O encontro decorreu de forma relativamente normal, não teve aquelas quezílias que às vezes se geram num dérbi, terminou com a vitória do Benfica no Pavilhão João Rocha frente ao Sporting. No entanto, e apesar do resultado que permitiu aos encarnados reforçarem a liderança do Campeonato, o encontro ficou marcado pela queixa apresentada nesse dia pelo conjunto da Luz por agressões de Ângelo Girão a Lucas Ordóñez ainda antes do apito inicial, a quase uma hora do arranque da partida. Agora, quase dois meses depois, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Patinagem revelou o castigo ao guarda-redes português, num total de cinco jogos, e explicou também o porquê de uma sanção tão pesada.

Uma série que continua a aumentar: Benfica vence Sporting no João Rocha e reforça liderança do Campeonato

De acordo com o acórdão revelado esta terça-feira, ficaram provados os principais factos que tinham sido apontados na queixa feita pelo Benfica. Ou seja, e quando todos os jogadores estavam em aquecimento na pista, Girão ter-se-á deslocado até à zona do balneário dos encarnados e agredido por duas vezes o avançado argentino com o stick, primeiro no pescoço e depois no antebraço. “Filho da p***, isto não é a Argentina. Dei-te duas, ainda falta uma”, terá dito o internacional português nesse momento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quando foi ouvido durante o processo, Girão recordou acontecimentos que se passaram em San Juan, onde se realizou o último Campeonato do Mundo com a final ganha pela Argentina frente a Portugal, dizendo que elementos da Seleção Nacional foram agredidos pelos sul-americanos e que poderá ainda ser feita uma queixa às entidades competentes a esse propósito. “Admitiu ter chamado bastantes nomes ao visado, bem mais do que os que constavam da participação disciplinar, manifestando arrependimento e a vontade de pedir desculpa”, destacada o acórdão agora conhecido sobre a audição a Ângelo Girão.

Contra 10, era difícil. Contra 10.000, ainda mais. Contra 10.002, foi impossível: Argentina vence Portugal e sagra-se campeã mundial

Na queixa que tinha sido apresentada pelos encarnados, era explicado que Lucas Ordóñez tinha ficado um pouco mais no balneário porque estava a colocar as lentes de contacto antes do início do aquecimento e dizia-se ainda que Girão estaria “visivelmente alterado e à procura de alguém da comitiva do Benfica”. As agressões terão sido à entrada do balneário das águias, sendo que o internacional português foi depois travado por um elemento do Benfica e depois por seguranças privados do Sporting e pela PSP. No processo foram também pedidas e analisadas as imagens do circuito de vídeovigilância, que confirmaram os atos.

“Não nos deixaram fazer mais”: os lamentos da Seleção de hóquei, da arbitragem à organização

Ângelo Girão vai assim falhar os três últimos encontros da fase regular do Campeonato de hóquei em patins, com Sp. Tomar (casa), Murches (fora) e Parede (casa), e ainda a meia-final da Taça de Portugal, frente ao Óquei de Barcelos. Em caso de triunfo diante dos minhotos, o guarda-redes ficará também de fora do jogo decisivo contra Sp. Tomar ou FC Porto; em caso de derrota, a quinta partida será cumprida no início da fase de playoff de apuramento de campeão. Zé Diogo será assim o número 1 dos leões.