A capa de abril da edição das Filipinas da Vogue entra para a história da publicação. A modelo é Apo Whang-Od, uma tatuadora filipina de 106 que assim se torna a pessoa mais velha a aparecer na primeira página da revista.
A modelo do número de abril tem aperfeiçoado a técnica de realizar tatuagens tradicionais kalinga –quem realiza estas tatuagens designa-se mambabatok — desde que era adolescente, explica a CNN. A centenária vive na vila de Buscalan, a cerca de 15 horas de Manila, e é considerada a mais velha tatuadora deste estilo no país.
Apresentada como a mais velha mambabatok da sua geração, Apo Whang-Od tem feito os símbolos da tribo kalinga — que significam força, bravura e beleza — em centenas de pessoas que viajaram até Buscalan”, afirmou a Vogue Filipinas num comunicado na rede social instagram.
Este modo de fazer tatuagens pode apenas ser transmitido entre familiares, e, depois de ter aprendido com o seu pai, Apo Whang-Od tem ensinado as sobrinhas-netas Elyang Wigan e Grace Palicas nos últimos anos.
Sou a única ainda viva que continua a fazer tatuagens”, contou a centenária em 2017 à CNN. “A tradição continuará enquanto as pessoas vierem para ter tatuagens.”
A escolha da mulher de 106 anos, segundo o editor executivo da Vogue Filipinas, teve como objetivo representar os ideais e a beleza da cultura das Filipinas. Antes de Apo Whang-Od, a pessoa mais velha a aparecer numa capa da Vogue foi Judi Dench. A atriz apareceu na primeira página da Vogue britânica em 2020, então com 85 anos.