Acompanhe o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia
Um incêndio num edifício pertencente ao FSB, os serviços secretos da Rússia, em Rostov-on-Don, fez um morto e deixou duas pessoas feridas. O edifício desta entidade russa, que é a sucessora do KGB, deflagrou na cidade no sul da Rússia, que fica a cerca de 125 quilómetros da fronteira com a Ucrânia.
O incêndio foi avançado pelas agências estatais russas TASS e RIA, que relataram que uma coluna de fumo estava a sair do edifício. As mesmas fontes referiram que testemunhas no local ouviram explosões.
In #Rostov-on-Don, the building of the #FSB department caught fire.
Local residents report hearing "sounds of explosions". pic.twitter.com/PahTxWll3E
— NEXTA (@nexta_tv) March 16, 2023
As autoridades locais disseram mais tarde que o incêndio terá sido provocado por um curto-circuito no armazém do prédio, onde estavam tanques de combustível. De acordo com a Reuters, o incêndio espalhou-se por uma área de 880 metros quadrados.
Os prédios nas proximidades foram evacuados e as autoridades locais abriram uma investigação.
“A Ucrânia não interfere, mas vê com prazer”, disse conselheiro de Zelensky
Mykhailo Podolyak, conselheiro do Presidente ucraniano, usou o Twitter para comentar o incêndio no edifício do FSB, na região de Rostov.
Any FSB building that burns or explodes in RF, particularly in Rostov region, clearly indicates that this is a manifestation of panic, weakening of power control and RF’s transition to a major internal conflict. Ukraine doesn’t interfere, but watches with pleasure…
— Михайло Подоляк (@Podolyak_M) March 16, 2023
“Qualquer edifício do FSB que arda ou rebente na Federação Russa, particularmente na região de Rostov, claramente indica uma manifestação de pânico, enfraquecimento do poder e uma transição da Federação Russa para um grande conflito interno.”
“A Ucrânia não interfere, mas vê com prazer…”, escreveu Podolyak na rede social.