Os portugueses estão a fazer mais renegociações de crédito, revelam dados do Banco de Portugal divulgados esta quinta-feira. A percentagem de novos créditos à habitação que advêm de renegociações aumentou para 22% em dezembro de 2022, quando no período homólogo era apenas 6%.

“A percentagem de contratos renegociados aumentou ao longo de 2022”, diz o Banco de Portugal, acrescentando que “no final do ano, estes contratos representavam 22% do total de novas operações de crédito para habitação própria permanente”.

Fonte: Banco de Portugal

Este será um resultado do aumentos rápido dos indexantes de crédito, que levaram os portugueses a explorar opções como o alargamento de prazos e a redução dos spreads.

O Banco de Portugal diz, também, que essa subida não está a levar a mais renegociações de crédito após incumprimento. “O peso dos contratos renegociados por incumprimento manteve-se ao longo do ano, situando-se em torno de 1% do total de novos empréstimos para habitação própria permanente”, afirma o supervisor financeiro.

Bancos “marcam” clientes se tiverem “dificuldades financeiras” e renegociarem o crédito

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR