Carla Alves, a nova secretária de Estado da Agricultura, tem várias contas — conjuntas com o marido — arrestadas. A notícia é avançada pelo Correio da Manhã. Segundo o jornal, a Polícia Judiciária está a investigar o marido da governante, Américo Pereira, antigo presidente da Câmara Municipal de Vinhais.
Nova vaga de secretários de Estado feita com “prata da casa”
O segredo bancário foi levantado e a PJ constatou que nas contas do casal entrava muito mais dinheiro do que o que era declarado. Segundo o CM, que teve acesso à acusação, entre julho e dezembro de 2013 o casal declarou vencimentos de 44 mil euros, mas entraram nas contas 54 mil euros. Em 2014, foram declarados 135 mil euros, mas depositados 180 mil. O padrão manteve-se nos anos seguintes e, em 2018, apesar de terem sido declarados 159 mil euros passaram 228 mil euros pelas contas bancárias.
Em causa, para o Ministério Público — que pediu o julgamento de Américo Pereira — está o crime de corrupção ativa e prevaricação.
Antes de ser nomeada, substituindo Rui Martinho, Carla Alves era diretora regional de Agricultura e Pescas do Norte desde dezembro de 2018. A tomada de posse aconteceu nesta quarta-feira.