O número de mortes na região litoral do estado de São Paulo, no Brasil, devido às fortes chuvas que se fazem sentir desde sábado, já vai em pelo menos 44, de acordo com fontes locais, citadas pelo portal de notícias G1.

Sabe-se que em São Sebastião, a 197 quilómetros de São Paulo, foram contabilizados 35 mortos, segundo o presidente da Câmara daquela cidade, Felipe Augusto. O governador de São Paulo referiu também que há até ao momento 40 desaparecidos naquela localidade. Já em Ubatuba, a 220 quilómetros de São Paulo, uma criança de 7 anos morreu num deslizamento de terras.

Ainda de acordo com o governo local, também citado pelo G1, mais de 550 pessoas deixaram as suas casas, havendo registo de 228 desalojados acolhidos por familiares e 338 encaminhados para zonas abertas para acolher as pessoas atingidas pelas fortes chuvas. Pelo menos 50 casas ruíram no bairro de Vila Sahy, em São Sebastião.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Tarcísio Gomes de Freitas, o governador do estado de São Paulo, decretou estado de calamidade nas cidades de São Sebastião, Ubatuba, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga. O governador decretou ainda três dias de luto ao nível estatal em memória das vítimas. Peço a Deus que conforte o coração dessas famílias. Seguiremos trabalhando e não descansaremos até que todos os desalojados e desabrigados estejam em segurança” disse, numa mensagem no Twitter.

Pelas 18h deste domingo (hora de Lisboa,) o presidente da Câmara de São Sebastião, Felipe Augusto, citado pelo portal de notícias G1, dava conta que os helicópteros de resgate entretanto acionados não estavam a conseguir chegar à zona mais crítica da cidade. O mesmo acontecendo com carros e barcos, estando os habitantes no local a fazer as buscas.

O autarca revelou que havia várias pessoas presas debaixo dos escombros de casas que foram destruídas pelo temporal e deslizamentos de terras. Uma criança de dois anos foi resgatada dos escombros de uma casa na tarde de domingo, no bairro Vila Sahy, em São Sebastião. De acordo com o G1, a criança foi transportada para o Hospital Regional do Litoralnorte, mas não há ainda informação sobre o estado de saúde da criança.

Em vários locais do litoral de São Paulo há falhas nas redes de abastecimento de água e de eletricidade, várias estradas cortadas e carros submersos. Há também registo de estações de tratamento de água afetadas pelas chuvas. Embora haja camiões cisterna disponíveis para fazer chegar água a hospitais e às zonas mais afetadas, é recomendado à população que economize água.

De acordo com a CNN Brasil, o Governo de São Paulo vai enviar ajuda humanitária para São Sebastião.

O Presidente Lula da Silva anunciou entretanto que vai viajar para a região afetada já esta segunda-feira, para acompanhar os esforços para enfrentar as consequências do mau tempo.