Márcio Freire, um surfista de ondas gigantes, morreu esta quinta-feira na Praia do Norte, na Nazaré, quando se encontrava a praticar surf. A Capitania do Porto da Nazaré não divulgou a identidade da vítima no comunicado inicial, mas o Observador confirmou que se trata do conhecido surfista, que era conhecido como “Mad Dog”.

À agência Lusa,  o comandante da Capitania da Nazaré, Mário Lopes Figueiredo, descreveu que “era um surfista experiente, de nacionalidade brasileira, que terá caído durante a prática do surf”. Na altura que foi noticiada a morte, fonte da Câmara Municipal também não revelou a identidade da vítima, indicando tratar-se apenas de um “pioneiro” no surf de ondas gigantes.

De acordo com o capitão do Porto da Nazaré, no distrito de Leiria, o homem “foi rebocado para a praia por um colega numa mota de água, já em paragem cardio-respiratória”, tendo sido socorrido de imediato na praia pelos nadadores-salvadores que integram o dispositivo de apoio ao surf rebocado e, de seguida, pelos tripulantes de uma ambulância do INEM, acionada para o local.

“Lamentavelmente, nenhuma das manobras de suporte de vida teve sucesso, acabando o óbito por ser declarado no local”, disse ainda Mário Lopes Figueiredo, registando assim, “a primeira morte ligada ao surf nas ondas grandes da Praia do Norte”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O alerta para o acidente foi dado às 16h16 e no local estiveram operacionais do INEM, dos Bombeiros das Nazaré e da Autoridade Marítima. O corpo foi transportado para o Instituto de Medicina Legal de Leiria.

Nas redes sociais, já circulam as homenagens a Márcio Freire. Fred Pompermayer, um fotógrafo da modalidade, partilhou imagens do surfista baiano na rede social Instagram. “Hoje perdemos um grande homem, um amigo muito bom e um surfista lendário, Márcio Freire. Ele era um espírito tão alegre, sempre de sorriso na cara”, escreveu. “Vamos para sempre sentir a sua falta. Descansa em paz, meu amigo.”

Outro dos amigos lamenta a morte do amigo também no Instagram. “Tanta gente a surfar essa onda da Nazaré sem experiência nenhuma… logo você, casca grossa, um dos maiores big riders [surfista de ondas grandes] que já vi, destemido e talentoso (…)”.

Márcio Freire nasceu no Brasil e era um nome conhecido na comunidade surfista. Em 2015 teve um susto no Havai, quando surfava uma onda. Freire começou a surfar quando ainda era jovem e as aventuras com a prancha de surf até valeram um documentário — “Mad Dogs”.

Realizado por Roberto Studart, o documentário de 75 minutos conta com o trio de “Mad Dogs” originais — Danilo Couto, Márcio Freire e Yuri Soledade. O trio mudou-se para o Hawai no final dos anos 90, com o objetivo de surfar as maiores ondas do mundo.

(Atualizada às 21h04)