A empresa privada SpaceX enviou esta quinta-feira quatro astronautas da agência norte-americana NASA para a Estação Espacial Internacional, incluindo a primeira pessoa do mundo árabe a partir para uma estadia prolongada no espaço.

O foguetão Falcon foi lançado esta madrugada do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Florida. Na nave Dragon, que deverá chegar à Estação Espacial Internacional na sexta-feira, seguiram dois astronautas norte-americanos, um russo e um dos Emirados Árabes Unidos.

Cerca de 80 espectadores dos Emirados Árabes Unidos (EAU) assistiram no local ao lançamento da nave, que levava o astronauta Sultan al-Neyadi — a segunda pessoa dos Emirados a viajar para o espaço – para uma missão de seis meses.

11 fotos

No Dubai e em outros lugares dos EAU, escolas e escritórios assistiram em direto ao lançamento, que foi transmitido pelos media.

Um problema técnico havia forçado a empresa norte-americana SpaceX a cancelar no dia 27 de fevereiro o lançamento do foguetão.

A missão foi suspensa dois minutos antes do momento previsto para o lançamento, tendo a empresa comunicado que “não houve tempo para lidar com o problema que envolveu o sistema de ignição do motor”.

Estes astronautas substituirão uma tripulação norte-americana-russa-japonesa que está lá desde outubro.

O príncipe saudita Sultan bin Salman foi o primeiro árabe a ir ao espaço, a bordo do vaivém Discovery, em 1985.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR