O governo brasileiro anunciou a criação de uma taxa extraordinária e temporária sobre as exportações de petróleo que será paga pelas empresas que produzem crude no país. A taxa de 9,2% irá ter a duração de quatro meses, até 30 de junho deste ano e poderá ter um potencial impacto de 50 milhões de euros na Petrogal Brasil, segundo um comunicado enviado pela Galp à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários.

A Galp opera na produção de petróleo no Brasil através da Petrogal Brasil onde controla 70% do capital, sendo os restantes 30% detidos pela Sinopec, empresa chinesa. O mercado brasileiro é o principal palco de produção de petróleo da empresa portuguesa que foi, por sua vez, o segmento de negócios que mais lucros gerou no ano passado.

Ainda que a Galp só controle 70% da Petrogal Brasil, os 50 milhões de euros reportados correspondem grosso modo ao impacto que a contribuição solidária por causa dos preços do petróleo, teve sobre os lucros do grupo em 2022 e que foi de 53 milhões de euros. A empresa tinha estimado no ano passado que esta taxa decidida na Europa, e que em Portugal será aplicada por dois anos, poderia custar até 100 milhões de euros.

Galp vai vender ativos de produção de petróleo em Angola por quase 800 milhões de euros. Atinge em 2022 lucros de 881 milhões

A taxa extraordinária brasileira foi anunciada esta terça-feira pelo ministro das Finanças do Governo de Lula da Silva, Fernando Haddad, e tem como objetivo compensar a perda de receita fiscal na gasolina e no etanol, combustíveis rodoviários.

Esta medida anunciada como provisória está a ser vista com preocupação por analistas do setor da energia que apontam para o risco de o petróleo brasileiro perder a competitividade no mercado internacional. Para além de abrir um precedente perigoso para outros setores exportadores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR