439kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Guiné-Conacri

Guiné-Conacri

Guiné-Conacri investiga venda ilegal de imóveis

Entre os alvos da investigação estão 40 pessoas por "alegados atos de compra ou venda de propriedade alheia, cumplicidade, falsificação e utilização de documentos falsos".
Guiné-Conacri

Junta cria organismo para substituir parlamento

A junta militar que tomou o poder na Guiné-Conacri em setembro de 2021 nomeou um Conselho Nacional de Transição de 81 membros para substituir o parlamento até à realização de eleições.
Guiné-Bissau

Diallo pede intervenção de PR da Guiné-Bissau

Dallen Diallo lembrou que, quando os militares assumiram o poder na Guiné-Conacri, prometeram um processo de transição inclusivo em colaboração com os partidos, mas lamentou que não exista diálogo.
Colonialismo

Spínola defendeu solução política em Guiné-Conacri

Uma obra de José Matos e Mário Matos e Lemos revela que António de Spínola defendeu uma solução política para a guerra na Guiné devido ao fracasso do golpe de Estado na Guiné-Conacri.
Golpe de Estado

Líder da junta militar nega crise na Guiné-Conacri

O autoproclamado Presidente interino rejeitou a intervenção da Comunidade de Estados da África Ocidental no país, com o argumento de que a Guiné-Conacri "quer resolver os seus problemas internamente."
Guiné-Conacri

CEDEAO suspende Guiné-Conacri de órgãos de decisão

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental "decidiu suspender a Guiné-Conacri de todos os seus órgãos de decisão" e pede a libertação imediata do Presidente Alpha Condé.
Guiné-Conacri

Portugueses na Guiné-Conacri mantêm vida "normal"

A vida na Guiné-Conacri prossegue sem sobressaltos, apesar do golpe de Estado de domingo. Álvaro Viana, residente no país, garante que os portugueses podem circular e trabalhar sem restrições.
Guiné-Conacri

Portugal condena golpe de estado na Guiné-Conacri

"Naturalmente que condenamos. Portugal condena", disse o Ministro da Defesa Português, sublinhando que aguarda pela rápida libertação do presidente Alpha Condé, preso durante o golpe de estado.
Golpe de Estado

O golpe de Estado na Guiné-Conacri em 6 pontos

Dificuldades na economia e o referendo que permitiu a Alpha Condé continuar no poder estarão na base do golpe deste fim de semana. Seis pontos para perceber o que está a acontecer na Guiné-Conacri.
Guiné-Conacri

Exército em prevenção "por tempo indeterminado"

As Forças Armadas guineenses estão em restado de prevenção "por tempo indeterminado", o que significa que "todos os militares, de oficiais generais aos soldados, têm de estar 24 horas nos quartéis."
Guiné-Conacri

Golpistas na Guiné-Conacri convocam ex-ministros

Militares que tomaram o poder na Guiné-Conacri convocaram reunião com antigos ministros. Qualquer falta será considerada um ato de "rebelião".
Guiné-Conacri

MNE sem preocupação adicional com Guiné Conacri

O ministro dos Negócios Estrangeiros assegura que os portugueses da Guiné Conacri estão bem, depois do golpe militar. E entende que, neste momento, não há razão para avançar com um plano de evacuação.
Guiné-Conacri

Portugueses na Guiné-Conacri estão bem

A garantia é dada pelo embaixador português no Senegal depois do alegado golpe de Estado na Guiné-Conacri, onde vivem entre 50 a 60 portugueses, a grande maioria dos quais trabalha para Mota-Engil.
Guiné-Conacri

Taarabt retido em hotel com seleção de Marrocos

Adel Taarabt, médio do Benfica, esteve retido com os companheiros da seleção marroquina num hotel da Guiné-Conacri. Jogo de qualificação para o Mundial foi adiado após tentativa de golpe de estado.
Guiné-Conacri

Conacri. Golpistas anunciam dissolução do governo

Golpistas assumiram o controlo da televisão estatal e anunciaram dissolução do governo. Antes, divulgaram um vídeo onde perguntam a Condé se foi maltratado. ONU pede libertação imediata do Presidente.
Ébola

Costa do Marfim. Primeiro caso de ébola em 25 anos

Jovem viajou por estrada desde a Guiné até à Costa do Marfim. Há um caso suspeito e nove contactos em vigilância. Costa do Marfim já iniciou a vacinação contra o ébola. Guiné estuda caso de marburgo.
Fact Check

Vídeo mostra "grande despertar cubano"?

Os protestos contra o regime cubano estão mesmo a acontecer, mas nem todas as imagens divulgadas dizem respeito ao que se tem estado a passar na ilha.
Nações Unidas

ONU preocupada com direitos humanos em África 

Alta comissária no Conselho de Direitos Humanos abordou a situação a nível mundial e alertou para situações preocupantes no Uganda, Tanzânia, Mali, Maláui, Somália, Guiné-Conacri e Comores.
Ébola

Ébola. Guiné-Conacri lança campanha de vacinação 

A Guiné-Conacri recebeu mais de 11.000 vacinas contra o Ébola, vírus que pode atingir uma taxa de mortalidade de 90%. Será administrada aos doentes de Ébola e seus contactos, num total de 371 pessoas.
Ébola

Guiné-Conacri vai iniciar vacinação contra o Ébola

A campanha de vacinação contra o vírus do Ébola começa na segunda-feira na Guiné-Conacri com 11 mil vacinas inicialmente previstas, anunciou a OMS e as autoridades de saúde locais.
Guiné-Conacri

Conacri. Guterres apela à resolução da crise

O secretário-geral da ONU apelou para uma "solução pacífica" pelo diálogo na crise pós-eleitoral da Guiné-Conacri, pedindo ao Presidente e ao seu adversário para prevenir a violência.
Guiné-Conacri

Guiné Conacri. Opositor vai contestar eleições

O opositor derrotado nas presidenciais da Guiné-Conacri Cellou Dalein Diallo vai contestar judicialmente a vitória do Presidente Alpha Condé nas eleições do passado domingo.
Guiné-Conacri

Alpha Condé vence presidenciais na Guiné-Conacri

O Presidente cessante venceu as eleições presidenciais do passado domingo com 59,4% dos votos, conseguindo assim um controverso terceiro mandato.
Guiné-Conacri

Guterres critica violência na Guiné-Conacri

O secretário-geral das Nações Unidas António lamentou o desfecho das eleições presidenciais na Guiné-Conacri. Pelo menos três pessoas morreram em confrontos.
Guiné-Conacri

Guiné-Conacri. Presidente pede apoio

"Esta eleição não é apenas uma eleição, é como se estivéssemos em guerra", disse o presidente cessante Alpha Condé, em língua mandinga, aos seus apoiantes em Siguiri, o seu reduto eleitoral.
Coronavírus

Guiné-Conacri prendeu todos os chineses no país?

Circula nas redes sociais a informação de que República da Guiné prendeu todos os chineses no país e que manteria a medida até que os seus cidadãos regressassem em segurança da China. É falso.
Guiné-Conacri

Guiné-Conacri. Filho de Sekou Toure condenado

Mohamed Toure, filho do lendário líder guineense que ajudou na independência do país de França, e a mulher, são acusados de escravizar uma rapariga que levaram para os Estado Unidos, durante 16 anos.
Guiné-Conacri

Guiné-Conacri entrega objetos que eram de Amílcar

Uma série de objetos que pertenceram a Amílcar Cabral foram entregues às Forças Armadas da Guiné-Bissau e agora podem ser vistos no Museu Militar em Bissau, situado na fortaleza de Amura.
Guiné-Bissau

Guardas detidos na Guiné-Conacri

Guardas da Guiné-Bissau foram retidos no norte da Guiné-Conacri enquanto realizavam uma operação de fiscalização marítima. Os guardas apreenderam sete pirogas que estavam em águas guineenses.
África

Jovens de seis países africanos reunidos em Bissau

Líderes juvenis de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Senegal, Burkina-Faso, Guiné-Conacri e Marrocos estão reunidos em Bissau. O principal foco está no combate às drogas, ao tabaco e ao álcool.
Guiné-Bissau

Guiné. União Africana quer revisão constitucional

O presidente da União Africana defendeu uma revisão da Constituição da Guiné-Bissau. Alpha Condé é também o presidente da República da Guiné-Conacri.
Zimbabué

Zimbabué. União Africana condena golpe de Estado

O presidente da Guiné-Conacri e presidente em exercício da União Africana condenou o golpe de Estado no Zimbabué. Robert Mugabe está em prisão domiciliária e a mulher terá fugido.
África

Arranca combate à criminalidade no Golfo da Guiné

As operações da rede inter-regional de combate à criminalidade marítima no Golfo da Guiné arrancaram oficialmente esta quinta-feira, num programa de 9,2 milhões de euros que envolve 19 países.
Guiné-Conacri

Guiné Conacri. 21 mortos em colisão

Pelo menos 21 pessoas morreram e 33 ficaram feridas na sequência da colisão de um miniautocarro com um camião perto de Dubréka, no norte da Guiné Conacri, informaram meios locais.
Guiné-Bissau

4 guineenses suspeitos de cúmplices de jihadista

A Polícia Judiciária da Guiné-Bissau deteve dois guineenses suspeitos de cumplicidade na fuga de um 'jihadista' da Mauritânia, e outros dois foram apanhados na Guiné-Conacri.
Eleições

Guineenses escolhem hoje o Presidente

Cerca de cinco milhões de eleitores da Guiné-Conacri são chamados, este domingo, às urnas para escolher o Presidente do país, massacrado por uma epidemia de Ébola.
Alpoim Calvão

Recordação de Alpoim Calvão

Se do militar ainda havia referências, quase nada se sabia sobre um herói de guerra discreto que colecionava arte, era leitor com biblioteca e cozinheiro que inventava receitas
Alpoim Calvão

Como os portugueses (não) souberam da Mar Verde

Uma operação que dava um filme. Uma incursão que acabou a ser discutida nas Nações Unidas. Um resgate de prisioneiros realizado com êxito. A história da Mar Verde confunde-se com a de Alpoim Calvão.
Ébola

O maior problema do ébola é social

Faltam recursos humanos e financeiros para combater o ébola e faltou trabalhar diretamente com as populações para prevenir que o surto ganhasse as proporções que tem atualmente.
Ébola

"É pouco provável que o Ébola chegue a Portugal"

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o vírus do Ébola já infetou 1.201 pessoas e causou 672 mortes.
Guiné-Conacri

Debandada num concerto na Guiné faz 24 mortos

Instalou-se o caos num concerto de praia de uma banda rap, na Guiné-Conacri. Vítimas terão morrido espezinhadas, durante uma debandada - cujas razões são ainda desconhecidas.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.