Na semana passada, foi notícia a detenção de 25 pessoas na Alemanha, que estariam a preparar um golpe de estado contra o governo da Alemanha. Um dos detidos foi o príncipe Heinrich XIII de Reuss, de 71 anos, o alegado líder deste grupo, que estaria também a planear a invasão do parlamento do país e até o assassinato do chancelor.

Alemanha deteve 25 pessoas que estariam a preparar um golpe de estado e invasão do parlamento

Já esta semana, uma investigação do New York Times (NYT), que cita duas fontes próximas dos investigadores, veio revelar que Heinrich XIII, o alegado líder do grupo, terá tentado envolver a Rússia nos seus planos. Isto apesar de, na última semana, quando foi feita a detenção, a Rússia negar qualquer envolvimento na conspiração.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com estas duas fontes, porém, o príncipe terá tido pelo menos dois encontros com diplomatas russos num consulado na Alemanha. Neste momento, os investigadores estarão a tentar perceber em que medida é o que o aristocrata tentou envolver Moscovo nestas conspirações. Os encontros terão decorrido num consulado russo em Leipzig e uma das duas visitas terá ocorrido em junho, no Dia da Rússia.

De acordo com o NYT, a investigação já chegou a 150 locais na Alemanha e já foram confiscadas cerca de 40 armas de fogo. Foram também encontradas munições para outras armas, que ainda estão por localizar.

Até ao momento, as autoridades envolvidas na investigação referem ao NYT que os planos deste grupo seriam exaustivos e detalhados ao ponto de, se tivessem avançado, serem potencialmente mortais. O grupo de detidos conta com membros do Reichsbürger, ou Cidadãos do Reich, um grupo que não reconhece autoridade ao governo democrático e que tem conquistado força entre a extrema-direita alemã.