Saharat Sawangjaeng, tailandês de 25 anos caracterizado pelas autoridades como um dos “principais responsáveis pela epidemia de MDMA [ecstasy] em Bangkok”, foi detido na quinta-feira passada, na Tailândia. A história é particularmente insólita porque Sawangjaeng, que estava em fuga há três meses, se submeteu a cirurgias plásticas para parecer coreano e, assim, fugir às autoridades.

O homem foi detido num apartamento na capital tailandesa, segundo o Bangkok Post, citado pela Sky News. A BBC acrescenta que o traficante de droga se submeteu a várias cirurgias plásticas à cara (o El Mundo fala em três) para não ser identificado pelas autoridades. O homem, que adotou o nome coreano Seong Jimin, já não tinha “nenhum dos traços originais”, segundo as autoridades.

O major-general da polícia, Theeradej Thammasutee, caracterizou Saharat como um dos “principais responsáveis pela epidemia de MDMA [ecstasy] de Bangkok”. A polícia, que chegou até a Sawangjaeng quando investigava um circuito de droga na cidade, suspeita de que teria cúmplices. Testemunhas chegaram a descrevê-lo às autoridades como um “homem sul coreano atraente”. Saharat, que estava fugido há três meses, confessou ter encomendado a droga na dark web e pago com criptomoedas.

O suspeito já tinha sido detido anteriormente, uma vez por agressão, altura em que foram encontrados na sua posse 290 comprimidos de ecstasy e 2kg de narcóticos em forma líquida. Foi depois de conseguir fugir que foi submetido à cirurgia estética.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR