Em atualização

A informação começou a circular em jornais portugueses, passou depois para meios internacionais mas com a citação do meio inicial, tornou-se depois num genérico “de acordo com a imprensa turca”, teve finalmente confirmação. “Sim, posso dizer que o Christian Atsu está atualmente no hospital em tratamento. Sei que tem um dos pés magoados mas não consigo dar mais informações de momento. Estamos muito felizes por tê-lo encontrado vivo”, anunciou Mustafa Özat, vice-presidente do Hatayspor. Depois da angústia, o alívio. Mas as horas foram passando sem informações. “Só quero ouvir a voz dele para acalmar. Fartei-me de chorar e rezar nas últimas horas”, pedia a irmã gémea, Christiana Atsupie. Algo que ainda não aconteceu.

Atsu saiu do banco, marcou o primeiro golo, decidiu jogo aos 90+7′. Horas depois, estava soterrado

Após as notícias que davam conta de que, além do ganês, também os jogadores Kerim Ali, Bertug Yildirim, Burak Öksüz e o tradutor do clube tinham sido resgatados, agora foi o próprio técnico do Hatayspor, Volkan Demiral, a desmentir a informação. “Por favor, não escrevam que ele sobreviveu sem terem a certeza. As pessoas têm família, têm esperança, têm tristezas e as dores vão aumentado… Ainda não há notícias do Atsu e do Taner Savut [diretor desportivo]. Acham que eu não partilharia a informação se eles estivessem no hospital? Já vivemos coisas muito difíceis. As pessoas estão a trabalhar dia e noite, espero que ambos sejam salvos. Toda a equipa refugiou-se junto das suas famílias”, explicou o ex-guarda-redes internacional.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Quando ouvimos que ele tinha sido levado para o Hospital Dortyol fomos até lá mas não havia nada. De momento aceitamos que o Taner e Atsu não foram encontrados, infelizmente”, reforçou também o médico do Hatayspor, Gürbey Kahveci, na última atualização sobre o jogador que passou pelo FC Porto e pelo Rio Ave nos anos de 2009 a 2013 entre outros clubes como Chelsea (onde nunca jogou) ou Newcastle. De recordar que Atsu tinha marcado o primeiro golo na Turquia este domingo, num livre nos descontos.

https://twitter.com/baranaaygun0/status/1623306550512087040

Antes, o agente de Christian Atsu, Nana Sechere, já tinha referido o mesmo cenário a uma rádio ganesa: por mais que tentasse entrar em contacto com todos os hospitais, continuava sem falar com o internacional de 31 anos. “”Para terem uma ideia, Hatay é uma cidade muito pequena e quase ninguém fala inglês. Neste momento está devastada e em estado de emergência. Isto significa que os hospitais estão cheios de gente, de pessoas feridas, de pessoas que estão a morrer. Mesmo que o Atsu esteja no hospital, não há forma de comunicar com ele. As linhas telefónicas estão em baixo, poucas pessoas conseguem contactar os membros do clube”, frisara o empresário do jogador antes das declarações de Volkan Demiral.

“Recebemos algumas notícias positivas de que Christian Atsu foi resgatado com sucesso de um edifício que colapsou e que está a receber tratamento”, tinha escrito no Twitter oficial a Federação de Futebol do Gana. “Estamos tranquilos ao saber que Christian Atsu, do Gana, está a recuperar no hospital após o devastador terremoto”, partilhou mais tarde num outro tweet feito pela Confederação Africana de Futebol.