O músico e produtor norte-americano Pharrell Williams foi nomeado esta terça-feira diretor criativo das coleções para homem da Louis Vuitton, anunciou a marca de luxo.
De acordo com a empresa, que pertence ao grupo francês LVMH, a nomeação tem efeitos imediatos, com Pharrell Williams a apresentar já a primeira coleção em junho na Semana da Moda para Homem em Paris.
Para a marca de luxo, Pharrell Williams é um “visionário” cujo universo criativo se estende da música, à arte e à moda, e que se tem firmado como “um ícone cultural universal ao longo dos últimos vinte anos“.
“A sua capacidade de esbater as fronteiras entre os diferentes universos que explora encaixa naturalmente da dimensão cultural da Louis Vuitton”, lê-se no comunicado da empresa e numa publicação na sua conta de Instagram.
Músico, compositor, produtor, que esteve na origem dos Neptunes e N.E.R.D., há muito que é tido como uma figura influente também na moda, pelas colaborações com a marca japonesa Nigo, a Adidas e Chanel. Pharrell Williams também já tinha colaborado ocasionalmente com a Louis Vuitton em 2004 e em 2008.
Na Louis Vuitton, Pharrell Williams, 49 anos, vai suceder no cargo a Virgil Abloh, que morreu em novembro de 2021 aos 41 anos. Abloh pode não ser uma figura reconhecida do grande público, mas no universo da moda tornou-se uma referência. Em março de 2018 Foi anunciado como o novo Diretor Criativo das criações masculinas da Louis Vuitton, e foi o primeiro designer negro a ocupar o cargo. Abloh era já um nome reconhecido na indústria. Era filho de imigrantes do Gana, cresceu em Chicago, nos EUA, e formou-se em engenharia civil e arquitetura. Trabalhou com o rapper Kanye West, fundou a sua marca própria, a Off-White, e era conhecido pelas várias parcerias que desenvolvia.
Do grupo francês de marcas de luxo LVMH, que em 2022 obteve os lucros mais altos da sua história, com 14.084 milhões de euros, fazem parte marcas como Louis Vuitton, Dior, Tiffany, Christian Dior, Bulgari, Kenzo e Moët & Chandon.