“A canção é tocada cinco mil vezes por dia. Sentíamos que tínhamos de fazer alguma para apoiar as pessoas que sofrem como nós.” As palavras são de Tomas e Hannah Mazetti, um casal que vive na Suécia, que têm uma missão de vida: impedir que a canção natalícia “Last Christmas”, da banda britânica Wham, volte a ser reproduzida.

Para que tal se concretize, o casal elaborou um plano: comprar os direitos de autor da música. “Alguém nos disse que teoricamente era possível comprar os direitos da canção — e depois tirá-la de todas as plataformas de streaming”, afirmou Hannah Mazetti citada pelo New York Post.

O casal lançou uma campanha de crowdfunding para comprar os direitos da canção e, até ao momento, já conseguiu reunir 62 mil dólares (cerca de 58 mil euros) — após doações de 327 pessoas — para alcançar o objetivo. Contudo, precisam de reunir 15 milhões de dólares (cerca de 14 milhões de euros) para conseguirem negociar com a editora Warner Chappell Music UK.

Ressalvando que não odeia a banda Wham, Hannah destacou ainda que já tem planos para caso consiga angariar o valor: atirar a gravação da canção para uma central finlandesa onde são depositados resíduos radioativos, onde ficará “pelo menos dois milhões de anos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O motivo para tanto ódio? Hannah ressalva que não odeia a banda britânica, salientando que a animosidade para a “Last Christimas” começou quando trabalhava num café em Oxford. O dono do estabelecimento criou uma playlist — e a música dos Wham tocava incessantemente.

“Estava a estudar inglês e trabalhar muito para pagar as contas. O dono do café gravou um CD com um número de hits”, recorda Hannah, que diz que a música “Last Christmas” tocava cerca de 111 vezes. Como “só aparecia de vez em quando”, o chefe “não tinha noção da agonia que causava ao resto da equipa”.

Sobre a reação das pessoas relativamente a esta missão, Hannah conta que há algumas que “amam ouvir esta canção 500 vezes por dia”, mas,  para esta mulher de 33 anos, são “inimigas”.

“Muitos dizem que há canções piores que nunca mais deveriam ser reproduzidas antes desta — como a “All I Want For Christmas Is You” da Mariah Carey”, refere Hannah, que, contudo, discorda. Para ela, “Last Christmas” é muito pior.