Um pastor protestante em Estrasburgo recebeu ameaças de morte depois de um espetáculo que envolveu danças do varão ter sido realizado na sua igreja.
A polícia foi alertada sobre duas cartas anónimas enviadas a Daniel Boessenbacher, pastor da igreja protestante de Saint-Guillaume. “Não há dúvida, isto é por causa de um espetáculo que envolveu o Stabat Mater e dança de varão“, afirmou o pastor.
Na semana passada, segundo a AFP, uma associação de de artes performativas e música barroca intitulada “Paixões Entrelaçadas” (em francês, no original, “Passions Croisées”) alugou a igreja para a realização de dois espetáculos. Estes contariam com Giovanni Battista Pergolesi a cantar a prece Stabat Mater, acompanhado de várias danças, incluindo dança no varão. Os mil bilhetes vendidos para a atuação esgotaram rapidamente.
O jornal Dernières Nouvelles d’Alsace escreveu que o espetáculo de dança no varão realizado pelo ginasta Vincent Grobelny tinha sido “cheio de qualidade, atlético, gracioso, impertinente e, diriam alguns, sexy“.
Uma das cartas recebidas por Daniel Boessenbacher afirmava que “os membros da paróquia deviam ser decapitados“, ao mesmo tempo que dizia: “Isto não é uma igreja, é um cabaré“. Já a outra carta recebida dizia que a cabeça do pastor “precisa de ser cortada porque entregou as chaves de uma igreja sagradas a uma serpente dançarina”. O pastor encontrou ainda panfletos do programa da igreja com as expressões “vais morrer” e “vais para o inferno” escritas.
Estamos habituados a receber diversas reações, mas não a receber ameaças de morte”, disse Daniel Boessenbacher.
Duas outras atuações de ópera e dança no varão estão agendadas na igreja protestante de Saint-Guillaume para os dias 31 de maio e 1 de junho.