Já foram encontrados os quatro cidadãos norte-americanos raptados na sexta-feira na cidade mexicana de Matamoros, no estado fronteiriço de Tamaulipas. De acordo com o New York Times, duas das vítimas foram encontradas mortas, e as outras duas vivas, sendo que uma destas está ferida.

A informação foi confirmada pelo governador de Tamaulipas, Américo Villareal, que falou por via telefónica durante a conferência de imprensa diária do Presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador. “Duas delas estão mortas, uma está ferida e a outra está viva”, revelou Villareal. As identidades das vítimas permanecem desconhecidas, sabendo-se apenas que os sobreviventes estão num local seguro e a receber assistência médica. “Ambulâncias e o resto do pessoal de segurança estão a caminho para prestar apoio” referiu o governante mexicano.

Horas depois, o Presidente mexicano confirmou que um dos suspeitos tinha sido detido. “Os responsáveis vão ser encontrados e punidos”, disse López Obrador, citado pela Associated Press.

Os quatro norte-americanos tinham desaparecido no México depois de atravessarem a fronteira com o estado do Texas, alegadamente para comprar medicamentos. Os quatro indivíduos — três homens e uma mulher  — foram raptados na sexta-feira passada após terem sido apanhados num tiroteio que vitimou um mexicano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os norte-americanos viajaram a bordo de uma carrinha branca com matrícula da Carolina do Norte para o México na sexta-feira quando foram atacados na cidade mexicana de Matamoros, logo depois de terem saído de Brownsville. Os quatro foram colocados noutro veículo por homens armados, tendo o seu paradeiro permanecido desconhecido por vários dias, durante os quais o FBI ofereceu 50 mil dólares (cerca de 47 mil euros) a quem encontrasse e devolvesse os norte-americanos.

Quatro americanos desaparecidos no México após terem sido apanhados num fogo cruzado entre cartéis