Uma cápsula radioativa desapareceu no dia 10 de janeiro, na Austrália, e foi esta quarta-feira encontrada. Durante uma semana, as autoridades procuraram uma cápsula minúscula, que tinha oito milímetros de comprimento e seis de diâmetro.

O anúncio foi feito esta manhã pelos serviços de segurança australianos e, de acordo com os serviços de emergência, citados pela BBC, “encontrar este objeto foi um desafio gigante, os grupos de busca encontraram, literalmente, a agulha no palheiro”.

Gigante mineira Rio Tinto lamenta ter perdido cápsula radioativa na Austrália

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta cápsula emite quantidades perigosas de uma substância radioativa chamada Césio-137 e pode provocar queimaduras, por exemplo. A quantidade de radiação que emite é equivalente a dez raio X. Pertence à empresa mineira Rio Tinto, que lamentou no início desta semana o desaparecimento desta cápsula.

A minúscula cápsula é então utilizada em operações de mineração e estava, no momento em que desapareceu, a ser utilizada na região de Kimberley. E é utilizada para medir a densidade do minério de ferro.

Tendo em conta as reduzidas dimensões desta cápsula, as autoridades australianas admitiram que poderiam demorar semanas até chegar a uma conclusão. E, desde o início da investigação que este caso foi tratado como um desaparecimento acidental e não como um crime.