A sentença de Harvey Weinstein relativa à condenação por violação e agressão sexual, em Los Angeles, foi proferida pelo tribunal esta quinta-feira: o antigo produtor de Hollywood vai cumprir 16 anos de prisão. O ex-magnata já se encontra a cumprir uma pena de 23 anos de cadeia em Nova Iorque, à qual se soma a nova condenação. Ao todo, Weinstein enfrenta 39 anos de prisão. “Afirmo que sou inocente. Eu nunca violei ou agredi sexualmente Jane Doe 1”, declarou o ex-magnata, ao tribunal, citado pela agência de notícias AP.

Momentos antes, era a modelo, cujas acusações deram origem à condenação e cuja identidade nunca foi revelada, que falava: “Antes daquela noite eu era uma mulher muito feliz e confiante. Eu valorizava-me a mim e ao relacionamento que tinha com Deus”, declarou. “Estava animada com o meu futuro. Tudo mudou depois de o réu ter-me agredido brutalmente. Não há sentença de prisão longa o suficiente para desfazer o dano.”

Harvey Weinstein é considerado culpado por três agressões sexuais em Los Angeles

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em dezembro de 2022, Weinstein, ex-produtor de cinema, uma das figuras mais poderosas de Hollywood e um dos principais visados pelo movimento MeToo, foi condenado por violação e duas agressões sexuais contra uma modelo, identificada como Jane Doe 1, cujos relatos incluíram penetração sexual por objeto estranho, sexo oral forçado e agressão física num quarto de hotel em Beverly Hills, em fevereiro de 2013.

Os jurados absolveram Harvey Weinstein de agredir outra mulher e não chegaram a veredicto sobre se o ex-produtor violou e agrediu outras duas mulheres — entre as quais, Jennifer Siebel Newsom, atriz e produtora de cinema, casada com Gavin Newsom, governador da Califórnia.

Weinstein já está a cumprir uma pena de 23 anos de prisão, depois de ter sido considerado culpado de violação e agressão sexual, em 2020, em Nova Iorque.