Frio, chuva e stresse. Estes são alguns dos ingredientes que, conjugados, podem desafiar as nossas defesas naturais. A boa notícia é que existem formas de ajudar o seu sistema imunitário a estar apto no combate às doenças tão comuns na estação mais fria do ano. Uma delas é através da alimentação, mas não só. Tem dúvidas? Então leia o texto abaixo.
A alimentação e o sistema imunitário
Quando Hipócrates referiu a célebre frase “que o teu alimento seja o teu medicamento”, não foi por acaso. O considerado pai da medicina sabia bem a importância que a alimentação desempenha na saúde e bem-estar de todos nós. É por isso que devemos ter cuidado com aquilo que escolhemos para comer e as respetivas quantidades. Ao ingerirmos os alimentos certos, estamos a contribuir para o equilíbrio do nosso sistema imunitário, o guardião do nosso organismo contra as agressões externas. Ainda que tenhamos barreiras exteriores protetoras (como a pele, o nariz, a boca ou os olhos), quando algum vírus ou alguma bactéria consegue aceder ao nosso organismo, o sistema imunitário entra em ação. Primeiro, através dos macrófagos, que circulam no sangue. E, quando estas células precisam de ajuda, através dos leucócitos (os glóbulos brancos), que filtram as bactérias.
Devido à sua composição nutricional, há determinados alimentos que são excelentes aliados do sistema imunitário e que devemos, por isso, privilegiar.
10 alimentos que ajudam o sistema imunitário
Na hora de escolher os alimentos que vai consumir, lembre-se que aqueles que são considerados da época são os mais ricos em nutrientes. Mas dado, hoje, termos à nossa disposição vários alimentos de outras estações, aproveite e consuma-os, a bem do seu sistema imunitário.
1 Laranja, limão e kiwi
São ricos em vitamina C e têm propriedades antioxidantes. Evitam a oxidação das células e contribuem para o bom funcionamento do sistema imunitário, permitindo que este esteja mais bem preparado para combater agentes externos.
2 Pimentos vermelhos
São igualmente ricos em vitamina C, assim como em betacarotenos e em vitamina A.
3 Brócolos
Considerados um vegetal muito saudável, são uma fonte de vitaminas e minerais, como vitaminas do complexo A, C e E, assim como de fibras e antioxidantes. Para que possa obter o máximo de nutrientes deste alimento, cozinhe-o o mínimo possível. O seu sistema imunitário vai agradecer-lhe.
4 Alho
Bem presente da cozinha portuguesa, este alimento é um bom aliado das defesas, contendo nutrientes que ajudam ao adequado funcionamento do sistema imunitário. Adicione-o aos seus cozinhados, mas evite os refogados.
5 Espinafres
Contêm folato (também conhecido como ácido fólico ou vitamina B9), uma vitamina hidrossolúvel que participa na divisão celular e na síntese de aminoácidos. Além disso, os espinafres são ainda uma fonte de fibras, antioxidantes e vitamina C.
A correria do dia a dia e a vida moderna por vezes deixam pouca margem para fazermos a melhor alimentação para o nosso sistema imunitário. Mas é importante fazermos um esforço para ter uma alimentação saudável, variada e equilibrada, que nos traga todos os nutrientes de que necessitamos. Actimel é uma pequena garrafa que nos ajudará a consumir vitaminas (B9 e D) e minerais (ferro e zinco) todos os dias e que nos ajudarão a ter um normal funcionamento do nosso sistema imunitário.
Além disso, o tamanho da garrafa de Actimel torna-a fácil de manusear e de o levar consigo para qualquer lado (até na lancheira dos mais pequenos, sem ocupar grande espaço).
7 Amêndoas
São ricas em vitamina E, que contribui para a proteção das células contra o stress oxidativo, e vitamina B3 (também conhecida como niacina) que contribui para a redução do cansaço e da fadiga.
8 Sementes de abóbora
Por possuírem zinco, ajudam ao normal funcionamento do sistema imunitário.
9 Cogumelos
Apesar de haver várias espécies de cogumelos, havendo, assim, diferentes benefícios consoante cada uma, regra geral, os cogumelos são ricos em antioxidantes e selénio. Este último é particularmente importante para o sistema imunitário, tal como as vitaminas do complexo B, igualmente presentes nos cogumelos.
10 Carne de aves
Não é por acaso que tradicionalmente comemos canja de galinha quando estamos doentes. A carne de aves, como frango ou peru, é rica em vitamina B6, um importante nutriente para o bom funcionamento das defesas do nosso organismo.
Estamos certos de que com estas dicas, estará a contribuir para o bom funcionamento das suas defesas e a passar um inverno onde o seu sistema imunitário estará à altura dos desafios que lhe forem apresentados!