Venceu o Vista Curta e em Vila do Conde. Ganhou em Valladolid, Clermont-Ferrand, Chicago e Cannes (onde também já tinha feito história ao ser a primeira curta de animação portuguesa a conseguir tal distinção). E está agora nomeado para o Óscar de Melhor Curta Metragem de Animação. Trata-se de “Ice Merchants”, filme de João Gonzalez estreado no ano passado e é o primeiro filme português a concorrer nos prémios de Hollywood.
Conta a história de um pai e um filho que todos os dias saltam do alto de um penhasco, onde vivem, para chegarem até à vila onde vendem o gelo que apanham. Depois, precisam de voltar a subir e repetir tudo outra vez. Mas pelo meio acontece uma história de família, são 14 minutos de encanto visual para ilustrar uma relação de proximidade afetiva e distância geracional.
[o trailer de “Ice Merchants”:]
Ao Observador, João Gonzalez diz que esta “é uma possibilidade para espalharmos o nosso trabalho e para que mais ouçam e vejam a animação portuguesa. Mesmo para os media portugueses. Para que tudo esteja mais a par da qualidade do cinema português. Acho que essa é a maior satisfação. Chegar a mais gente.”
“Ice Merchants”, com produção maioritária de Bruno Caetano, da Cola Animation, Michael Proença, da Wild Stream, e a Royal College of Art, é a segunda curta de animação realizada por um português nomeada para os Óscares, depois de “Feral”, de Daniel Sousa, em 2014.
Nas contas totais, “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo”, de Daniel Kwan e Daniel Scheinert, é o filme mais nomeado deste ano, concorrendo para 11 estatuetas, incluindo Melhor Filme, Realização, Argumento Original e inscrevendo três atrizes e um ator nas categorias de representação. Seguem-se “Os Espíritos de Inisherin”, de Martin McDonagh, e “A Oeste Nada de Novo”, de Edward Berger, ambos com nove nomeações, “Elvis” com 8, e “Os Fabelmans”, de Steven Spielberg, com 7.
Entre as marcas que podem ser atingidas nesta edição dos Óscares conta-se a do compositor e maestro John Williams, que é agora o mais velho nomeado de sempre e está lançado para ser o mais velho vencedor de uma categoria competitiva (ou seja, sem contar com distinções honorárias) da história dos Óscares. Até à data, tal feito foi conseguido por três pessoas: Ann Roth, que venceu o Óscar de Melhor Guarda Roupa por “Ma Rainey: A Mãe dos Blues”, o argumentista James Ivory por “Chama-me Pelo Meu Nome” e a realizadora Agnès Varda, por “Olhares, Lugares”. Todos tinham 89 anos quando venceram.
Entre as surpresas conta-se a ausência de James Cameron dos nomeados para Melhor Realização (“Avatar: O Caminho da Água” está nomeado para Melhor Filme); a exclusão de “Nope”, de Jordan Peele, filme que conseguiu reunir um razoável consenso entre crítica e público (que respondeu com generosidade nas bilheteiras, sobretudo as americanas); a nomeação de Judd Hirsch na categoria de Melhor Ator Secundário, apesar de participar durante pouco mais de 10 minutos em “Os Fabelmans” (ainda assim, mais do que Judi Dench deu a “A Paixão de Shakespeare”: 8 minutos bastaram para um Óscar de Melhor Atriz Secundária); “A Voz das Mulheres”, de Sarah Polley, na corrida para Melhor Filme; ou a inclusão de Paul Mescal entre os nomeados para Melhor Ator, pela sua prestação em “Aftersun”.
A votação, lembra o jornal britânico The Guardian, é feita por quase 9500 membros da Academia de Artes e Ciências do Cinema, um número que aumentou nos últimos anos, procurando abranger um espectro demográfico mais amplo. Neste momento, 81% das pessoas que votam são brancas e 67% são homens.
A cerimónia dos Óscares acontece a 12 de março e vai ser apresentado por Jimmy Kimmel. Tanto apresentador como produtores vão enfrentar o desafio dos últimos anos: o constante desinteresse por parte do público face à transmissão televisiva dos Óscares (que no ano passado foi apresentada por Amy Schumer, Wanda Sykes e Regina Hall e teve como “ponto alto” a agressão de Will Smith sobre Chris Rock) e o correspondente reflexo nas audiências. Kimmel regressa e serve de anfitrião pela terceira vez. Ocupou o lugar em 2017 e 2018, conseguindo neste último uma das melhores prestações nas audiências dos anos mais recentes.
Veja aqui a lista com os nomeados em todas as categorias:
MELHOR FILME
“Top Gun: Maverick”
“Os Fabelmans”
“Os Espíritos de Inisherin”
“Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo”
“Tár”
“Elvis”
“A Oeste Nada de Novo”
“O Triângulo da Tristeza”
“A Voz das Mulheres”
“Avatar: O Caminho da Água”
MELHOR REALIZAÇÃO
Steven Spielberg, “Os Fabelmans”
Martin McDonagh, “Os Espíritos de Inisherin”
Todd Field, “Tár”
Daniel Kwan e Daniel Scheinert, “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo”
Ruben Ostlund, “O Triângulo da Tristeza”
MELHOR ATRIZ
Michelle Yeoh, “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo”
Cate Blanchett, “Tár”
Ana de Armas, “Blonde”
Andrea Riseborough, “To Leslie”
Michelle Williams, “Os Fabelmans”
MELHOR ATOR
Austin Butler, “Elvis”
Brendan Fraser, “A Baleia”
Colin Farrell, “Os Espíritos de Inisherin”
Bill Nighy, “Living”
Paul Mescal, “Aftersun”
MELHOR ATRIZ SECUNDÁRIA
Angela Bassett, “Black Panther: Wakanda Para Sempre”
Kerry Condon, “Os Espíritos de Inisherin”
Jamie Lee Curtis, “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo”
Hong Chau, A Baleia
Stephanie Hsu, “Tudo em todo o lado ao mesmo tempo”
MELHOR ATOR SECUNDÁRIO
Ke Huy Quan, “Tudo em todo o lado ao mesmo tempo”
Brendan Gleeson, “Os Espíritos de Inisherin”
Barry Keoghan, “Os Espíritos de Inisherin”
Judd Hirsch, “Os Fabelmans”
Brian Tyree Henry, “Causeway”
MELHOR CURTA DE ANIMAÇÃO
“The Flying Sailor”
“The Boy, the Mole, the Fox and the Horse”
“Ice Merchants”
“My Year of Dicks”
“An Ostrich Told me the World is FAke and I Think I Believe It”
MELHOR CURTA METRAGEM
“An Irish Goodbye”
“The Red Suitcase”
“Night Ride”
“Le Pupille”
“Ivalu”
MELHOR CURTA DOCUMENTAL
“How Do You Measure a Year?”
“Strangers at the Gate”
“Haulout”
“The Martha Mitchell Effect”
“The Elephant Whisperers”
MELHOR FILME INTERNACIONAL
“A Oeste Nada de Novo”
“Close”
“Argentina, 1985”
“The Quiet Girl”
“Eo”
MELHOR DOCUMENTÁRIO
“All That Breathes”
“Navalny”
“Fire of Love”
“A House Made of Splinters”
“All the Beauty and the Bloodshed”
MELHOR CANÇÃO
“Naatu Naatu” (“RRR”)
“Lift Me Up” (“Black Panther: Wakanda Para Sempre”)
“Applause” (“Tell it Like a Woman”)
“This is a Life” (“Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo”)
“Hold My Hand” (“Top Gun: Maverick”)
MELHOR BANDA SONORA
“Babilónia”
“A Oeste Nada de Novo”
“Os Fabelmans”
“Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo”
“Os Espíritos de Inisherin”
MELHORES EFEITOS VISUAIS
“A Oeste Nada de Novo”
“Black Panther: Wakanda Para Sempre”
“Avatar: O Caminho da Água”
“Top Gun: Maverick”
“Batman”
MELHOR SOM
“Top Gun: Maverick”
“Avatar: O Caminho da Água”
“Elvis”
“A Oeste Nada de Novo”
“Batman”
MELHOR CARACTERIZAÇÃO
“Batman”
“Elvis”
“A Oeste Nada de Novo”
“A Baleia”
“Black Panther: Wakanda Para Sempre”
MELHOR MONTAGEM
“Top Gun: Maverick”
“Tár”
“Elvis”
“Os Espíritos de Inisherin”
“Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo”
MELHOR GUARDA-ROUPA
“Black Panther: Wakanda Para Sempre”
“Elvis”
“Um Sonho em Paris”
“Babilónia”
“Tudo em todo o lado ao mesmo tempo”
MELHOR FOTOGRAFIA
“A Oeste Nada de Novo”
“Top Gun: Maverick”
“Elvis”
“Tár”
“Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo”
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
“Elvis”
“Os Fabelmans”
“Avatar: O Caminho da Água”
“Babilónia”
“A Oeste Nada de Novo”
MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO
“Pinóquio”
“Marcel the Shell With Shoes On”
“Turning Red”
“O Gato das Botas: O Último Desejo”
“The Sea Beast”
MELHOR ARGUMENTO ADAPTADO
“Living”
“A Voz das Mulheres”
“A Oeste Nada de Novo”
“Top Gun: Maverick”
“Glass Onion”
ARGUMENTO ORIGINAL
“Os Espíritos de Inisherin”, Martin McDonagh
“Tudo em todo o lado ao mesmo tempo”, Daniel Kwan, Daniel Scheinert
“Tár”, Todd Field
“O Triângulo da Tristeza”, Ruben Östlund
“Os Fabelmans”, Tony Kushner, Steven Spielberg