Cinco polícias de Memphis, nos Estados Unidos, foram acusados de homicídio em segundo grau pela morte de Tyre Nichols, um jovem afro-americano que morreu três dias após uma violenta operação de trânsito, de acordo com registos divulgados esta quinta-feira.

Os registos ‘online’ do gabinete do xerife local mostram que os polícias Tadarrius Bean, Demetrius Haley, Emmitt Martin III, Desmond Mills Jr. e Justin Smith, também eles afro-americanos, estão já sob custódia.

Todos os cinco são acusados de homicídio em segundo grau, agressão agravada, sequestro agravado, má conduta oficial e opressão oficial.

Homicídio em segundo grau é um crime punível com pena de prisão que pode variar entre 15 a 60 anos de acordo com a lei do Tennessee, estado onde ocorreu o crime.

Os cinco polícias foram considerados “diretamente responsáveis pelo abuso físico de Tyre Nichols”, de 29 anos, e foram demitidos do cargo na semana passada. Contudo, o diretor da polícia de Memphis, Cerelyn Davis, indicou que outros agentes estão também sob investigação por violarem as normas do departamento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O padrasto da vítima mortal, Rodney Wells, disse à agência Associated Press que ele e a mãe de Nichols pressionaram por acusações de homicídio em primeiro grau, mas “estão confortáveis” com as acusações interpostas.

“Existem outras acusações, então estou confortável com isso”, disse, mostrando satisfação com o facto de as autoridades terem agido rapidamente no caso.

O chefe da polícia de Memphis classificou as ações dos cinco polícias envolvidos na detenção violenta de Nichols de “hediondas, imprudentes e desumanas” e fez um apelo aos moradores da cidade para protestarem pacificamente quando o vídeo da detenção for divulgado ao público.

“Não se trata apenas de uma falha profissional. Esta é uma falha de humanidade básica em relação a outro indivíduo”, disse o diretor da polícia em comunicado.

O vídeo da detenção de Nichols foi mostrado à família do jovem, mas não foi divulgado, embora as autoridades locais tenham prometido fazê-lo em breve.

A morte de Tyre Nichols ocorreu em 10 de janeiro, após ser severamente espancado na sequência de uma operação de trânsito por condução imprudente em 07 de janeiro, quando regressava a casa após ter estado num parque.

Um advogado da família disse que o vídeo mostra o jovem a ser espancado pelos polícias como uma “pinhata humana”. Nichols foi hospitalizado em estado crítico, mas não resistiu à brutalidade dos agentes.

“Mais uma vez, estamos a ter provas do que acontece com pessoas negras e mulatas em simples paragens de trânsito. Uma pessoa não deve ser morta por causa de uma simples paragem de trânsito”, disse o advogado.