As chuvas intensas que estão a fustigar vários pontos no litoral do estado de São Paulo, no Brasil, já fizeram pelo menos 36 mortos e 550 desalojados. O temporal está a ser particularmente intenso no município de São Sebastião, onde há registo de 50 casas afetadas pelos deslizamentos de terras.

As equipas no terreno já conseguiram resgatar uma mulher em trabalho de parto na localidade de Maresias, em São Sebastião. De acordo com o portal G1, a mulher ficou isolada devido às fortes chuvas.

Chuvas fortes e deslizamentos de terra fazem pelo menos 36 mortos no litoral de São Paulo

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Polícia Militar de São Paulo conseguiu aceder à zona através do helicóptero Águia. O parto terá decorrido ainda no local e a mãe e o bebé foram transportados para o Hospital Regional do Litoral Norte, em Caraguatatuba. Segundo o G1, como apresentavam um quadro de saúde estável, foram transferidos para um hospital local.

Há ainda registo de outro resgate bem sucedido feito pela Polícia Militar. Uma criança de dois anos foi retirada dos escombros no bairro de Vila Sahy, em São Sebastião, também numa missão com recurso ao helicóptero Águia da Polícia Militar.

A menina, que ficou soterrada quando as chuvas fortes provocaram um deslizamento de terras, foi assistida pelos bombeiros e transportada também para o Hospital Regional do Litoral Norte. De acordo com o G1, não há indicação sobre o estado de saúde da criança.

Lula da Silva anunciou no domingo que vai viajar para a zona no litoral de São Paulo para acompanhar os esforços das autoridades para enfrentar as consequências do mau tempo.