Depois de ter sido encontrada uma lista com os nomes das pessoas que estão a trabalhar no caso da Operação Admiral, foi decretada proteção policial especial para os juízes e procuradores do caso.

Segundo o Expresso, alguns suspeitos e pessoas próximas dos arguidos tinham a referida lista e, de acordo com fonte próxima do processo, “houve um conjunto de ameaças dirigidas a magistrados”.

Operação europeia contra fraude no IVA já com 24 detenções e apreensões de 67 milhões de euros

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este já foi considerado o maior esquema de fraude em relação ao IVA, colocado em prática na União Europeia — no total, colaboraram as autoridades de 17 países da Europa, além da Europol.

Este crime foi detetado em 2021, em Portugal, quando a Autoridades Tributária de Coimbra começou a investigar uma empresa que vendia equipamentos eletrónicos — computadores, telemóveis e tablets — através da internet. Nesta altura, as autoridades perceberam que se tratava de um esquema de fraude do IVA.

Foram detidas 14 pessoas e cinco ficaram em prisão domiciliária por suspeitas de crimes de fraude fiscal qualificada, associação criminosa, branqueamento de capitais e falsificação de documentos. O grupo vendia os equipamentos informáticos e ficava com os valores referentes ao IVA, que deveriam ser entregues ao Estados. O esquema funcionava com a abertura de pequenas empresas, mas também com a abertura de contas em seu nome, fazendo assim circular o dinheiro.