830kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Petrolíferas

Petrolíferas

Brasil: petrolíferas lançam extensão de 2 campos

A capacidade de produção da Petrobras e TotalEnergies será de 225.000 barris por dia por campo para a segunda fase do desenvolvimento, prevista para entrar em funcionamento "a partir de 2029".
BP

Lucros da BP caem 72,4% no 1.º trimestre

Apesar da queda dos lucros, a BP diz que está a "fazer progressos na estratégia" e a apostar na transformação digital e eficiência da cadeia de abastecimento.
Petrolíferas

EUA acusam 10 indivíduos de violar sanções

Os arguidos terão ocultado às empresas norte-americanas que as mercadorias se destinavam à Venezuela e à PDVSA, exportando-as para terceiros noutros países.
Galp

Resultados líquidos da Galp aumentam 13,7% em 2023

A Galp obteve resultados líquidos de mil milhões de euros em 2023, mais 13,7% do que em 2022, impulsionada por "sólido desempenho" do negócio, embora empresa estime redução de 13% no EBITDA deste ano.
Noticiário

8h. Galp. Lucros superam os mil milhões de euros

É uma subida dos lucros da petrolífera de 14% face aos 881 milhões registados em 2022. Ainda neste jornal, Presidente dos Estados Unidos recebe hoje o rei da Jordânia na Casa Branca.
BP

BP suspende tráfego nas rotas pelo Mar Vermelho

"À luz da deterioração da situação de segurança para a navegação no Mar Vermelho, a BP decidiu suspender temporariamente todo o tráfego [de navios] através do Mar Vermelho", anuncia em comunicado.
Tech Auto

Tesla vende 100 milhões em Superchargers à BP

Tesla e BP anunciaram um negócio curioso. A primeira vai fornecer à segunda Superchargers no valor de 100 milhões de dólares. Os carregadores serão utilizados nos EUA, para reforçar a rede BP Pulse.
BP

CEO da BP demite-se devido a relações com colegas

Gigante petrolífera britânica está a investigar as alegações e o próprio Bernard Looney admite que não revelou todas as relações que manteve com colegas. Histórias circulariam em grupos de WhatsApp.
Petrolíferas

TotalEnergies comprou Total Eren na totalidade 

Total Eran foi avaliada em 3,8 mil milhões de euros e será integrada na unidade de renováveis da TotalEnergies. Vai aumentar o resultado operacional líquido do setor elétrico em 160 milhões.
Noticiário

19h. Petrolíferas reforçam postos de combustível

Um reforço que vai funcionar essencialmente nos períodos noturnos, durante a semana em que decorre a JMJ. Ainda, STOP mostra-se a favor da reabertura das salas do centro comercial.
Energia Solar

Investimento em energia solar vai passar petróleo

A energia solar está a tornar-se uma verdadeira superpotência energética e cerca de 380 mil milhões de dólares do investimento mundial vão para a energia fotovoltaica, ultrapassando o petróleo.
Galp

Mesquita Nunes é o novo vice-presidente da Galp

Administrador não executivo da petrolífera desde 2019, Adolfo Mesquita Nunes assume agora o cargo de vice-presidente do conselho de administração da Galp, abaixo de Paula Amorim.
BP

BP passa de prejuízo a lucro de 7.475 milhões

Face ao prejuízo de 18.541 milhões de euros no mesmo período do ano passado, a BP contabilizou, até março, um lucro de 8.218 milhões de dólares, reduzindo a dívida líquida em 22,7%.
Petróleo

Saudi Aramco. Lucro recorde de 151 mil milhões

Números apresentados pela petrolífera são "o maior lucro de sempre". Resultados são apresentados como consequência da guerra na Ucrânia e as limitações à importação de petróleo e gás russo.
BP

BP: salário do líder executivo duplica em 2022

Bernard Looney mais do que duplicou o salário total, em 2022, para 11,3 milhões de euros, devido aos lucros recorde registados pelas empresas de petróleo e gás com o aumento dos custos de energia.
Petrolíferas

Multinacionais petrolíferas vão fornecer Sonangol

De entre 21 empresas convidadas a participar no concurso para fornecimento de combustível, a Sonangol recebeu oito propostas. A BP, do Reino Unido, e a Trafigura, de Singapura, foram as escolhidas.
BP

BP fala em perdas de mais de dois mil milhões

Apesar dos ganhos de dez mil milhões de euros no último trimestre, a BP registou perdas correspondentes a 2.312 milhões de euros. Perda contrasta com lucros de mais de sete milhões de euros em 2022.
Alterações Climáticas

Guterres quer responsabilizar petrolíferas

O líder da ONU chama a atenção para as consequências do aquecimento global, sublinhando que "muitas partes do nosso planeta deixarão de ser habitáveis" caso não sejam tomadas medidas de prevenção.
Petróleo

Saída da Rosneft leva BP a perder 13 mil milhões

A petrolífera BP anunciou perdas de 13.383 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, em resultado da sua saída da congénere russa Rosneft.
Empresas

Andy Brown sai da liderança da Galp no fim do ano

Andy Brown vai abandonar a liderança da petrolífera Galp no final deste ano, informou a empresa esta manhã. Sucessor deverá ser anunciado “antes de o ano terminar”.
Fact Check

Clima. Cientistas provam que não há emergência?

Uma “Declaração Mundial sobre o Clima” alega que não há emergência climática. No entanto, algumas das afirmações foram refutadas por especialistas e quem assinou não é cientista da área.
Combustível

Petrolíferas disposta a discutir taxa sobre lucros

A Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas está disposta a falar" com Governo sobre a taxação dos lucros extraordinários, mas pede soluções equilibradas que evitem "efeitos perversos" no futuro.
Economia

Lucro da Chevron sobe 301% no 1.º semestre

A empresa teve uma faturação de 117.686 milhões de dólares nos primeiros seis meses, mais 75% em relação ao período homólogo, à medida que aumentaram os preços das matérias-primas.
Petrolíferas

Exxon Mobil obtém lucro recorde no 1.º semestre

Entre janeiro e junho, a Exxon Mobil faturou 206.181 milhões de dólares, 62% acima do que tinha registado um ano antes, o que se deve ao elevado preço do petróleo e do gás e a um aumento da produção.
Partido Chega

Chega contra taxa sobre lucros extraordinários

André Ventura manifestou-se contra a criação de um novo imposto sobre os lucros extraordinários das empresas petrolíferas. Líder do Chega defende que solução é desconto aos consumidores.
Fact Check

Lula é acionista maioritário da Petrobras?

Publicação alega que há três ex-presidentes brasileiros acionistas maioritários da petrolífera, entre eles Lula da Silva. Mas é o Estado brasileiro que tem maior percentagem de ações da empresa.
PCP

PCP quer criar taxa sobre lucros das petrolíferas

O PCP instou o executivo a avançar com a taxa sobre os lucros extraordinários, depois de defender que os lucros de 420 milhões de euros da Galp no primeiro trimestre do ano causam "justa indignação".
Galp

Galp. Projeto no Brasil está a correr "muito bem"

A Galp diz que o projeto do campo de petróleo em Bacalhau, um dos investimentos no Brasil, está a correr "muito bem". A empresa prevê o aumento da produção de petróleo, com novas unidades.
Petrolíferas

ENI e Shell absolvidas de corrupção 

As petrolíferas ENI e Shell foram absolvidas no caso de corrupção que corria no tribunal de Milão por por falta de "provas relevantes". As empresas negaram sempre as acusações.
Guerra na Ucrânia

Biden pede aumento de produção às petrolíferas 

Presidente dos EUA escreveu aos presidentes da ExxonMobil, Chevron, BP America, Shell USA, Phillips 66, Marathon e Valero para pedir que aumentem a produção e baixem os preços.
Petrolíferas

Descida dos combustíveis "foi demasiado redutora"

O secretário-geral da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas garantiu que a descida dos combustíveis estimada "foi demasiado redutora" mas que não se passou nada de anormal.
Angola

Sonangol alienia oito concessões petrolíferas

Petrolífera estatal angolana anunciou a alienação parcial feita num concurso público limitado e sem ser revelado o valor do negócio.
Guerra na Ucrânia

Shell vai deixar os projetos com a Gazprom

"A nossa decisão de partir foi tomada com convicção", assegurou o diretor-geral da Shell, Ben van Beurden, num comunicado enviado à bolsa de Londres.
Guerra na Ucrânia

Saída da BP da Rosneft é mais do que economia

A Rosneft tornou-se a maior petrolífera da Rússia à boleia da ascensão de Putin. A britânica BP, agora, vai sair do capital da companhia russa. Mas isso é mais do que economia.
Arte

Galeria de Londres renuncia ao patrocínio da BP

O National Portrait Gallery juntou-se à lista de instituições culturais que quebraram as ligações a empresas petrolíferas. A BP diz estar "orgulhosa" por ter apoiado arte durante "mais de 30 anos".
Petrolíferas

Cepsa passa de perdas a lucros de 498 milhões

Presidente executivo diz que previsões para o resto de 2021 são "boas", apesar da volatilidade dos mercados energéticos e do aumento dos preços da energia na Europa.
BP

BP anuncia lucros de 4,51 milhões até setembro

Em 2020, no mesmo período, a BP tinha perdas de 18,65 mil milhões de euros. Receitas totalizaram 96,39 mil milhões de euros, mais 43,7% do que no mesmo período do ano passado.
Petrolíferas

Maior petrolífera do mundo lucra 26 mil milhões

A maior companhia petrolífera do mundo, a Saudi Aramco, anunciou um lucro de 30,4 mil milhões de dólares (26,3 mil milhões de euros) no terceiro trimestre.
Petrolíferas

Chevron regista lucro de 9.116 milhões de euros

A empresa teve um lucro líquido de 6.111 milhões de dólares (5.280 milhões de euros), quando no mesmo período do ano anterior tinha registado um prejuízo de 207 milhões de dólares.
Petrolíferas

Produção de petróleo e gás no Brasil bate recorde

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) brasileira referiu que foi o maior registo histórico de produção mensal no pré-sal em termos absolutos.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas