O pior está para chegar. Se o frio voltou por estes dias e mantém, até meio da tarde deste sábado, metade do país — 11 distritos, de Leiria para cima — em alerta amarelo devido à neve, não só o resto do fim de semana vai ser ainda mais gelado, como a partir de segunda feira uma nova massa de ar frio, agora vinda do continente, acentuará as temperaturas baixas no interior, sobretudo as noturnas.

Os avisos para este frio intenso estão já no mapa do IPMA e são válidos a partir desta sexta, às 18h, estendendo-se, por enquanto, até segunda-feira às 15h. Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Aveiro, Bragança e Vila Real são os sete distritos que estão para já com alerta amarelo devido às baixas temperaturas. As mínimas descem logo no domingo, as máximas na segunda e na terça. Estes últimos dias de fevereiro vão estar assim abaixo da média para esta altura do ano e assim deve ser até pelo menos dia 5.

Este sábado ainda pode contar com alguma chuva à tarde, que cairá em forma de neve acima dos 600/800 metros a norte e 800/1000 metros a sul. É pouco provável que a neve chegue ao Alentejo e Algarve, às serras de Ossa e de Monchique, mas pode acontecer. Há ainda a possibilidade de trovoadas dispersas e queda ocasional
de granizo. Domingo a situação começa a mudar, já apenas com aguaceiros e neve só acima dos 1200/1400 metros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

E depois de um pequeno alívio, dá-se a chegada daquele frio seco que gela os ossos. A culpa será desta nova entrada de uma massa de ar frio, que agora virá de nordeste (ou seja, do lado do continente europeu) — massa de ar frio do Ártico. Ao contrário da atual, vinda de noroeste, do Atlântico Norte — massa de ar frio polar marítima –, que trouxe chuva e neve e que ainda afetará o nosso país no fim de semana (há previsão de chuva fraca e de neve até domingo), estaremos perante um frio seco e cortante, puxado a vento. Acentuará as baixas temperaturas noturnas no interior, sobretudo a partir de segunda.

Pelas previsões, já se pode ver como quarta-feira Lisboa vai estar com apenas 3ºC de mínima, o Porto com 2ºC e Braga 0ºC. À medida que se entra no interior, tudo piora. As noites em Bragança descerão aos -4ºC,  Guarda aos -6ºC, Coimbra e Portalegre aos -2ºC e Évora ficará positiva, com 1ºC.

A neve que terá caído deve manter-se ou transformar-se em gelo e há condições propícias para a formação de gelo e geada no interior do país. Não é possível ainda prever quanto tempo vai permanecer este frio, mas deverá entrar pelos primeiros dias de março. Só as ilhas escapam.