Acompanhe aqui o liveblog sobre o mau tempo em Portugal

O presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Miguel Miranda, afirma que se prevê um “desagravamento” das condições meteorológicas durante a tarde desta terça-feira. Contudo, no fim de semana a situação vai voltar a intensificar-se.

Temos de começar já a avisar que está previsto um novo episódio de chuva intensa, praticamente em cima do Natal”, alertou esta terça-feira Miguel Miranda, em declarações à CNN Portugal.

Devido à forte precipitação, o IPMA pede cuidado para as viagens que os portugueses irão realizar no fim de semana.

“A planificação das viagens que muitos portugueses fazem durante esta época deve ser feita com toda a prudência necessária — de forma a não termos situações de risco significativo nas estradas de 24 para 25”, explica o responsável.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O presidente do IPMA pede ainda que se utilizem os períodos de melhor meteorologia para se realizarem as deslocações e que, mesmo nesses períodos, se conduza com cuidado.

Os dados exatos da pevisão só mais perto dos dias é que se poderão coonhecer, mas, de qualquer maneira, Miguel Miranda avisa que o agravamento da precipitação forte está previsto para todo o país, mas com especial incidência “no Centro e Norte” do continente.

Através do site do IPMA é possível confirmar que nos dias de Natal todos os distritos do continente deverão ser afetados pela chuva.

Durante esta terça-feira vai ocorrer um desagravamento do mau tempo, mas isso “não quer dizer que não haja uma situação ou outra em particular com rajadas de vento de velocidade significativa”. No entanto, “a seguir, tudo vai entrar em normalidade de inverno”, disse o presidente do IPMA à CNN Portugal.