Num ano particularmente difícil para a indústria automóvel, especialmente para as startups menos habituadas a lidar com os problemas relacionados com a produção e com fornecedores, a Rivian anunciou que, durante 2022, o seu primeiro ano completo de fabricação, apenas tinha conseguido montar 25.051 unidades da pick-up R1T, o primeiro modelo do construtor.
Além da R1T ser o primeiro – e até agora o único – veículo produzido pela Rivian, o construtor tem de lidar com os problemas de juventude da sua nova fábrica em Normal, no Estado de Illinois. Mas o construtor parece estar mais confiante para 2023, ao anunciar ter a linha de produção já a trabalhar a dois turnos, o que lhe permite fabricar 200 unidades por dia, aproximando-se dos 70.000 veículos/ano.
We recently added a second shift at our plant, which means we can build vehicles around the clock and continue to ramp production. Follow the link to experience life on the night shift through the eyes of Junior, a team member in General Assembly: https://t.co/EntpsDX7mf pic.twitter.com/B2ih4qe1Uf
— Rivian (@Rivian) January 27, 2023
A Rivian R1T é das pick-up eléctricas com maior potencial no mercado, não só pela potência que anuncia, como pela capacidade das baterias e a autonomia que asseguram. A isto há que somar soluções tecnológicas que surpreenderam o mercado e que foram prontamente copiadas, como é o caso da capacidade de realizar inversões de marcha como um tanque (girando sobre si mesma), ao fazer rodar as rodas de um lado num sentido e as do outro em sentido inverso. Este tipo de manobra, só possível em pisos com aderência reduzida, exige a montagem de quatro motores, um por roda e, pelas imagens reveladas pela concorrência, já foi adoptada pela Mercedes para o próximo Classe G eléctrico.
A Rivian espera agora em 2023 abrir o 3º turno na fábrica, para iniciar a produção do SUV R1S, que deverá igualar os 5,5 metros de comprimento da pick-up ao estar concebido sobre a mesma plataforma. O terceiro veículo da marca não se destina ao transporte de passageiros, mas sim de carga e tem como cliente exclusivo a Amazon. Trata-se da Rivian EDV, o furgão comercial que o construtor fabrica sob encomenda e do qual já entregou mais de 1000 unidades. A Rivian apresenta as previsões para 2023 neste vídeo: