895kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Beiras e Serra da Estrela, das cinzas nasce a força

Este artigo tem mais de 1 ano

Natureza, cultura, história e sabores únicos numa região de enorme diversidade que demonstra uma resiliência sem igual.

i

Pedro Garganta

Pedro Garganta

No centro de Portugal há um destino que prova consecutivamente o poder auto regenerador da Natureza. Apesar dos graves incêndios que aqui deflagraram no ano de 2022, a beleza paisagística e extensa biodiversidade da região das Beiras e Serra da Estrela permanecem vivas. As zonas afetadas renascem com ainda mais vigor das cinzas, enquanto as zonas intocadas continuam a oferecer a quem as visita todos os benefícios físicos e mentais da natureza em estado puro.

Mas as Beiras e a Serra da Estrela são mais do que “apenas” magníficas paisagens naturais. Este território apresenta-se como um destino 360º, onde a natureza, a cultura, a gastronomia, a saúde e o bem-estar se traduzem em diversas propostas turísticas adequadas a todas as idades e preferências, espalhadas pelos 15 municípios – Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Guarda, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia e Trancoso – que compõem os seus cerca de 6.305 km2. Venha connosco conhecer a diversidade das Beiras e Serra da Estrela.

Natureza, Aventura e Bem Estar

Com ⅓ do seu território preenchido por Áreas Classificadas – Parque Natural da Serra da Estrela, Reserva Natural da Serra da Malcata, Paisagem Protegida da Serra da Gardunha, ZPE Vale do Côa e Reserva da Faia Brava – não há como negar a força da natureza na Serra da Estrela, cuja extraordinária beleza lhe garantiu o estatuto de Geopark Mundial da UNESCO em 2020.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entre encostas, florestas e vales, a água é aqui um elemento de força. Em Manteigas, o milenar Vale Glaciar serve de pista para a corrida do rio Zêzere rumo ao Tejo. Nas suas margens, encontrará verdadeiros tesouros naturais como o Covão d’Ametade e as cascatas do Poço do Inferno, enquanto em Seia terá a oportunidade de descobrir as cascatas do Poço da Broca. Em Cortes do Meio, na Covilhã, as 12 piscinas naturais lavam corpo e alma através de mergulhos refrescantes nas suas águas cristalinas ou simples momentos de contemplação. Se procura uma praia fluvial para aproveitar os dias mais quentes, junte ao roteiro a Praia Fluvial da Ratoeira em Celorico da Beira e a Praia Fluvial Pontes dos Juncais em Fornos de Algodres, ambas banhadas pelas águas do Mondego.

Pedro Garganta

Em Almeida, aproveite para libertar qualquer stress ou tensão nas termas locais (uma das cinco estâncias termais que se encontram no território das Beiras e Serra da Estrela), e em Barca d’Alva, Figueira de Castelo Rodrigo, dedique algum tempo a descobrir a fauna e flora a bordo de um barco na junção entre o rio Águeda e o rio Douro.

Se entre momentos de descontração e introspeção sentir necessidade de um pouco mais de adrenalina, seguramente terá muito com que se entreter nos mais de 150 quilómetros de trilhos de BTT que atravessam as Aldeias de Montanha e a Grande Rota das Aldeias Históricas (GR22). A alternativa às duas rodas serão as caminhadas pelos extensos percursos pedestres distribuídos pela Guarda e Manteigas, habitualmente percorridos pelos pastores e população serrana nas suas rotinas diárias.

Cultura e História

Do poder das suas paisagens naturais, passamos para a intensidade das suas tradições, costumes e herança histórica, que permanecem vivos em locais como Marialva em Mêda, e Sortelha no Sabugal, ambas integrantes da lista de 9 Aldeias Históricas (de um total de 12)  localizadas nas Beiras e Serra da Estrela. À descoberta de aldeias pitorescas, viste, a aldeia de Cidadelhe em Pinhel. Aproveite para explorar o Côa e disfrutar das paisagens em Bogalhal Velho.

Castelos medievais, uma secular herança judaica e arquiteturas singulares oferecem uma viagem às origens de Portugal, um pouco por todo o território . Perca-se no centro histórico da Guarda onde a Sé ocupa lugar de destaque, explore o Museu dos Descobrimentos e o Museu Judaico em Belmonte e atravesse as Portas D’el Rei em Trancoso para depois explorar as suas ruas floridas.

À rota das aldeias históricas juntam-se as Aldeias de Xisto como a Barroca e Janeiro de Cima, no Fundão, onde se poderá deixar encantar pelo contraste das cores escuras do xisto com os tons vivos das flores que decoram as suas ruas e as varandas. Na busca por um regresso, ainda que temporário, a um estilo de vida mais simples, descomplicado e puro, o destino a incluir no roteiro será a Aldeia de Montanha de Folgosinho, em Gouveia, inserida numa rede de 31 Aldeias de Montanha localizadas na região da Serra da Estrela.

Afastamo-nos agora da rusticidade das aldeias para seguir em direção ao centro da cidade da Covilhã, a primeira cidade a integrar a categoria Cidade Criativa do Design, no âmbito da Rede Cidades Criativas da UNESCO. Passeie pelas suas ruas ao sabor do Roteiro de Arte Urbana, admirando as obras espalhadas pelas paredes das casas locais usadas como telas, e visite o Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior para descobrir mais sobre artes, técnicas e materiais têxteis como o burel, feito de lã dos ovinos da Serra da Estrela.

Sensações e Sabores

A essência da Serra da Estrela traduz-se igualmente através de sabores únicos que deixam uma marca a quem os experiencia. Falar da gastronomia local implica obrigatoriamente uma referência ao seu mais famoso cartão de visita, o Queijo da Serra da Estrela, de sabor e textura intensos, produzido com leite de ovelha bordaleira, uma raça endógena na região.

À refeição, destacam-se os sabores fortes da carne de caça mas também do cabrito e do borrego. Saboreia-se a intensidade dos seus famosos enchidos e brinda-se com os vinhos da Beira Interior, do Dão e do Douro e com a famosa ginginha. Aqui não há lugar a restrições ou dietas: é impossível resistir às cerejas, às compotas, ao mel, às amêndoas, às castanhas e às sardinhas doces.

O calor das suas gentes, a profundidade das suas tradições, os sabores intensos da sua gastronomia, a relevância da sua História e a sua beleza natural continuam vivos nas Beiras Serra da Estrela. Das cinzas nasce um território ainda mais forte, acolhedor e envolvente.

De 1 a 5 de Março venha conhecer mais sobre as Beiras  e Serra da Estrela e os 15 municípios que a compõem na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa. A oportunidade ideal para começar a planear ao detalhe a sua próxima escapadinha ou período de férias dentro de Portugal.

Esta ação de promoção enquadra-se no Projeto Produtos Turísticos Integrados de Base Intermunicipal, desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, em parceria com o Turismo Centro de Portugal, cofinanciado pelo Portugal 2020, Centro 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

logo_turismo_centro

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.