A concorrência leva as empresas a reduzir o preço quando querem vender uma maior quantidade de produtos, tornando-os mais competitivos face aos rivais. Daí que para penetrar num mercado tão agressivo como o chinês, para os veículos eléctricos, o gigante japonês Toyota se tenha visto obrigado a tornar o seu primeiro eléctrico mais atraente, baixando o preço em cerca de 30.000 yuan, aproximadamente 4060€.
Há cada vez mais fabricantes de automóveis a entrar nesta guerra de preços entre os veículos puramente a bateria, em que o cliente sai a ganhar, uma vez que passa a poder adquirir o mesmo veículo por um valor inferior. Só é de esperar que a Toyota, que tal como a Tesla iniciou esta redução de preços pelo mercado chinês, venha a alargar a estratégia a outros mercados. A começar pelo europeu, igualmente muito competitivo.
bZ4X é o primeiro eléctrico a bateria da Toyota e chega em 2022
O bZ4X, após este corte de 15%, passou a ser proposto no mercado chinês por 169.800 yuan, cerca de 23.063€, um valor substancialmente inferior ao praticado na Europa e nos EUA. O mesmo corte de 15% foi operado nas duas joint ventures que a Toyota possui na China, nomeadamente a GAC-Toyota e a FAW-Toyota.
Entre Outubro e Janeiro, o bZ4X apenas vendeu 3844 unidades na China, pelo que o construtor conta com um incremento na procura face ao novo preço mais acessível. O SUV eléctrico da Toyota é proposto no mercado chinês com duas capacidades distintas de bateria, com 50,3 e 66,7 kWh úteis, enquanto entre nós só a maior está disponível.