Aos 39 anos, Pepe tornou-se esta terça-feira, no Qatar, no segundo jogador mais velho de sempre a marcar num Mundial. O defesa-central do Futebol Clube do Porto apontou o oitavo golo pela Seleção Nacional e o segundo em Campeonatos do Mundo, depois de ter marcado em 2018 frente ao Uruguai — jogo que ditou a eliminação portuguesa com uma derrota por 2-1.
8.º ⚽golo de Pepe pela Seleção ????????, o 2.º em Mundiais – marcou em 2018, frente ao Uruguai
⚠Dos 8 golos de Pepe pela Seleção, 4 foram em fases finais (2 em Mundiais, 2 em Europeus – e ainda marcou nas Confederações)#Qatar2022 #FIFAWorldCup #POR #SUI #MundialnaSportTv pic.twitter.com/bA2fLSgK5z
— Playmaker (@playmaker_PT) December 6, 2022
O primeiro lugar do ranking dos mais velhos de sempre a fazer golo num Campeonato do Mundo continua a ser o camaronês Roger Milla. Em 1994, com 42 anos e 39 dias, o futebolista marcou contra a Rússia, numa derrota dos Camarões por 6-1, na fase de grupos do Mundial dos EUA.
O site The Analyst dá conta de que o recorde de Roger Milla foi ofuscado por outro que se estabeleceu nessa mesma noite de 1994. Oleg Salenko marcou cinco golos na vitória da Rússia e tornou-se no primeiro e único jogador a apontar uma mão cheia num só jogo na história da competição.
The only man to win a #WorldCup & #U20WC Golden Boot ????????
And the only man to score 5⃣ in one #WorldCup game ????Oleg Salenko turns 5⃣0⃣ today ????????#HBD | @TeamRussia pic.twitter.com/oHA5GSIQwU
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) October 25, 2019
Ainda assim, note-se que Roger Milla não só estabeleceu um recorde em 1994 como bateu o seu próprio recorde. Quatro anos antes, em 1990, em Itália, os dois golos dos Camarões contra a Colômbia nos oitavos de final tornaram-no no mais velho à época a marcar em Mundiais (na altura tinha 38 anos e 34 dias).