Gelada, à temperatura ambiente, de vários tragos ou de penálti. Há quem prefira bebê-la num copo, há quem prefira fazê-lo diretamente de uma garrafa ou de uma lata. A discussão sobre como a cerveja sabe melhor é tão antiga quanto a própria cerveja.

Um estudo científico tentou esclarecer qual a melhor maneira de consumir a bebida, avaliando o melhor modo de preservar uma cerveja: em lata ou numa garrafa. Para a pesquisa foram avaliados dois tipos de cerveja, Amber Ale (AA) e Indian Pale Ale (IPA), e o modo como evoluíram dentro de uma lata ou uma garrafa ao longo de seis meses.

Tubos com cinco mil anos descobertos em 1897 são, afinal, as palhinhas mais antigas do mundo. Seriam usadas para beber cerveja

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A conclusão? A Amber Ale poderá saber melhor quando é bebida de uma garrafa, enquanto que o sabor de uma Indian Pale Ale não se altera consoante o modo de armazenamento.

Além de água e etanol — o álcool encontrado na bebida –, a cerveja é ainda feita com recurso a leveduras, lúpulo e outros ingredientes. Assim que uma cerveja é armazenada, de acordo com o estudo, ocorrem reações químicas dentro da cerveja que alteram o seu sabor. Para avaliar o sabor, os cientistas testaram a estabilidade química da cerveja em garrafas de vidro ou em latas.

De modo a imitar as condições típicas em que uma cerveja é armazenada, as garrafas e latas foram armazenadas durante um mês numa arca frigorífica, e outros cinco meses à temperatura ambiente. A cada duas semanas, os cientistas analisaram os compostos químicos de uma cerveja de lata e uma cerveja de garrafa do grupo de estudo. Os investigadores concluíram que a concentração de metabólitos na Amber Ale teve uma diferença significativa consoante o seu armazenamento, em lata ou garrafa. Já no caso da Indian Pale Ale, a concentração de metabólitos manteve-se semelhante. Segundo os investigadores, assim que for clara a influência dos metabólitos no sabor da cerveja, o estudo permitirá ajudar a concluir qual dos dois métodos de preservação resulta melhor.

O estudo foi realizado por investigadores da Universidade Estatal do Colorado e publicado a 13 de março na revista ACS Food Science and Technology. Para os cientistas que participaram na investigação, os resultados da investigação são “relevantes” e vão “fornecer informações valiosas”, com “respaldo científico”, para melhor tanto as práticas de embalagem, como as escolhas do material das mesmas.