Aracruz, Espírito Santo. Minha solidariedade aos familiares das vítimas dessa tragédia absurda. E meu apoio ao governador @Casagrande_ES na apuração do caso e amparo para as comunidades das duas escolas atingidas.
— Lula (@LulaOficial) November 25, 2022