A premissa já se tornou um hábito: uma noite fria de janeiro, uma cidade, um estádio construído para o Euro 2004 e duas das melhores equipas portuguesas a lutar pela terceira competição interna. Desde que a Taça da Liga foi reformulada e passou a incluir uma final four, em 2016/17, só Moreirense e V. Setúbal conseguiram intrometer-se nas finais disputadas por Benfica, FC Porto, Sporting e Sp. Braga. E este sábado, para não estragar a pintura, leões e dragões discutiam o título de Campeão de Inverno. 

Um título que, naturalmente, era encarado de forma distinta pelas duas equipas. Do lado do Sporting, que está no 4.º lugar do Campeonato e já foi eliminado da Taça de Portugal, a conquista da Taça da Liga poderia ser o único traço positivo de uma temporada que já se afigura complexa em termos de objetivos. Os leões já estão demasiado afastados da liderança da Liga, caíram da Liga dos Campeões para a Liga Europa e uma derrota na final da Taça da Liga seria o quase confirmar de uma época sem títulos — algo que não acontece desde 2019/20.

Ficha de jogo

Mostrar Esconder

Sporting-FC Porto, 0-2

Final da Taça da Liga

Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria

Árbitro: João Pinheiro (AF Braga)

Sporting: Adán, Pedro Porro, Gonçalo Inácio, Coates (Jeremiah St. Juste, 81′), Matheus Reis, Nuno Santos (Fatawu, 56′), Manuel Ugarte (Mateo Tanlongo, 84′), Morita (Arthur Gomes, 84′), Pedro Gonçalves, Marcus Edwards (Trincão, 81′), Paulinho

Suplentes não utilizados: Franco Israel, Ricardo Esgaio, Jovane, Chermiti

Treinador: Rúben Amorim

FC Porto: Cláudio Ramos, João Mário, Pepe (Fábio Cardoso, 90+4′), Marcano, Wendell (Zaidu, 79′), Stephen Eustáquio (Bernardo Folha, 89′), Uribe, Otávio, Pepê (Gonçalo Borges, 89′), Galeno, Taremi (Danny Loader, 90+4′)

Suplentes não utilizados: Diogo Costa, Gabriel Veron, Rodrigo Conceição, Toni Martínez

Treinador: Sérgio Conceição

Golos: Stephen Eustáquio (10′), Marcano (86′)

Ação disciplinar: cartão amarelo a Manuel Ugarte (32′), a Pepe (63′), a Paulinho (63′ e 72′), a Pedro Gonçaçlves (67′), a Wendell (67′); cartão vermelho por acumulação a Paulinho (72′)

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.