A Turquia protestou esta terça-feira contra uma alegada interferência grega num exercício tático das forças aéreas turcas e da NATO realizado na segunda-feira, no espaço aéreo internacional sobre o mar Egeu.

Em comunicado, o Ministério da Defesa turco disse que os aviões de guerra gregos tentaram impedir o treino militar, mas falharam face resposta de Ancara.

“Os aviões de combate e apoio da nossa força aérea e os aviões Awacs encomendados pela NATO realizaram, na segunda-feira, um exercício tático denominado Nexus ACE no espaço aéreo internacional sobre o mar Egeu”, adianta o ministério, sublinhando que “todos os aliados foram notificados com 24 horas de antecedência”.

De acordo com o jornal turco Sabah, participaram no exercício 14 caças F-16, um avião E3-A Awacs, um avião de alerta e controlo, um avião-tanque KC-135 e um avião Casa de busca e salvamento da força aérea turca.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Embora a aviação grega tenha tentado impedir a missão, a força aérea turca concluiu a sua tarefa com sucesso“, garantiu o ministério turco.

Os aviões de guerra turcos e gregos envolvem-se frequentemente em incidentes no mar Egeu, já que os dois países disputam os limites dos respetivos espaços aéreos, principalmente na zona das ilhas gregas mais próximas da costa turca.

O incidente de segunda-feira, do qual Ancara acusa Atenas, seria o segundo do tipo na última semana, e ambos se somam a uma longa lista de atritos militares entre os dois países vizinhos e parceiros da Aliança Atlântica.

Nos primeiros oito meses de 2022, o Ministério da Defesa turco registou 1.123 violações gregas do que Ancara considera o seu espaço aéreo ou águas territoriais.

A Turquia também acusa a Grécia de colocar armamento nas ilhas do mar Egeu mais próximas da costa turca, quando existe um compromisso de as manter desmilitarizadas.