Siga aqui o nosso liveblog sobre o Mundial do Qatar
A vitória da Argentina na final do Mundial foi um balde de água fria para milhões de franceses que sonhavam com a revalidação do título. Apesar de o vencedor só ter sido encontrado no desempate da marca das grandes penalidades, a verdade é que os primeiros noventa minutos foram muito difíceis e ao intervalo os “bleus” perdiam por 2-0, um resultado que terá enfurecido o selecionador nacional, Didier Deschamps.
De acordo com o diário desportivo L’Équipe, a ira de Deschamps foi tal que o técnico até se terá lesionado no polegar da mão direta após um (literal) murro na mesa.
Mais precisão nos passes, mais precisão nas escolhas. Não estão a jogar compactos. Aproximem-se mais uns dos outros. Vocês não estão aí! Não ganham segundas bolas. Não estão a jogar uma final do Mundial”, terá gritado o selecionador francês.
As imagens no começo da 2.ª parte são elucidativas: Deschamp regressou dos balneários com uma ligadura no polegar direito, corroborando a história do L’Équipe.
O discurso parece ter surtido efeito: liderados por um hat-trick de Kylian Mbappé, a França recuperou de uma desvantagem de dois golos (nos noventa minutos) e empatou a partida quase no final do prolongamento (altura em que esteve a perder por 3-2) e acabou por levar o jogo aos penáltis.
A sorte acabou mesmo por sorrir aos argentinos, mas ainda assim os gauleses foram na mesma recebidos em clima de festa na segunda-feira por milhares de adeptos na Praça da Concórdia, em Paris. Deschamps e os jogadores apareceram ao público francês perto das 21h40 (20h40 horas de Lisboa) no Hotel Crillon, perto dos Campos Elísios, numa multidão de milhares que entoava “obrigado les bleus“.