O treinador do Sporting disse este sábado acreditar que pode vencer o Benfica, no dérbi da 16.ª jornada da I Liga de futebol, no domingo, e garantiu que, tal como no ano passado, voltaria a apostar na sua equipa.

Em conferência de imprensa, na Academia de Alcochete, o Rúben Amorim reconheceu “a distância para os rivais e principalmente para a Liga dos Campeões”, mas frisou que, para os leões, um jogo com o Benfica “está sempre quente” e que no seu pensamento podem ganhar ao rival, “seja em Alvalade ou na Luz”.

“Esse é o pensamento que os jogadores têm de ter. Se olharmos ponto a ponto, onde é que perdemos esses pontos, nós poderíamos ter ganho esses jogos e já não teríamos essa distância. Mas isso vale o que vale, não adianta pensar nisso. Nós somos capazes de vencer o Benfica e eu acredito que podemos vencer qualquer jogo”, afirmou.

Na época passada, o Sporting venceu no Estádio da Luz por 3-1 e Amorim usa essa diferença de momentos das equipas para “agarrar os jogadores e toda a gente no clube”, lembrando que “daqui a dois ou três meses as posições podem estar invertidas”, apesar do aparente melhor momento dos ‘encarnados’.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Eu aposto sempre na minha equipa. Aposto sempre que nós vamos vencer os jogos. Principalmente [tendo] uma equipa talentosa, que nem sempre é consistente, mas quando está num dia bom pode vencer qualquer equipa. É mesmo nesse ponto que os jogadores têm de pensar”, vincou o técnico.

Para Amorim, de resto, esta é “claramente a melhor equipa” do Benfica desde que chegou aos ‘leões’, “porque aumentou muito a velocidade a defender e a atacar”, fruto do trabalho de Roger Schmidt que, considerou, “é um excelente treinador”.

Veio dar muita velocidade à equipa do Benfica e os treinadores são todos competitivos, mas acredito que a nossa equipa pode vencer toda a gente e que eu, como treinador, posso ser melhor que todos eles. Depende da fase, portanto, a apostar, apostaria claramente no Sporting”, insistiu Rúben Amorim.

Além disso, e apesar de reconhecer a distância para os rivais e para os lugares de acesso à Liga dos Campeões, Amorim quer a equipa focada apenas no próximo jogo e em melhorar “no que tem de melhorar”.

“Se estamos a pensar já à frente, no que é que vai acontecer no fim do ano, no que acontece se não formos à Liga dos Campeões, vamos perder o foco do jogo. É ir a jogo e nós temos sempre de ganhar. Independentemente de jogarmos na Luz, temos de ganhar este jogo, como tínhamos de ganhar ao Marítimo“, advertiu.

Leões perdem-se no caminho Marítimo para a vitória (a crónica do Marítimo-Sporting)

O Sporting visita o Benfica no domingo, em partida da 16.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, com início marcado para as 18h00, no Estádio da Luz, em Lisboa, e arbitragem de Artur Soares Dias, da associação do Porto.

A equipa orientada por Rúben Amorim chega ao primeiro dérbi desta época no quarto lugar da classificação, a 12 pontos do adversário, que lidera o campeonato, a seis do segundo classificado, o Sporting de Braga, e a cinco do FC Porto, que ocupa o terceiro lugar.