A BMW partilhou com os seus clientes algumas novidades em relação ao Série 5, o segundo modelo mais popular da gama, que a marca pretende lançar no mercado em Outubro. Mas os alemães aproveitaram agora para revelar alguns pormenores e, sobretudo, o i5 eléctrico, ainda que coberto por um manto. Segundo a BMW avança, potência não lhe vai faltar e o mesmo acontecerá com a versão M5.

O CEO da BMW, Oliver Zipse, garantiu que a próxima geração do Série 5 será apresentada em Outubro, na versão berlina, para a carrinha, denominada pelos alemães Touring, passar a estar disponível no início de 2024. O que está em linha com o que aqui antecipámos.

De A a Z: 68 novos carros que vai poder comprar (ou desejar) em 2023

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Zipse foi ainda mais longe, anunciando que não só o Série 5 será uma novidade em breve, como também a versão eléctrica deste modelo, o i5, será notícia. Para a BMW, que continua a utilizar a mesma plataforma para modelos com motor a combustão e para os eléctricos alimentados por bateria, produzir as versões que trocam os motores a gasolina por outros com acumuladores é mais fácil, rápido e barato. Daí que, à semelhança do que aconteceu com o i4, também o i5 vai ser proposto em várias versões, com a mais emocionante (e potente) a ser a i5 M, provavelmente apelidada M60 para se diferenciar, por cima, da M50 do i4.

Resta saber o que a BMW reservará para o i5 M60, tendo presente que o M50 do i4 já possui dois motores, um por cada eixo para assegurar tracção integral, com um total de 544 cv. A montagem de um motor em cada eixo está assegurada, mas é sempre possível acrescentar mais uma centena de cavalos à potência total. Mais novidades em breve. Até lá, recorde o M5 a gasolina: